Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Mint
Por huxley
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Placa de vídeo Nvidia no Ubuntu Hardy
Linux user
andrebsilva
18/07/2008
Processos de instalação de uma placa de vídeo nVidia no Ubuntu 8.04, visto a dificuldade de qualquer novato ou até mesmo usuário experiente na configuração do xorg.conf e edição de arquivo-chave. Truques e idéias para melhorar o processo de instalação.
Por: André Barcelos Silva | Blog: http://andrebsilva.poptall.com
[ Hits: 26614 ]
Conceito: 8.8   5 voto(s)5 voto(s)5 voto(s)5 voto(s)5 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Introdução

Espero ser bastante genérico, principalmente para os usuários de outras distribuições do Debian e demais placas de vídeo da nVidia.

Queria muito que esse tipo de instalação não fosse uma dor de cabeça para nenhuma pessoa de nenhum nível técnico, mas no meu caso, técnico em informática, foi.

Juntei um monte de informações sobre essa instalação e testei várias alternativas. Dentre elas, escrevo esse artigo mostrando a opção mais simples e correta para se instalar uma placa de vídeo nVidia.

No meu caso, eu instalei uma placa de vídeo nVidia GeForce FX 5200 128MB, no sistema operacional Ubuntu 8.04.

Antes de tudo vamos ter em mente o fato que deveremos editar alguns arquivos do sistema operacional, arquivos importantes por sinal, e que faremos backups para corrigir e prevenir eventuais erros que venha a acontecer.

Instalação de pacotes

1. Faça um backup do arquivo de configuração xorg.conf, fica em /etc/X11/xorg.conf, que controla coisas como a especificação do monitor, o chipset do adaptador de video, o layout de teclado, configurações relativas ao mouse e outros.

$ sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_bkp

2. Caso aconteça realmente algum problema reverta os arquivos, apenas use esse comando:

$ sudo cp /etc/X11/xorg.conf_bkp /etc/X11/xorg.conf

3. Remova os possíveis pacotes instalados anteriormente para que não haja nenhum tipo de conflito, pois será necessário instalar um novo conjunto de pacotes.

$ sudo apt-get --purge remove nvidia-glx nvidia-settings nvidia-settings nvidia-kernel-common

Caso você não repare, antes de purge tem dois hifens seguidos e não um traço como costuma parecer.

4. Instale os pacotes necessários:

$ sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) build-essential xserver-xorg-dev

Download e instalação do driver

Vá ao site da Nvidia e faça o download correto e atualizado do driver da sua placa de vídeo. O driver a ser baixado possui a extensão .run, o meu por exemplo é o NVIDIA-Linux-x86-173.14.05-pkg1.run no momento em que escrevo este tutorial.

Edite um arquivo-chave, não é necessário fazer o backup desse arquivo, pois não será realmente editado, apenas vamos acrescentar algumas coisas no final do arquivo.

$ sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common

Preserve tudo que estiver no arquivo, escreva apenas no final do texto:

DISABLED_MODULES="nv"

Partimos então para a área mais complicada. A instalação do driver da nvidia é, de certa forma, bastante intuitivo, mesmo com o idioma em inglês.

Deve-se apenas ler com bastante atenção e escolher a opção correta, mas para instalar esse driver é necessário parar o servidor X, ou seja a interface gráfica, no meu caso Gnome.

Para os que não conhecem, a interface gráfica começa a utilizar a sessão a partir do tty7, ou seja, você, a qualquer momento, pode retornar para a interface gráfica com o atalho Ctrl+Alt+F7. Abaixo de tty7 (6,5,4,3,2,1) são sessões em modo texto onde não se carrega interface gráfica.

Se por ventura você quiser trabalhar com duas ou mais interfaces ao mesmo tempo, bastante apenas iniciar uma nova sessão onde ela se localizará no tty8 e as próximas em diante. Acesse o modo texto com o atalho Ctrl+Alt+F1, onde será aberto o tty1. Ali você efetuará o login.

