Para realizar a atualização sem maiores complicações, usaremos um script
Python chamado
Ubuntuzilla. O Ubuntuzilla serve não só para atualizar o
Firefox para a versão 3.6, como também para qualquer nova versão que por ventura venha a sair, pois ele sempre irá instalar a versão mais nova disponível.
Além de atualizar o Firefox, esse script também serve para atualizar outros softwares da Fundação Mozilla (
Thunderbird,
Seamonkey...), porém essa dica só irá abranger a atualização do Mozilla Firefox. Então vamos lá!
1° passo: Faça download do pacote .DEB responsável pela instalação do Ubuntuzilla em:
e em seguida instale o pacote com um duplo-clique. Você precisará estar com a internet ativa durante a instalação, pois o instalador irá baixar automaticamente alguns arquivos.
2° passo: Nesse passo estaremos executando o script para que o mesmo baixe e instale a versão mais recente do Firefox. Para isso, abra o terminal e digite o seguinte comando:
# ubuntuzilla.py -a install -p firefox
3° passo: Durante o processo de instalação serão feitas algumas perguntas. Responda Y e logo em seguida será apresentada a você uma tabela com o código de cada idioma. Caso deseje deixar o Firefox em Português, digite o código referente a opção pt-BR (54 se não me engano!).
Importante: Antes de iniciar o 2° passo, feche o Firefox!