Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Marrom cocô, mas é bonito
Por malacker
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Atualizando o Pubuntu para versão 9.04
Linux user
Publicado por Cicero Juliao da Silva Junior em 31/01/2010

Login: juliaojunior, 2230092 pontos
[ Hits: 2427 ]

Atualizando o Pubuntu para versão 9.04

Usar o Ubuntu dentro do Windows favorece muitos usuários. Para entender como fazer isso, você pode ler a dica: Pubuntu - o Ubuntu rodando dentro do Windows

Após a instalação do Pubuntu, um ponto a melhorar é o tamanho do disco virtual que ele "enxerga". São apenas 2Gb, certamente muito pouco. Mas podemos aumentar o tamanho do disco com um procedimento muito simples. Você pode ver como lendo esta outra dica: Alterando o tamanho do disco para Pubuntu

Há um último (?) ponto a melhorar: a versão usada no Pubuntu. A imagem disponível usa como base o Ubuntu 8.04. Esta é uma versão do Ubuntu bem estável, tanto pelo tempo como por ser uma versão LTS, com suporte até hoje. Mas muitos de seus programas já estão bem desatualizados, e isso pode atrapalhar alguns usuários.

Então vejamos como atualizar o sistema para usar o Ubuntu 9.04. O procedimento é simples, e usaremos o método mais mecânico possível para beneficiar aqueles usuários sem tanta experiência em Linux. O mesmo procedimento pode ser usado para atualizar até a versão 9.10 do Ubuntu, mas nesse caso o sistema fica inoperável. Isso acontece por que esta última versão do Ubuntu usa alguns programas e configurações que entram em conflito com o kernel usado pelo Pubuntu.

Falando em kernel, é bom lembrar que o sistema e os aplicativos serão atualizados, mas continuaremos com o mesmo kernel. Não é possível, no momento, melhorar esse ponto, já que o Pubuntu usa o CoLinux como "base" para construção do sistema, e o kernel disponível no CoLinux ainda é bem desatualizado. O procedimento é bem simples.

O primeiro passo é aumentar o tamanho do disco virtual, senão teremos problemas com falta de espaço. Poderá fazer isso seguindo a segunda dica citada logo acima.

Agora clique no menu "System" da barra de tarefa e vá em "Administration --> Software Sources". Na janela que surge, escolha a aba "Updates" e mude, lá no final da janela, o item "Show new distribution releases" para "Normal Releases". Assim, o sistema verá outras versões do Ubuntu além das LTS. Feche a janela.

Próximo passo: novamente vá ao menu "System" e siga o item "Administration --> Update Manager". Observe que nesta janela surge um botão logo acima, e oferece uma versão mais nova do Ubuntu para atualização. Quase certamente, a versão oferecida será a 8.10. Clique no botão e siga as instruções. Daí por diante é tudo auto-explicativo, e no fim do processo você terá seu Pubuntu usando a versão 8.10 do Ubuntu.

Se desejar, você pode repetir o processo e atualizar para a versão 9.04. Mas lembre-se de para por aí, pois na versão 9.10 o Pubuntu não funciona.

Até o próxima dica.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Arquivos rmvb no Ubuntu Linux 8.04
   Dica Linux recomendada Tema Tango
   Dica Linux recomendada Monitorando o uso de processador de servidores (locais e remotos) com o Nagios + NRPE
   Dica Linux recomendada Resolvendo problema com teclado ABNT2 no Debian Sarge
   Dica Linux recomendada Acelerando o apt-get ou similares

Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.