Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Configurar rede no Slackware
Linux user
Publicado por Thiago Novato Marques em 09/10/2006

Login: thiagonovato, 109421 pontos
[ Hits: 28948 ]

Configurar rede no Slackware

Olha, não tem nem uma semana direito que estou mexendo com Linux e de cara já baixei um tutorial de 70 páginas só para instalar o Slackware 10.2. Por sorte, tudo deu certo na primeira vez, mas na segunda o trem começou a dar "pau" pro lado do vento... mas no final das contas ocorreu tudo bem.

Senti inúmeras dificuldades ao fazer algumas configurações. Para alguns são banais, mas é de grande importância para mim ou para quem está começando a usar Linux agora e não sabe praticamente nada ainda. Entre as configurações feitas, uma delas foi a determinação manual de IP numa rede. Portanto, abaixo vou colocar uma dica muito simples, cujo mesma procurei bastante na internet e não consegui achar nenhuma parecida.

Essa dica é voltada para determinar um Name Server, IP, Gateway,

1 - Abra o Konsole;

2 - digite "su" (para logar como superusuário);

3 - digite a senha do root;

4 - digite "netconfig";

5 - Agora a tela vai mudar de cor e você terá que preencher o nome da máquina (pode ser qualquer nome);

6 - Entre com o nome de domínio da máquina (coloque o nome do grupo de trabalho ou domínio logado;

7 - Aqui você tem a opção de colocar DHCP (programa responsável para atribuir endereço IP numa rede) ou static IP (aqui você configura seu IP manualmente);

8 - Se você colocou manualmente, está pronto já. Caso você coloque <static IP>, ele vai pedir para preencher um endereço IP qualquer, depois a máscara de rede, logo após o gateway, depois selecione <yes> e depois <ok> e por final <Accept>.

9 - Após a alteração da configuração, você deve reiniciar a interface da placa de rede com o seguinte comando:

# ifconfig eth0 down
(altere eth0 para a sua interface de rede)

# cd /etc/rc.d/ ; ./rc.inet1

Pronto. interface de rede configurada e rodando novamente com as novas configurações.

10 - Após preenchido os dados, está pronta a configuração. Para ver se deu certo, no próprio konsole, tente pingar (ping ENDEREÇO_IP) um IP qualquer na rede e veja se tem resposta.

É simples, porém super útil.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Abraços!


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Ambiente X reinicializa sozinho após instalar driver nvidia - SOLUÇÃO
   Dica Linux recomendada Floppies no Debian Sarge
   Dica Linux recomendada Post-install do Slackware 9.0
   Dica Linux recomendada Recuperando o GRUB depois de uma instalação do Windows
   Dica Linux recomendada Resolvendo problemas na instalação do VMWare no Fedora 15

Comentários
[1] Comentário enviado por ba em 10/10/2006 - 11:39h:

Ops boa dica!!! Mais so pra completar tbm existe um outro jeito editando o arquivo /etc/rc.d/rc.inet1.conf e fazer as conf. ex.:

# Config information for eth0:
IPADDR[0]="10.10.1.2" (SEU IP)
NETMASK[0]="255.255.255.0" (MASK NET)
USE_DHCP[0]=""
DHCP_HOSTNAME[0]=""

e assim com a eth1, eth2 e por ae vai... logo abaixo o seu endereço de gateway

# Default gateway IP address:
GATEWAY="10.10.1.254" (SEU GATEWAY)

Falow um abraço!!!

.:: bA q:-)

[2] Comentário enviado por thiagonovato em 11/10/2006 - 08:08h:

ba, é isso mesmo. Este modo que você falou eu nunca tinha arriscado, mas eu tentei e realmente deu certo da mesma forma.

Obrigado pela contribuição!

Abraços!

[3] Comentário enviado por x em 11/10/2006 - 09:09h:

legal ótima dica cara !!!!!


[4] Comentário enviado por tyranossauro em 30/01/2007 - 11:42h:

blz me ajudou muito. valew ;)

[5] Comentário enviado por leandro.cpmg em 17/03/2008 - 17:54h:

aqui no meu não funcionou !! Se alguem puder me dar uma ajudinha me passa um e-mail

[6] Comentário enviado por robsonwinfo em 27/03/2009 - 08:47h:

Caros amigos, estou com um probleminha no meu slackware 12.2. Instalei ele e fiz minha configurações normalmente. Até aí tudo bem. Estava usando o KDE e como sou mais acostumado com o GNOME, baixei e fiz a instalação do mesmo. Depois disso, não consigo entrar em algumas ferramentas, tipo "/Sistema/Administração/Rede". Aparece uma tela dizendo: "Não foi possível carregar a configuração... Você não tem permissão para acessar a configuração do sistema." - E para adiantar, só logo com o usuário ROOT e não tem nenhum outro usuário cadastrado. Dei o comando "ifconfig" e minha placa de rede esta configurada normalmente. Mas não consigo conectar em algum outro computador de minha rede, ou acessar a internet. Espero ajuda de algum bom companheiro. Tenham um bom dia.

[7] Comentário enviado por ramomnf em 06/09/2009 - 13:10h:

hum...

/etc/rc.d/rc.inet1.conf


da uma mensagem dizendo que não tenho permissão... porém estou utilizando o usuário root.
Algumas outras ações também n estão sendo possiveis pelo mesmo motivo.

Alguem sabe pq ?

[8] Comentário enviado por david58grx em 28/04/2011 - 19:44h:

Caros amigos instalei 0 slack 13.1 e a sua configuração de rede serviu muito bem obrigado e continue ajudando, obrigado.....



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.