1. Entenda o Linux
[1] Comentário enviado por
removido em 30/06/2006 - 16:24h:
é
[2] Comentário enviado por
agnelpovoa em 30/06/2006 - 17:22h:
Show d bola!!!!
Pena que esse saite seja visto apenas por USERs LINUX, mas tah valendo...
Será que posso usar esse texto seu para criar um folder para distribuir no Ógão que eu trabalho??
Abraços,
Agnel Póvoa
Palmas - TO.
[3] Comentário enviado por
hccelo em 30/06/2006 - 18:21h:
adoro imprimir esses artigos e colar no mural da minha faculdade, que por sinal é micro$oftniana.
falou, valeu!
[4] Comentário enviado por
in54no em 30/06/2006 - 18:39h:
"enquanto a cada nova versão do Windows surge um novo requerimento de hardware"
isto que me deixa mais revoltado, olha o rumo que a M$ da dando para computacao em geral, para o novo ruindows que vai sair, a pessoa precisa de um PC com 1GB de ram!!!! o que é isso???????? isso é um absurdo, dá ate revolta, eu tenho 256 MB de RAM, rodo tudo aqui, numa boa, KDE, etc..
e nao vem me dizer que é porcausa de interface, olhem o Enlightenment como é leve e bonito demais. e olha que nao eh memoria DDR a minha é DIMM. isso que eu nao entendo... eh fogo...
Pequeno, mas otimo artigo!
Fiquem com Deus!
[5] Comentário enviado por
andrack em 30/06/2006 - 22:53h:
"enquanto a cada nova versão do Windows surge um novo requerimento de hardware"
Será que isso é realmente ruim? Na minha sincera opinião, isso é um mal
necessário. Com a indústria de hardware evoluindo, podemos ter computadores melhores com um um preço bem menor...
Abraços...
[6] Comentário enviado por
alebelucio em 01/07/2006 - 00:39h:
O Linux devagarinho vai encontrando espaco, porém ainda falta a facilidade de administraçao do windows e também de software comerciais de peso, como os da Adobe, da Autodesk e outros tantos só disponíveis para o SO da Microsoft.
Meu pai nao quer saber qual pacote de biblioteca ele tem que instalar pra o aplicativo XYZ funcionar, o que ele quer é satisfazer uma necessidade dele usando o software e pronto, e se esse software vai ser intuitivo e auto explicativo ele nao quer aprender sobre o SO pra fazer isso, neste quesito o nosso Linux deixa muito a desejar pro windows. Melhorou muito com o Ubuntu, mas nao é o suficiente, nao pra usuários comuns.
Minha namorada precisa utilizar o Autocad pois ela é engenheira e este é o melhor e mais produtivo programa disponível no mercado, infelizmente a Autodesk nao disponibiliza uma versao linux dele, eu utilizo frequentemente o Fireworks e o Dreamweaver, novamente nada nativo pro Linux.
Desculpem amigos mas enquanto a funcionalidade e simplicidade nao for uma preocupaçao principal no foco dos desenvolvedores Linux e enquanto as softwarehouse de peso continuarem a olhar com desdêm. A grande maioria de usuários continuarao a usar windows e a rebootar seu computador quando alguma tela azul, preta ou seja lá que cor for aparecer.
[7] Comentário enviado por
razgriz em 01/07/2006 - 01:39h:
simplicidade....as vezes eu fico pensando nisso... as pessoas estão ficando burras ou simplesmente vendendo os 10% do cerebro que utilizam?
vamos la: OQUE É SIMPLICIDADE?
Simplicidade é poder executar todas as tarefas propostas por nós mesmos aos nossos corpos de maneira eficiente e rápida.
Não se ENGANEM DE NOVO, SOFTWARE LIVRE NÃO É ALTERNATIVA, É UMA SOLUÇÃO! ASSIM COMO O MODELO PROPRIETÁRIO!
vamos ver, o seu exemplo, você usa porque quer não querendo procurar solução superior a que você utiliza e ou equivalente, então emule! a performance ainda sim fica superior ao da que rodaria sobre a versão paga. Isto vale para os cads e para os mais diversos fins.
