Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Kde
Por mordecai
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Firebird 2.1 com FlameRobin no Ubuntu 9.10
Linux user
Publicado por Pedro Araújo em 25/02/2010

Login: PedroAraujo, 365402 pontos | Blog: http://www.pedro-araujo.com/
[ Hits: 7898 ]

Firebird 2.1 com FlameRobin no Ubuntu 9.10

O primeiro passo é a instalação do Firebird. Você pode fazer isso pelo gerenciador de pacotes Synaptic - nele, pesquise por "firebird", selecione a versão desejada (no meu caso escolhi firebird2.1-classic) e marque para instalação (ao aplicar, as dependências como a libfbclient2 também já serão instaladas).

Depois disso o processo de configuração é bem simples. Abra um terminal e digite:

$ sudo dpkg-reconfigure firebird2.1-classic

Informe sua senha, selecione Sim e dê enter na primeira tela que aparece pro servidor Firebird iniciar sempre automaticamente. Depois ele dá um aviso sobre o usuário SYSDBA e mostra uma tela pra definir a senha, mas que você pode deixar em branco e dar enter pra manter a senha padrão "masterkey".

Agora que o Firebird já está rodando a gente precisa de um gerenciador gráfico pra criar de maneira fácil novas databses, tabelas, executar querys e etc. Isso é simples, basta acessar a nova central de programas do Ubuntu no menu Aplicativos, clicar em Desenvolvimento, pesquisar por "FlameRobin", dar clique duplo nele quando ele aparecer na lista e clicar em Instalar.

Depois do FlameRobin instalado podemos criar nosso primeiro banco de dados através dele, mas antes precisamos dar permissão total na pasta onde os arquivos do banco serão armazenados - acesse o terminal e digite algo como:

$ sudo chmod 777 /home/usuario/BasesDeDados

de acordo com a localização das suas pastas.

Agora entre no FlameRobin (vai ter um atalho criado em Aplicativos - Desenvolvimento). Ao abrir, ele mostra o seu servidor local. Agora é só clicar nele com o botão inverso do mouse e pelo menu popup selecionar "Create new database".

Todas as ações de criação de bancos, registro de bancos já existentes, criação de tabelas, execução de querys etc são bem intuitivas, é só explorar, tudo bem semelhante, por exemplo, ao IBExpert, do Windows. Algumas coisas ainda não podem ser feitas visualmente nele, tem que ser por SQL mesmo (ele já trás templates pra ajudar), mas isso não é problema.

Bem, depois do IBExpert, que só tem pra Windows, este é o melhor aplicativo do ramo que eu encontrei - o FlameRobin tem versões pra Linux, Windows e Mac OS X.

Pra ir mais além, você pode experimentar a nova versão do Lazarus 0.9.26.2-2 beta disponível para download ou atualização na Central de programas do Ubuntu e experimentar algumas aplicações em FreePascal com Firebird - esta nova versão já vem com a implementação das novas bibliotecas gráficas para a nova versão do GNOME usada no Ubuntu 9.10, o que torna os programas mais bonitos visualmente. O Lazarus também tem versão pra Windows e Mac OS X, assim como o Firebird e o FlameRobin.

Original em: http://www.pedro-araujo.com/


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada SELECT para paginação no MySQL
   Dica Linux recomendada Livro Universidade Hacker
   Dica Linux recomendada Visualizar todas tabelas do banco de dados no Oracle e no Mysql
   Dica Linux recomendada Firebird: Como parar e iniciar no Slackware Linux
   Dica Linux recomendada Instalação do Firebird 2.1.3

Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.