Uma dica importante para os comandos: guarde-os em um arquivo txt, por exemplo: comandos.txt. Onde de qualquer lugar você poderá revê-los com o comando:

$ cat /home/usuário/comando.txt

Guarde os seguintes comandos e o que eles fazem no arquivo comando.txt para não haver nenhum problema de memória:

1. Parar o servidor X do Gnome.

$ sudo /etc/init.d/gdm stop

2. Atribuir permissão de execução do driver para o usuário:

$ sudo chmod +x NVIDIA-Linux-x86-173.14.05-pkg1.run

3. Executar o driver de instalação:

$ sudo sh ./NVIDIA-Linux-x86-173.14.05-pkg1.run

4. Reiniciar o sistema:

$ sudo shutdown -r now

Para fazer a confirmação da instalação e o sucesso dela basta digitar o comando:

$ glxinfo | grep direct

A confirmação é feita pela resposta:

direct rendering: yes

Conclusão

Agora é só instalar o compiz e se esbaldar em sua placa 3D.

Para mim foi bastante complicado na primeira vez que eu tive que instalar a minha placa de vídeo, na segunda vez eu ainda encontrei certa dificuldade, foi aí que nasceu a idéia deste artigo.

Espero que venha a ajudar muitas pessoas, pois sabemos o quanto são populares as placa de vídeos da nVidia e o sistema operacional Ubuntu.

Boa sorte a todos.

   




Páginas do artigo
   1. Introdução

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por tondatto em 18/07/2008 - 15:40h:

Cara, pelo que já vi em muitos foruns de discussão e por experiência própria, não precisamos fazer todos estes passos desde a versão 7.10 do Ubuntu.
A partir desta foi implementado o gerenciador de drivers restritos.
Para habilitar o driver nVidia basta ir no menu Sistema/Administração/"Gerenciador drivers restritos" (nao to lembrado ao certo), habilitar o driver reconhecido e reiniciar o sistema.


[2] Comentário enviado por removido em 18/07/2008 - 15:44h:

Credo!!!!

Clicar em Sistema -> Administração -> Gerenciador de Drivers Restritos e marcar NVIDIA não é mais fácil?


[3] Comentário enviado por andrebsilva em 18/07/2008 - 16:22h:



Eu, particularmente, tentei por esse gerenciador de drivers restritos, no 7,10 e agora no 8,04. Instalar ele instala sim, sem dúvida, mas rodar os efeitos 3D, isso não roda... É preferível ir pelo driver que o fabricante disponibiliza, lá tem os drives que você precisa. Bacana.

Valeu




EDITADO:
A respeito dos colegas que não vejam necessidade desse procedimento, apenas analise a situação de uma forma mais genérica. Sim, o Ubuntu tem o gerenciador de drivers restritos, mas, garanto à vocês, os efeitos 3D da minha placa nVidia não foram acessados por esse gerenciador, precisei realmente da instalação a mão descrita no artigo.

Espero que não vejam com a mente fechada todos esses procedimentos mencionados no artigo, pois eles podem ser úteis em diversas situações, creio eu que os maiores "fuçadores" de Linux encontram-se nesse mesmo ponto de vista. Para finalizar, foi criado um artigo ( detalhamento, processos e procedimentos, opniões e opções ) e não uma dica ( onde talvez eu poderia citar esse procedimento simplesmente com o gerenciador de drives restritose ao final citar que no meu caso o drive foi instalado, mas não consigo utilizar os efeitos 3D do Compiz ).

Do mais peço um pouco mais de reflexão diante de comentários fúteis à respeito da ciência por trás do detalhamento de procedimentos técnicos.

Agradeço à todos e espero vossa compreensão.

OBRIGADO


[4] Comentário enviado por vitoleandro em 18/07/2008 - 21:37h:

Isso não é necessario a meu ver os programadores do ubuntu criaram um gerenciador de drives justamente pelo motivo de não dar trabalho ao usuario ...


[5] Comentário enviado por andrebsilva em 18/07/2008 - 22:27h:

Tem certeza que não é necessário?

Olhe o primeiro parágrafo do artigo:

"Espero ser bastante genérico, principalmente para os usuários de outras distribuições do Debian e demais placas de vídeo da nVidia. "


[6] Comentário enviado por clediomir em 18/07/2008 - 22:34h:

Quando fui instalar a minha Geforce MX4000 no ubuntu 8.04 não consegui com essa série de comandos e fiquei louco pois queria usar o compiz eo lindo cubinho e tals...rsrs daí quebrei a cabeça a doidado inclusive nessa ferramente aí mencionada de drivers restritos e nada também. Daí resolvi fazer uma busca pelo apt-get com o comando $sudo apt-cache search nvidia quando apareceu uma ferramenta chamada envyng-gtk que prometia instalar os drivers tanto para NVIDIA tanto para ATI.
Instalei e eis a surpresa. Funcionou perfeitamente e finalmente consegui instalar o compiz e o meu lindo cubinho rsrs. Como sou meio noob em linux pra não dizer completamente achei bem mais fácil este método utilizado não desmerecendo meus amigos que colocaram aí seus meios.
Digo que no meu caso só consegui instalar a danada da VGA dessa forma. um abraço a todos e fiquem com Deus.