Agora, dependendo da distribuição o seu pai nem precisaria mesmo saber, bastanco clicar em "instalar programa' como é no suse com o yast....
Finalizando : Sobre o artigo eu diria que ele distorce um pouco as coisas...gente.... linx não é RELIGIÃO. Se o otário la quiser continuar sendo escravo PROBLEMA DELE. SIM digo que somos superiores por que USAMOS os malditos 10% do cerebro para alguma coisa. Ou acredito eu que pelo menos a maioria aqui usa, vamos nos preocupar com nós mesmos, tem muita coisa importante pra perder tempo com pregação agora.
[8] Comentário enviado por
tuk_flamma em 01/07/2006 - 11:03h:
parabens cara,muito boa sua ideia...pena q esse site nao eh visitado por windows users...
[9] Comentário enviado por
fischborn em 01/07/2006 - 11:05h:
"perder tempo com pregação agora", na verdade eu concordo em parte com essa afirmação, porém foi a outra parte que me fez escrevê-lo...
escrevi para aquelas pessoas que dizem "olha aqui essa merda de computador, cheio de virus, cada dois clique aparece uma mensagem de erro!", mas dizem isso sem saber que existe uma outra opção, ou "que se pode escolher, não é obrigado usar win", pois quando eu pergunto se saber o que é linux a maioria nunca ouviu falar...
isso eu acho que é justo se quiser usar o win, fique a vontade, afinal escolher tambem é liberdade, o que não é bom é usar umas coisa achando ruim sem saber que se tem outra opção...
Tao ta!! Vlw pelos comentarios!!
[10] Comentário enviado por
karamba em 01/07/2006 - 11:56h:
Tem q ser divulgado mesmo q o Linux é muito bom, se ninguém tivesse me falado isso há alguns anos atrás como eu estaria desfrutando dessa maravilha?!
Parabéns pelo artigo.
[11] Comentário enviado por
lukasinf em 02/07/2006 - 00:48h:
baah....
ambos os q flaram ai... tm algo "certo"
mas qm sou eu pra dizer o q eh certo ou errado
"enquanto a cada nova versão do Windows surge um novo requerimento de hardware" - Isto, eh completamente verdade.
A M$ fabrik seus caros softwares, vende a R$ 458 (win Xp SP2) pq a empresa sabe q c vendesse a R$ 50,00 as pessoas continuariam a usar pirata, entaum vende a + d 400 reais, para ganhar alguma coisa com as empresas q compram....
isso nunk vai mudar.
o "trabalho" dos usuários linux, eh divulgar as imensas possibilidades q todos tem ao usar o Sistema linux, principalmente q acho a + importante, eh o fato d vc poder DESCOBRIR cmo tdo eh feito.
sei q tdos sabem, mas pra completar...
no win, vc apenas clik em "INSTALAR". e pronto, esta tdo certo para vc executar o aplicativo
no linux? tdo diferente, uma séries de etapas se iniciam , desafiando o usuário, fazendo-o a "usar" + de seus simples 2% do cérebro.
genteeee... por favorrr
nós temos cmo inimigos, uma empresaaa
nunk iremos vence-los, dizendo o q as pessoas deveriam fazer, ou fazem!
temos q a kda dia, deixar o linux melhor!
este eh nosso compromisso cm ele.
e assim, consequentemente, os user win.. passarão a usar linux, pois se kda 1 c propor a DIVULGAR, melhorar, dar dicas etc.. haverá distribuições linux adequadas a kda gosto user win.
desculpa c eu distorci 1 poko do assunto ou algo assim, mas esse eh meu jeito d pensar
DIVULGUE LINUX!
[12] Comentário enviado por
lukasinf em 02/07/2006 - 01:24h:
essa tb.. eh uma boa frase para dizermos a aqueles q flam mal do linux!
