Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Debian 6 Squeeze
Por walescko
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Adicionando exceções ao proxy Mikrotik V3.XX
Linux user
Publicado por André A. Ferreira em 09/07/2008

Login: Andre_A_Ferreira, 458982 pontos
[ Hits: 8778 ]

Adicionando exceções ao proxy Mikrotik V3.XX

Como fazer um cliente de um servidor Mikrotik passar fora do proxy? Existem várias formas e a mais utilizada é criar uma segunda range de IPs para isto, mas neste artigo você vai aprender a fazer dentro da mesma range de IPs, e pra facilitar a vida, criando uma lista de IPs bem fácil de adicionar às exceções.

Vamos ao cenário:

Você tem um proxy mikrotik (que pode ser Linux em paralelo como em: Proxy em paralelo com o mikrotik ou simples proxy somente no mikrotik) e a classe de rede interna dos clientes, vamos considerar que seja 192.168.0.1/24.

Então em IP > FIREWALL > NAT temos a regra que faz o direcionamento da porta 80 para 3128, que é onde funciona atualmente o seu proxy, esta regra deve estar assim:

;;; REGRA QUE HABILITA E DESABILITA PROXY
     chain=dstnat action=redirect to-ports=3128 src-address=192.168.0.0/24
     dst-address=!IP_VALIDO_MK in-interface=REDE_INTERNA
     dst-port=80 protocol=tcp

Para facilitar, observe as figuras 01 e 02:





Esta regra força todo tráfego da porta 80 a passar na porta 3128, onde seu proxy já esta devidamente configurado e funcionando, então vamos alterá-la para ficar assim:

;;; REGRA QUE HABILITA E DESABILITA PROXY
     chain=dstnat action=redirect to-ports=3128 src-address=192.168.0.0/24
     dst-address=!IP_VALIDO_MK src-address-list=!semproxy in-interface=REDE_INTERNA
    dst-port=80 protocol=tcp

Para ficar mais fácil de fazer, vou mostrar exatamente como deve ser a regra digitada no NEW TERMINAL, claro que você só terá que alterar os campos src-address=192.168.0.0/24 para a real situação da sua classe de IPs nos clientes e também o campo dst-address=!IP_VALIDO_MK para ip válido do seu mikrotik, como em dst-address=!200.200.200.200.

Vamos à regra:

Digite no NEW TERMINAL:

# ip firewall add action=redirect chain=dstnat comment=\
    "REGRA QUE HABILITA E DESABILITA PROXY" disabled=no dst-address=\
    !IP_VALIDO_MK dst-port=80 in-interface=REDE protocol=tcp src-address=\
    192.168.0.0/24 src-address-list=!semproxy to-ports=3128


Veja que dessa forma criamos uma regra normal somente com um adicional (src-address-list=!semproxy), que diz ao roteador que esta regra será aplicada a este range de IPs, exceto a lista de ips chamada "semproxy".

Veja a diferença na figura 03:



Vamos à criação da lista:

Acesse o menu dentro do winbox IP > FIREWALL > ADDRESS LISTS

Clique em + e adicione no campo NAME a palavra: "semproxy" sem aspas e no campo ip adicione o ip que deseja que passe por fora do proxy, exemplo: 192.168.0.15.

Você pode ainda adicionar um comentário a este ip usando o botão COMMENT para identificar o "dono" do ip, como por exemplo: IP da contabilidade da empresa, ou somente fulano ou ciclano.

Observe a figura 04:



Pronto, agora quando você precisar adicionar alguma exceção é só adicionar em ADDRESS LISTS quantas exceções você precisar.

Bom pessoal, é isso, espero que gostem, apliquem, alterem para necessidade de vocês, aplicando assim a finalidade deste artigo, copiem a vontade, não se esqueçam de mencionar autoria e fontes.

Abraços.
André A. Ferreira.
Datanet Soluções.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Efeitos do desktop 3D no Ubuntu 7.04
   Dica Linux recomendada Configurando o Ubuntu 10.04 para rodar os principais codecs, plugins e Java
   Dica Linux recomendada Adicionar Google Friend Connect no Google Sites
   Dica Linux recomendada Linux mais do que um sistema, uma cultura
   Dica Linux recomendada Links de estilos para Fluxbox

Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.