[7] Comentário enviado por andrebsilva em 18/07/2008 - 22:39h:

Cara, muito me interessou o seu método e o programa que você usou. Publique algo, uma dica, quem sabe, sobre isso para conhecermos mais detalhes.

Ficarei esperando.
:D


[8] Comentário enviado por nazareth87 em 19/07/2008 - 10:27h:

Parabens, apesar de simples mas é bom este artigo.
Sem os procedimentos descrito aqui o GLX não fica direto.
$ glxinfo | grep direct
direct rendering: Yes


[9] Comentário enviado por edersonhonorato em 19/07/2008 - 15:32h:

Pessoal, eu tenho uma jurássica GeForce MX 4000 e sempre fui acostumado a instalar os drivers da nvidia através dos drivers disponibilizados no site dela.
Quando passei a usar o Ubuntu 8.04 fiquei pasmo com a facilidade de instalar o driver 3D da minha placa através do gerenciador de drivers proprietários.

No meu caso o driver foi instalado sem nenhum problema e o compiz funcionou perfeitamente.

É claro que muitas pessoas podem não ter a mesma sorte que eu e acabem ter que fazer isso "na unha" como aconteceu com o autor do artigo.

De qualquer forma (na minha opinião) qualquer linuxer deve saber usar a linha de comando quando necessário.

Esse é um ótimo artigo que pode salvar a vida de muitos usuários do linux caso um problema qualquer aconteça e não seja possível instalar os drivers através do gerenciador de drivers proprietários.


Parabens pelo artigo!


[10] Comentário enviado por pinduvoz em 19/07/2008 - 21:11h:

Concordo com edersonhonorato.

E digo mais: o artigo é ótimo para o Debian, onde sempre instalei o driver da nvidia assim.


[11] Comentário enviado por asdf2 em 19/07/2008 - 23:36h:

muito fraco esse tutorial.

uma pequena correção:

não precisa executar "chmod +x ..." (para transformar em executavel) se já vai usar o "sh", então seria só isso:

$ sudo sh NVIDIA-Linux-x86-173.14.05-pkg1.run

ou isso:

$ sudo chmod +x NVIDIA-Linux-x86-173.14.05-pkg1.run

# ./NVIDIA-Linux-x86-173.14.05-pkg1.run


[12] Comentário enviado por isaque_alves em 20/07/2008 - 00:29h:

é...
O ubuntu tem como principal cracterística a facilidade de instalação de programas e drivers... no entanto esse da nvidia me tirou mesmo o sono semana passada...
No caso, para acrescentar, se o sistema insistir em não reconhecer corretamente sua placa de vídeo, dê uma olhada no arquivo /etc/modprobe.d/nvidia-kernel-nkc e no /etc/modprobe.d/blacklist.
O primeiro deve estar assim:
alias char-major-195* nvidia

remva o asterisco (*) deixando assim:
alias char-major-195 nvidia

o segundo ( /etc/modprobe.d/blacklist) conterá referências aos drivers, o que tornará difíííííçil para o seu sistema carregar os drivers, diria impossível:
blacklist nvidia nvidia-new

Comente a linha:
#blacklist nvidia nvidia-new

Ou simplesmente remova-a...
Os passos do artigo devem ser seguidos normalmente para instalar o novo driver...
Lembrando que algumas 'nvidia geforce fx' apresentam esse problema, outras não...
vai saber por quê...



[13] Comentário enviado por andrebsilva em 20/07/2008 - 02:41h:

Gostei bastante das análises de casos de uso que foram comentadas junto ao meu artigo, parabéns à todos.

Estou com um excelente artigo que eu gostaria muito de publicar aqui no VOL, logo postarei...

TV Digital, set top box com kernel linux embarcado.

