Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: PCLinuxOS 2012 LXDE
Por pinduvoz
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Varredura bruta com NMAP
Linux user
cristofe
27/12/2008
Neste artigo estudaremos técnicas de varreduras utilizando recursos de fingerprint e portscan. A ideia é conduzir o leitor a conhecer técnicas simples e avançadas do NMAP - The Network Mapper. A tentativa aqui não é esgotar o assunto, e sim utilizar técnicas de manipulação de datagramas (TCP/UDP). Para teste foi utilizado Debian Linux com kernel 2.6.2 e o Nmap 4.11.
Por: cristofe coelho lopes da rocha
[ Hits: 38194 ]
Conceito: 10.0   2 voto(s)2 voto(s)2 voto(s)2 voto(s)2 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Bandido, eu?

Quando se inicia qualquer ataque, o primeiro passo é obter informação do host alvo. Um scanner de rede é sem dúvida a primeira ferramenta a se utilizar. Portanto, ao identificar uma varredura na sua rede, procure proteger seu host ou sua rede, pois quem utiliza esta técnica deixou de ser um usuário inocente para se tornar um estudante "curioso", na melhor das hipóteses um HACKER, ou um CRACKER mal intencionado. O leitor deve estar consciente que a técnica de fingerprint não é uma invasão, contudo deve ser utilizada de forma ética.

Introdução

Para se utilizar um scanner de rede não é preciso ser um especialista, mas os iniciantes podem ficar um pouco confusos com as técnicas envolvidas. Para utilizar o NMAP em toda a sua plenitude é necessário ter um bom conhecimento de redes TCP. Como sugestão de leitura tenho publicado um outro artigo Um dia depois da inundação, que pode ajudar nesta abstração.

O NMAP foi inicialmente desenvolvido para Linux, porém já possui versões para Windows / BSD e vários sabores Unix. Para dar continuidade neste conteúdo foi considerado que o leitor já possui conhecimento necessário para efetuar a instalação do NMAP em plataforma Linux.

Os comentários são apresentados desta forma:

<-- comentário do autor -->

e não fazem parte do retorno do comando. A tentativa aqui não é esgotar o assunto, e sim utilizar técnicas de manipulação de datagramas (TCP/UDP) com a intenção de obter informações de vulnerabilidades do host alvo. Para teste será utilizado o Gnu/Linux Debian com kernel 2.6.2 e o Nmap 4.11.

Próxima página >>




Páginas do artigo

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por jeferson_roseira em 27/12/2008 - 20:19h:

Muito interessante seu artigo... parabéns

Jeferson Roseira

[2] Comentário enviado por fredcrs em 27/12/2008 - 23:06h:

muito legal
gostei

[3] Comentário enviado por inforrak em 28/12/2008 - 21:00h:

muito interessante...

nmap é muito versátil...

Parabéns pelo artigo.. bem elaborado!



[4] Comentário enviado por matux em 29/12/2008 - 02:05h:

Parabéns pelo artigo!
O Nmap é uma ferramenta fabulosa e cheia de "segredos" ainda não explorados, mas todos documentados no site desta ferramenta.
É bom este tipo de artigo porque mostra que segurança não é só IDS e Firewall.
Até porque o Nmap consegue facilmente passar por estes.
Realmente Segurança é algo muito mais profundo do que imaginamos!
Um forte abraço!



[5] Comentário enviado por dailson em 29/12/2008 - 21:31h:

Esse artigo vem a complementar toda a teoria do artigo do Matux http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Scanners-de-portas-e-de-vulnerabilidades/ que traz toda a teoria... Agora vemos um batalhão de comandos.
Parabéns a vcs que fazem o SL!

[6] Comentário enviado por vagschubert em 23/01/2009 - 22:03h:



Muito intereçante o artigo...

Um bom artigo que esclarece muitas duvidas a respeito dessa ferramenta muito usada por administradores de rede.


Parabéns pelo Artigo!


[7] Comentário enviado por rikardov em 14/02/2009 - 20:09h:

Parabéns por seu artigo!

Sem dúvida, uma ótima forma de abrir os olhos daqueles "provedores de fundo de quintal", que querem adentrar no mercado
de venda de sinais de internet, sem o conhecimento necessário e o pior, sem o menor interesse em fomentar a devida
mão de obra especializada, que poderia garantir a segurança e integridade de sua rede, a qual, nem sempre é segura, suscetível
a possíveis ataques.

[8] Comentário enviado por nick em 19/02/2010 - 10:18h:

paRabens nego


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.