"Assita, escute e não julgue; obtenha a informação; em debate deixe o silêncio ser longo; dessa forma seus pensamentos irão clarear e suas palavras serão escolhidas com sabedoria"
[13] Comentário enviado por
edivan em 02/07/2006 - 15:28h:
Entaum o linux nao eh um produto pois ele nao pode ser julgado?
[14] Comentário enviado por
lmarcosleite em 02/07/2006 - 21:05h:
Para quem ainda está em dúvida, resumindo o linux:
1) É Gratuito;
2) Livres de vírus, spywares, trojans e outras pragas virtuais;
3) Roda livre do cd - você só instala se quiser;
4) É um sistema de manutenção: testa o hardware;
5) É completo, já vem com praticamente tudo que o usuário precisa;
6) É mais rápido de instalar do que o Windows;
7) Possui uma infinidade de distribuições para você escolher.
Quem quiser completar a lista completa aí...........
[15] Comentário enviado por
marck em 02/07/2006 - 22:37h:
Eu uso linux porque sou um entusiasta, ja que ñ trabalho com informatica. Meu primeiro contato com o linux foi com o "guia de bolso" que a revista Info publicou. E de lá pra cá virei fã, mesmo com suas dificuldades este SO dá um show na concorrência.
Windows só pros games e olha lá! ;-)
Abraço
[16] Comentário enviado por
mateusk em 02/07/2006 - 23:43h:
Bom, o artigo é interessante, sempre é bom divulgar o Software Livre... porém tenho algumas ressalvas... Em relação aos vírus e spywares que tomam conta dos computadores com sistemas Microsoft, a grande maioria dos casos em que uma máquina é infectada não é porque o sistema operacional permitiu a infecção, e sim porque o usuário não tem experiência suficiente para trabalhar com um computador conectado à internet, e então, consequentemente, à mercê desses vírus e spywares. Esse mesmo usuário não será capaz de usar a potencialidade que o Linux tem a lhe oferecer, e talvez não tenha mais problemas com vírus e coisas do gênero, mas com certeza terá problemas com instalação de alguns dispositivos ou compatibilidade com algum hardware mais específico. Aí claro, alguém dirá: "Mas o Linux é compatível com qualquer hardware..." ... Ok, eu concordo, mas o usuário não sabe como configurá-lo, e isso, infelizmente, não temos como mudar, não de todo o mundo pelo menos...
Digo isso baseado no fato de que uso os dois sistemas operacionais, e já usei um computador com Windows XP Professional instalado por quase dois anos sem formatação e sem problemas com vírus, até que então troquei o computador...
Eu não concordo com alguns que consideram a Microsoft uma "inimiga" ... Eu não quero ver o Linux como uma meio de destruir uma empresa, que diferente dele, tem fins lucrativos e por isso cobra pelo que faz. Vejo o Linux como uma alternativa muito boa para aqueles que querem experimentar alguma coisa diferente e boa, não só pelo fato de ser livre ou "ir contra" a Microsoft.
Bom, como eu disse antes, é um texto interessante, mas talvez devesse ser divulgado em outro lugar, e não em um site onde só existam linux users praticamente :)
[17] Comentário enviado por
lukasinf em 03/07/2006 - 00:19h:
MATEUSK, vc disse: "Eu não concordo com alguns que consideram a Microsoft uma "inimiga". Eu disse isto, e gostaria de explicar-me melhor.
Digo q a M$ eh nossa inimiga sim! Pois somos usuários linux, a maioria das pessoas q migraram pra linux, nunk + usaram o sistema WIN
Não quis dizer q temos q acabar cm a M$, até pq isto nunk seria possível.
A M$ eh uma empresa "capitalista", fabrik seus softwares e os vende a um valor absurdo para compensar.
[18] Comentário enviado por
marasciulo em 03/07/2006 - 00:21h:
ótimo artigo!
Mas gostaria de escrever que o livre do GNU linux não significa gratuíto, o livre, tem denotação de o usuário poder modificá-lo da maneira que desejare redistribuir a sua versão, mas poderá cobrar por isso, desde que os códigos fontes estejam junto, ou em locais que possam ser encontrados sem nenhum custo a mais além do já pago pela distribuição/correção/path/etc.
