Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: ubuntu 9.10
Por tatuiano
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Salvando arquivos do Inkscape para o CorelDraw
Linux user
augustoschwartz
09/08/2011
Desktop Publish com Sofware Livre é possível. A interoperabilidade é uma realidade. Diversos profissionais e entusiastas com Linux deixam de produzir por não obterem ligação amistosa entre sistemas operacionais e programas. Este artigo ajudará à aqueles que desejam produzir materiais para gráfica utilizando Software Livre.
Por: Augusto Schwartz
[ Hits: 15007 ]
Conceito: 8.9   4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Introdução e Embedding de imagens

O Inkscape é um editor gráfico vetorial. Sua extensão padrão para salvar arquivos é .SVG e para exportação .PNG.

Para enviar para outro programa é muito simples, por exemplo:
  • Para Adobe Illustrator basta salvar como .AI.
  • Para salvar em PDF salvar como .PDF.

Para CorelDraw não há a extensão .CDR, o que não diminui em nada seu potencial. Pelo contrário, na minha opinião o CorelDraw é um programa para amadores e bitolados... Comentários particulares à parte, vamos lá.

A primeira forma simples para importar um arquivo feito no Inkscape pelo CorelDraw é salvar um .PDF no Inkscape e importá-lo no CorelDraw. Mas se você não tem este tipo de prática, siga as orientações abaixo.

Orientações gerais

O Inkscape, como qualquer bom programa de edição vetorial, possui ferramentas que são próprias. Por isso CUIDADO ao salvar um arquivo e um filtro não abrir da forma esperada. O que recomendo é que faça testes. Alguns filtros perdem qualidade quando são convertidos para o formato .PDF, por exemplo.

Então salve um .PNG e recoloque no arquivo original no lugar do efeito. Seu projeto ficará bem mais "leve" para edição. Imagens também podem se perder no meio do caminho. Por isso, uma boa prática é inserir as imagens antes de retirar o projeto do seu computador.

Para ser mais eficaz, quando finalizar sua obra de arte selecione todas as imagens com o comando: CRTL+A e depois faça a incorporação.
    Próxima página >>




Páginas do artigo
   1. Introdução e Embedding de imagens
   2. Conversão de fontes em vetor - "Curvas"

Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por wadilson em 09/08/2011 - 11:34h:

Na minha opinião e pelas minhas necessidades, o Inkscape é superior até mesmo ao Illustrator.

Para mim, falta apenas recursos para produção gráfica, como separar cores CMYK e especiais por ex. O mesmo para o GIMP, que também não tem um suporte completo para profuções gráficas.

No entanto, para saídas RGB, uso o Inkscape para tudo. Poderosíssimo.
Tutorial completo dele se encontra aqui : http://tavmjong.free.fr/INKSCAPE/MANUAL/html/

Já exportei originais do Inkscape para Illustrator, InDesign, Photoshop e , claro, GIMP. Até para o CorelPAU!, ops, CorelDRAW!

Sua opiniao, Augusto, sobre o CorelDRAW, não é única. Em qq bureau de serviço gráfico, o pessoal treme quando chega um arquivo gerado no programa.
No entanto, ainda é muito usado por gráficas rápidas e pequenas, escritórios meia-boca , empresas de sign (q usam máquinas de corte de vinil) e o cidadão comum... o dentista, o advogado, que quer fazer um folhetinho.


[2] Comentário enviado por cristiano.moraes em 09/08/2011 - 11:42h:

O Corel X5 é capaz de importar para formato PostScript (.ps) que o InkScape tb exporta. É uma boa opção, o único porém é que ele não mantém o tamanho da página.


[3] Comentário enviado por denis.oliveir em 10/08/2011 - 02:22h:

Olá bom artigo mas é bom apresentar o sk1 - http://sk1project.org/ ele é uma ótima opção quando se deseja abrir documentos do CorelDRAW e alem de que existe o UniConvertor que funciona junto ao Inkscape podendo gerar documentos .cdr é bom conhece-los também =D.


[4] Comentário enviado por nicolo em 11/08/2011 - 12:35h:

Primeiro o artigo é muito interessante pelo assunto que aborda: a vetorialização de imagens.

O inkscape é um programa que consegue vetorializar PDF. Há um outro em modo texto (desculpe, ja usei mas não lembro o nome), que converte o pdf em formato vetorial básico dxf ou dfx.

Não sei se o corel lê dxf (ou dfx) , mas seria uma conversão mantendo vetor e não convertendo de vetor para imagem e de imagem de volta para vetor. A possível perda de informações teria chance de ser menor.

Se o autor se interessa pelo assunto sugiro a pesquisa , e mais um artigo. Esse assunto é muitíssimo interessante e pouquíssimo explorado.

Parabéns pelo pioneirismo
Nota 10.



[5] Comentário enviado por Purpurina em 19/08/2011 - 12:49h:

Eu iniciei no Inkscape recentemente. Estou tendo dificuldades para a remoção de fundo de imagens. Normalmente eu salvo as imagens em jpg e importo elas no programa, mas queria fazer algumas montagens de ambiente, direção de arte, mas não estou conseguindo remover o fundo e deixar só o objeto. Resumindo, Não estou encontrando a "borracha mágica" do Inkscape.


[6] Comentário enviado por JohnRobson em 14/09/2011 - 23:36h:

Pessoal, quem precisar separar cores CMYK faça o seguinte:

Instale o ImageMagick e procure na net os profiles que vc precisa de acordo com a Impressora da Gráfica que vc irá mandar, daí basta:

$ convert -profile ~/PublishCMYK_1.2/icc_Profiles/ECI-RGB.V1.0.icc -profile ~/PublishCMYK_1.2/icc_Profiles/Fogra27L.icm imagemrgb.jpg imagemcmyk.tiff

Ou seja, vc irá converter sua imagem Exatamente para a impressora da Gráfica... não tem como ficar melhor que isso ;) nem photoshop, nem corel...


[7] Comentário enviado por augustoschwartz em 15/09/2011 - 11:40h:

A borracha mágica do Inkscape opera/funciona somente em vetores. Em imagens de formato JPG, PNG, etc. que foram inseridas no programa não funcionará. Você pode usar a opção de clipar.
Faça um desenho sobre a região que quer recortar, selecione as duas imagens, o desenho feito e a imagem original.
Vá um Objeto, clipe, aplicar. Pronto.

Se quiser remover mesmo o fundo vai ter que fazer com o GIMP. Ou seja, outro tutorial. Vou postar aqui mesmo, esta semana.
Abraço.


[8] Comentário enviado por liop11 em 13/07/2013 - 10:21h:

Olá, bom dia.

Recentemente mudei do Corel para o Inkscape, e encontrei algumas dúvidas, a principal (por hora) é: ao abrir um arquivo .cdr com muitas páginas, às vezes eu encontro dois erros: ou todos os arquivos aparecem em uma página, ou apenas o arquivo da primeira página aparece o das demais somem, alguém poderia me dar uma ajuda sobre isso?

Aliás, o programa é ótimo, o sistema de camada que só encontrava no Photoshop é muito útil.


[9] Comentário enviado por augustoschwartz em 15/07/2013 - 19:18h:

O Inkscape não oferece suporte para multipágina.
Salve as páginas em arquivos individuais e reabra.
Vai dar certo.



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.