Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: KDE-Verde
Por nusk
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Como acelerar o YUM
Linux user
Publicado por Jyulliano Rocha em 06/10/2008

Login: jyulliano, 38770 pontos
[ Hits: 3578 ]

Como acelerar o YUM

Antes eu achava o YUM muito lento, pois como eu não tinha o plugin fastestmirror para acelerar a conexão do YUM com os servidores, perdia muito tempo apenas para verificar as atualizações. Além disso a conexão ficava lenta para baixar pacotes, sendo que muitas vezes a conexão ficava parada por falta de velocidade.

Depois disso acabei descobrindo um ótimo plugin para facilitar o gerenciamento de pacotes no Fedora Linux, o yum-presto, mas o que ele faz? Ele simplesmente ativa o DeltaRPM, que é uma ferramenta que usa as versões anteriores dos pacotes instalados para fazer um pacote novo com as atualizações que o programa sofreu, evitando assim ter que baixar o pacote inteiro novamente.

Para descobrir os plugins que o YUM possui basta executar o comando:

# yum search yum

E ele listará os plugins existentes para o YUM.

Para instalar o yum-presto, o yum-fastestmirror e o yum-utils, basta executar o comando:

# yum install -y yum-utils yum-presto yum-fastestmirror

E pronto! Agora depois que você usar o YUM novamente a diferença de velocidade será muito grande.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Eventos de sons do Pidgin no Slackware
   Dica Linux recomendada Saída de comando "route" organizada
   Dica Linux recomendada Dica para otimizar Ubuntu padrão com Gnome em low-cost notebooks/UMPCs
   Dica Linux recomendada Fazendo backup de arquivos .conf
   Dica Linux recomendada Wireless - Ubuntu 11.04 no LG-A419 ( RT3090 )

Comentários
[1] Comentário enviado por bencid em 19/06/2009 - 18:15h:

Valews pela dica e funciona...

[2] Comentário enviado por leandrw em 26/11/2011 - 23:49h:

Obrigado pela dica! Estou fazendo testes aqui em casa. Estou querendo migrar fora do Ubuntu, estou estranhando o caminho que o Ubuntu está seguindo, e a primeira palavra que veio na minha cabeça foi Fedora. Estou gostando bastante das novidades que vêm junto com essa distro e a excelente estabilidade também, ao contrário do que muitos dizem. Porém não pude deixar de reparar na lentidão que enfrentei ao instalar o Firefox, e as atualizações que, apesar de leves, levavam um século, mesmo em uma conexçao banda larga. A instalação dos plugins está terminando agora, vou testar tudo. Obrigado.


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.