[19] Comentário enviado por
rustin em 03/07/2006 - 09:26h:
"Digo q a M$ eh nossa inimiga sim!" (lukasinf)
Acho que não deve se pensar dessa forma. Como mateusk disse, o Linux deve ser encarado com uma alternativa em potencial - e não como uma ferramenta de "destruição" de uma empresa que não faz nada mais daquilo a que se propõe. Além do mais, se todas as fabricantes de software proprietário forem consideradas como inimigas, se perderá mais tempo atacando-as do que desenvolvendo.
[20] Comentário enviado por
lukasinf em 03/07/2006 - 09:45h:
ai meu Deus. JAH FALEI E VOLTO A FALAR
Ñ DIGO Q DEVEMOS DESTRUIR A M$, MAS SIM, temos q ganhar confiança dos user win, divulgando o software linux.
REPITO: Ñ disse q devemos akbar cm a M$....
[21] Comentário enviado por
removido em 03/07/2006 - 11:17h:
muito boa sua forma de pensar...mas temos que mostrar que o linux eh bom..nao devemos apelar pois isso nos faz mais fracos e nao vamos cociguir nada assim...
devemos mostrar de forma que as pesoas leigas intendam...assim que a microsoft faz...assim que vamos ganhar mais pessoas..
[22] Comentário enviado por
lukasinf em 03/07/2006 - 12:42h:
tah tri bala o debat aqui.. aEHaeHuaeh
[23] Comentário enviado por
fdettoni em 03/07/2006 - 12:43h:
Primeiro comentado o artigo, está bom e tal. Mas este tipo de artigo já está saturado, toda semana tem pelo menos um falando a mesma coisa. Para pessoas como eu que frequentam o site diariamente e acompanham todos os artigos, já nem dá mais vontade de ler, é sempre a mesma coisa.
"A maioria dos usuários domésticos e empresas usam Windows, também a maioria não tem licença, ou seja, usa software pirata."
Isto é uma realidade brasileira, e não mundial.
"Muita gente também nunca ouviu falar do Linux, mas ele já é realidade e já é usado em escolas, universidades, empresas e bancos"
Tbm já usado por muitos usuários domésticos, nesta frase ficamos com a impressão que é algo longe do usuario comun. E no caso de nunca ouvirem falar, muita gente tbm não ouviu falar de MacOS, Solaris, ReactOs, BSDs, etc.
É dificil alguem que não trabalhe para a microsoft, e negue a superioridade do Linux. A questão da migração é que o problema é muito maior, só a resistência social dos funcionários já é um problema imenso. Softwares são um grande problema para empresas de médio porte, pois são raros os ERPs, ou outros desenvolvidos para linux.
Não acho que devemos empurrar o Linux "garganta abaixo", e nem destruir o windows, a concorrência entre os dois traz ganhos para todo mundo. Em questão de ter de trocar de hardware a cada versão nova, o q nós, usuarios linux, temos a ver com isso? Quer usar o windows, troque de máquina.
Eu não entendo essa raiva dos usuarios linux sobre a microsoft. qual o problema em cada um ter opinião pessoal? Eu uso o linux e sou feliz, se alguem usa o windows e é feliz tbm, qual o problema?
Não critico o seu artigo além do que falei do inicio do comentario. Eu critico od comentarios que sempre são um pouco exaltados neste tipo de artigo.
[]'s
[24] Comentário enviado por
lukasinf em 03/07/2006 - 12:56h:
Mto interessante seu jeito d pensar kra.. mas
NINGUÉM FLOU EM ACABAR CM O WINDOWS!!!
Ateh pq, cmo jah disse. Insto é impossível!
[25] Comentário enviado por
rustin em 03/07/2006 - 13:56h:
lukasinf, ninguém está dizendo que foi dito isso ou aquilo. A discussão agora não é sobre acabar ou não com o Windows ou com a Microsoft, o que você mesmo disse que é impossível, mas sim sobre a postura-rebelde-sem-causa de muitos usuários Linux. É tudo muito simples: escolha seu sistema operacional e, se for criticar outros OSs, que seja de forma construtiva, com argumentos válidos. E, sobretudo, não ataque pessoas que não têm as mesmas opiniões.
