Exibir notificações quando um comando é concluído (Ubuntu 18.04.1)

Publicado por Alex SA em 14/12/2018

[ Hits: 3.643 ]

 


Exibir notificações quando um comando é concluído (Ubuntu 18.04.1)



Após atualizar do Ubuntu 14.04.4 para o Ubuntu 18.04.1 com o GNOME, notei que uma das minhas ferramentas favoritas não funcionava mais: o pacote undistract-me; está nos repositórios e é uma extensão para o Bash, que exibe notificações quando um comando termina (apontando também se o comando foi concluído ou falhou e o tempo de duração do comando). É muito útil quando se realiza multitarefas e se usa várias janelas diferentes do terminal; está presente no terminal por padrão do Elementary OS, por exemplo.

Com a inoperância do pacote "undistract-me", encontrei uma ferramenta - um tanto quanto desconhecida - que funciona corretamente no Ubuntu 18.04.1 com o gnome-terminal, e é super simples de se utilizar, além de ser a única que funcionou adequadamente em todos meus testes. Trata-se do ntfy, open source, baseado em Python e também customizável.

Link da página oficial: https://ntfy.readthedocs.io/en/latest/

A seguir um exemplo de seu funcionamento:
Linux: Exibir notificações quando um comando é concluido (Ubuntu 18.04.1)
Para instalar essa ferramenta é necessário a instalação do pacote "python-pip", que é o sistema de gerenciamento de pacotes do Python. No caso do Ubuntu, utilize o comando:

sudo apt install python-pip

Em seguida utilize:

sudo pip install ntfy

para instalar o pacote ntfy. Está pronto para ser utilizado, basta digitar "ntfy" antes de cada comando do qual deseja ser notificado.

Após a instalação, realizei algumas customizações:

1) Tornar as notificações padrões para qualquer comando, sem a necessidade de adicionar o comando ntfy antes de todos os comandos dos quais deseja ser notificado.

Para isso, abra o arquivo .bashrc com seu editor de texto preferido e adicione a seguinte linha (arquivo localizado na pasta HOME, é um arquivo oculto. No Nautilus/Arquivos do GNOME, pressione Ctrl + h para mostrar pastas e arquivos ocultos):

eval "$(ntfy shell-integration)"

2) Mudar o tempo que um comando deve levar para receber a notificação:

No caso, o padrão da ferramenta é 10 segundos, preferi trocar para 1 segundo, assim sou notificado na conclusão de todo e qualquer comando (se você prefere o tempo padrão de 10 segundos, não é necessário fazer nada).

As configurações estão contidas no diretório /home/USUARIO/.local/share/ntfy (troque USUARIO pelo seu usuário), no arquivo auto-ntfy-done.sh.

Para isso tirei o # (símbolo para comentários na linguagem Python) da 5ª linha:

#AUTO_NTFY_DONE_LONGER_THAN=-L10

troquei o número "10" por "1", ficando assim:

AUTO_NTFY_DONE_LONGER_THAN=-L1

Pronto! Lembrando que as configurações que eu fiz são totalmente pessoais e não são obrigatórias pra essa dica; principalmente se você as considerou difíceis de serem realizadas. Porém, lembre-se de que caso não realize a customização número 1 , será necessário digitar "ntfy " (sem aspas) antes de qualquer comando que deseje ser notificado.

Outras dicas deste autor

Configurando o MATE em Telas de Alta Definição (Fractional Scalling)

Leitura recomendada

Instalando pacotes com dependências (rpm)

Atalhos do Gnome 3 (gnome-shell)

Comandos para localização de arquivos

yum-plugin-downloadonly - Baixando pacote sem instalar via YUM

Instalação do tema Numix Circle em sistemas GNU/Linux

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts