Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Compactadores e descompactadores TAR e GZIP no Linux
Linux user
Publicado por Everton Godoi em 23/02/2007

Login: evertongodoi, 401479 pontos | Blog: http://twitter.com/evertongodoi
[ Hits: 21103 ]

Compactadores e descompactadores TAR e GZIP no Linux

Por padrão o comando TAR não compacta e sim só guarda uma estrutura com arquivos ou somente vários arquivos dentro de um único arquivo. Então não adianta passar somente o TAR num arquivo pensando que ele vai reduzir de tamanho. Para isso acontecer o comando TAR tem que vir junto com a opção Z, que é responsável por compactar o conteúdo... bom, vamos lá!

Tenho um diretório /home/evertongodoi com um monte de subdiretório e um monte de arquivos dentro desse meu home (evertongodoi) e queria gerar um arquivo para transportar para outra máquina. De qualquer lugar posso soltar o comando:

$ tar -cvf evertongodoi.tar /home/evertongodoi/*

Pronto, assim ele vai me gerar um arquivo chamado evertongodoi.tar com tudo que tem dentro do /home/evertongodoi, porém quando voltar o backup ele não vai ter a estrutura (/home/evertongodoi/algumacoisa) e sim vai começar no (algumacoisa) perdendo o raiz /home/evertongodoi.

Pra eu gerar um arquivo TAR - só que COMPACTADO - tenho que colocar a opção z no meio do comando assim:

$ tar -czvf evertongodoi.tgz /home/evertongodoi/*

Ou ainda gerar um arquivo ZIPADO do arquivo tar, assim:

$ gzip evertongodoi.tar evertonZipado.gz

Fácil...

Para respeitar a estrutura do diretório /home/evertongodoi é só colocar no comando um . assim:

$ tar -cvf evertongodoi.tar ./home/evertongodoi/*

e só... ele vai gerar o TAR contendo a estrutura /home/evertongodoi/algumacoisa...

aí... já criamos o arquivo TAR, agora se por acaso eu quiser ver o que tem dentro do arquivo eu faço assim:

$ tar -tvf evertongodoi.tar

E pra desmontar o tar a gente faz assim:

$ tar -xvf evertongodoi.tar

Só devemos ter cuidado para não desmontar o arquivo em qualquer lugar ,senão ele pode sobrepor alguma coisa.

E para desmontar um tar que está compactado com a opção Z é muito difícil:

$ tar -xzvf evertongodoi.tgz

Pronto...

Vejam só, tem umas opções muito legais como a -l (algum.txt), onde a gente coloca uma lista simples de arquivos que QUEREMOS fazer o TAR, ou ainda a opção -X (algum.txt) onde a gente coloca uma lista simples de arquivos que NÃO queremos que vai para o tar...

Tranqüilo, agora já dá pra fazer os scripts para backup gerando os arquivos que deseja serem copiados no tar para ficar somente um arquivo e fazer um FTP para outro server ou gravar em DAT, DVD ou CD.

É isso valeu aí galera, este artigo foi elaborado por mim e pelo meu grande amigo Pedro Malanga para ajudar a comunidade Viva o Linux e estamos aí para esclarecer qualquer dúvida sobre ele.

Everton Godoi
MSN: evertongodoi@hotmail.com


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Listnux - Lista de programas no estilo wiki
   Dica Linux recomendada Câmera digital no Gentoo Linux
   Dica Linux recomendada Instalando o Gnome Do 0.8 no Fedora 10
   Dica Linux recomendada Suporte completo a multimídia no openSuSE 11 Linux
   Dica Linux recomendada Woody, Sarge e Sid - um breve introdução às versões do Debian

Comentários
[1] Comentário enviado por microguru em 25/02/2007 - 21:18h:

Valeu cara, eu estava mais perdido que cego em tiroteio e agora já entendi como funcionam os Tar.


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.