[26] Comentário enviado por
lukasinf em 03/07/2006 - 15:20h:
nossa rustin, calma ai!
Acontece q 2 pessoas falaram que EU DISSE para acabar cm o windows... soh estava querendo me defender, avisando-os de q ñ quis dizer isto.
Mudando d assunto...
"postura-rebelde-sem-causa de muitos usuários linux"?
Poderia explicar isto melhor?
Postura rebelde?
ninguém tah sendo rebelde cara....
apenas escrevemos o q achamos
EU critico o windows sim! Pois como todos sabem: eh 1 sistema q trava e bla bla bla.
Pq faço isto neste site de praticamentes soh user linux?
Não sei. Apenas digo o q acho neste artigo afu!
ñ precisa acabar cmg assim kra.. calma ai
acho q estamos do mesmo lado e vc nem sab!
abraço
[27] Comentário enviado por
lukasinf em 03/07/2006 - 15:20h:
nossa rustin, calma ai!
Acontece q 2 pessoas falaram que EU DISSE para acabar cm o windows... soh estava querendo me defender, avisando-os de q ñ quis dizer isto.
Mudando d assunto...
"postura-rebelde-sem-causa de muitos usuários linux"?
Poderia explicar isto melhor?
Postura rebelde?
ninguém tah sendo rebelde cara....
apenas escrevemos o q achamos
EU critico o windows sim! Pois como todos sabem: eh 1 sistema q trava e bla bla bla.
Pq faço isto neste site de praticamentes soh user linux?
Não sei. Apenas digo o q acho neste artigo afu!
ñ precisa acabar cmg assim kra.. calma ai
acho q estamos do mesmo lado!
abraço
[28] Comentário enviado por
lukasinf em 03/07/2006 - 15:20h:
nossa rustin, calma ai!
Acontece q 2 pessoas falaram que EU DISSE para acabar cm o windows... soh estava querendo me defender, avisando-os de q ñ quis dizer isto.
Mudando d assunto...
"postura-rebelde-sem-causa de muitos usuários linux"?
Poderia explicar isto melhor?
Postura rebelde?
ninguém tah sendo rebelde cara....
apenas escrevemos o q achamos
EU critico o windows sim! Pois como todos sabem: eh 1 sistema q trava e bla bla bla.
Pq faço isto neste site de praticamentes soh user linux?
Não sei. Apenas digo o q acho neste artigo afu!
ñ precisa acabar cmg assim kra.. calma ai
acho q estamos do mesmo "lado"!
abraço
[29] Comentário enviado por
lukasinf em 03/07/2006 - 15:24h:
Desculpem por escrever 3 vezes o mesmo texto.
É que deu pau na adsl aqui..
Foi mal.
Apagem os 2 primeiros.
Valeu e desculpas novamente
[30] Comentário enviado por
rustin em 03/07/2006 - 15:32h:
Ô velho, desculpa se fui rude, não era minha intenção.
Em nenhum momento quis te atacar, cara. Foi mal. Quando disse "você", me referi a pessoas no geral. Rebelde-sem-causa, nesse caso, aplica-se aos que simplesmente bradam que a Microsoft é uma m**** e que o Linux é a melhor alternativa - e ficam só nisso. Disse isso porque não raro aparecem pessoas com comentários do tipo, pessoas que seriam desarmadas diante de um mero "Por quê?".
E eu concordo contigo quanto ao Windows, cara, tanto que só o utilizo por causa de algumas ferramentas gráficas. Mesmo que eu não concordasse, agiria conforme a célebre frase de Voltaire: "Não concordo com uma palavra sequer do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las" :)
E, novamente, peço desculpas se o comentário te atingiu de alguma forma. Reitero que não foi proposital.
Abraço.
[31] Comentário enviado por
fischborn em 03/07/2006 - 16:06h:
Bom... vendo que essa discussao se tornou meia sem nexo, ja tem gente "brigando" pra tentar dizer a mesma coisa, acho que vou tentar expressar o MEU ponto de vista quando escrevi o artigo:
Titulo Veja o Linux com outros olhos, no sentido de abrir os olhos de alguns (aqueles que tem um preconceito formado e dificil de quebrar ou ainda que nao entenderam o linux ou tem em mente uma opiniao gerada por alguem tambem mal informado, aqueles criticos destrutivos)
O artigo em si: apresentar o Linux para quem nao conhece!! mostrar que se pode escolher entre usar o windows e o linux... PARA AQUELAS PESSOAS QUE NAO ESTAO SATISFEITAS COM O WINDOWS E NAO SABEM DA EXISTENCIA DE UMA OUTRA OPÇÃO!!! e ja como defensor do linux, procuro salientar as caracteristicas que atraem admiradores para o linux, fazendo tambem um paralelo com o windows (É CLARO QUE EU NAO IA CRITICAR O LINUX, se eu fosse fazer isso faria em outro site)
CERTO!?!??
valeu!!
[32] Comentário enviado por
lukasinf em 03/07/2006 - 17:00h:
tudo bem cara. Peço desculpa a você também (RUSTIN)
fischborn, a sua idéia eh espetacular cara.
Mas acho q estamos discutindo no lugar errado. Pois em minha opinião, os usuários windows, ñ navegam por aqui.
Mas mto legal sua idéia do artigo.
Peço desculpas se fugi do assunto.
[33] Comentário enviado por
fdettoni em 04/07/2006 - 08:22h:
"É CLARO QUE EU NAO IA CRITICAR O LINUX, se eu fosse fazer isso faria em outro site"
Sem querer semear mais dicórdia, eu acredito que criticas fundamentadas, são interessantes. E falta muito neste tipo de arquivo, acho que devemos colocar os ponos negativos do linux também, para não haver decepção quando começar.
Eu não tive decepção alguma, desde a primeira distro(conectiva) aos 14 anos até meu atual arch, mas eu sou fascinado por informática e técnologia, e pela minha experiência com usúarios leigos, existe muita decepção.
Talvez colocando os contras do linux na mesa, não decepcionasse o usuário em sua primeira experiência. E motivasse mais quem está entrando no mundo open-source como desenvolvedor.
Eu particularmente, gostei muito da filosofia do Arch Linux. "Esta não é uma distro para iniciantes.", indica o wiki oficial. E no próprio wiki tem um comparativo com as principais distros, não mostrando os pontos em que o arch é melhor, e sim, mostrando qual é melhor para cada uso.
[]'s
[34] Comentário enviado por
helvader em 06/07/2006 - 15:34h:
Salve salve users do pinguim, quero parabenizar toda a equipe do site e a todos os que contribuem com o mesmo, espero pegar o maximo que puder, afinal de contas, começei a usar linux à 1 semana, to apanhando pa kramba, mas eu chego la ainda.
[35] Comentário enviado por
jonathanjohl em 19/11/2006 - 12:58h:
To enviando isso pro povo aqui..
gostei
[36] Comentário enviado por
alexlucena em 03/12/2006 - 00:37h:
falou tudo cara !
meus parabens!
[37] Comentário enviado por
cy_rangel em 03/01/2008 - 12:09h:
É uma pena que ainda que muitas pessoas que detem este conhecimento do Linux na cidade de Manaus estão localizadas e restrita a Universidades, acadêmicos e Fundações, pois muitas empresas até querem migrar para o Linux gostam mais não temos empresas que trabalhem diretamente com o Software Livre e que façam todo o papel da instalação, configuração e principalmente os treinamentos que é o grande bicho papão dos usuários e que sabemos que não é bem assim, mas o medo e a dificuldade maior é mudar a cultura dos usuários.
Concordo plenamente com seu artigo e declarei aqui minha indignação por termos um mercado amplo, porém sem pessoas que trabalhem diretamente com o software livre.