AGUARDEM


[14] Comentário enviado por nicolo em 20/07/2008 - 13:22h:

Não se trata de mente fechada. O driver fornecido pelo repositório do Ubuntu é o mesmo que se encontra no site da nvidia. Só vale a pena baixar o driver mais recente se a placa de vídeo for a última versão topo de linha do fabricante. Os efeitos 3D não são ativados automaticamente no Ubuntu só porque instalou o driver 3D. Precisa ativar os efeitos no applet da placa de video. O compiz já vem como default no Ubuntu não precisa instalar.
OUtra coisa "stop gdm" não para o X e não instala o tal driver.
Se for instalar do repositório não deve instalar nvidia-settings e deve ser dado o comando nvidia-xconfig como root.

Ainda acho muito menos sofrimento usar o do repositório.


[15] Comentário enviado por clediomir em 21/07/2008 - 00:03h:

Galera tem um comando muito útil no apt-get que é o seguinte: "apt-cache search (nome do arquivo)" com isso ele faz uma busca e te mostra tudo o q tem disponível com a palavra que você mencionou. achando o aplicativo que vc queira basta digitar o "apt-get install (nome do arquivo)" e pronto. No meu caso na busca coloquei "apt-cache search nvidia" e apareceu o envyng-gtk e muitos outros aplicativos de instalação de VGA's.
Foi assim que consegui instalar minha VGA MX4000 humilde rsrsrs. Muito simples e descomplicado para quem está iniciando no mundo linux. lembrando que o apt-get não funciona em algumas versões.


[16] Comentário enviado por icarorezende em 22/07/2008 - 23:11h:

Até que em fim! Eu uso uma 8600GT aqui e nada que eu tentava dava certo. Instalando os drivers pelo repositório não tava funcionando de jeito nenhum. Agora a aceleração gráfica da minha nVidia ta belezinha. Excelente artigo, muito claro e objetivo. Valeu!


[17] Comentário enviado por darklipe em 25/07/2008 - 11:15h:

pow kra vlw aew
foi mto util a mim esse tutorial
tava = 1 loko tentando jogar lineage no ubuntu aki
e naum conseguia


[18] Comentário enviado por suino em 02/08/2008 - 17:57h:

Amigo! antes de mais nada me desculpe;
Procurei o arquivo que poderia conter o respectivo
driver da "Geforce Fx 5200 128 MB", porém, minha
busca não pode ser concluída, pois não encontrei.
Poderia disponibiliza-lo para mim?


[19] Comentário enviado por andrebsilva em 02/08/2008 - 18:45h:

Amigo, eu tenho esse drive que eu uso na minha placa de vídeo semelhante a sua, mas o meu processador é de 32 bits, se o seu for de 64 bits eu creio que esse drive não deva funcionar. Caso não funcione, sugiro você tentar manter algum contanto com o pessoal da nvidia para eles disponibilizarem o drive no site.

http://www.4shared.com/file/57538981/be6bf002/NVIDIA-Linux-x86-1731405-pkg1.html

Experimenta ai.

Desculpe a demora mas, é que eu acabei de fazer o upload do arquivo.


[20] Comentário enviado por suino em 06/08/2008 - 20:59h:

http://br.youtube.com/watch?v=xs751gmlCok
veja o que acontece!!
desculpe pela má qualidade do video


[21] Comentário enviado por andrebsilva em 07/08/2008 - 01:08h:

Eu vi o vídeo e com certeza, nos textos finais, ele está tentando dizer que a leitura é para um processador de 64 bits mas, o drive que eu te passei é para processador de 32 bits pois, aqui no meu PC eu só tenho esse drive que é o que eu utilizo no meu PC com processador de 32 bits...

vc deve tentar dar uma procurada no site da Nvidia pra localizar o driver certo para o seu computador...

beleza... se eu o encontrar eu coloco para compartilhar aqui... mas não é certeza..


[22] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 17/08/2008 - 13:49h:

nvidia go 7400 em note turion64 semp toshiba, esta dificil, mesmo no ubuntu.

1. instalei ubuntu 8.
2. instalei pelo synaptc o envy-gtk
3. no envy pela logica escolhi o drive 71.xxxxx
4. reiniciei o note e nada de abrir modo grafico, apareceu uma tela quase cinza.

5. agora estou instalando todo o ubuntu novamente por causa disso.
6. vou tentar tud de novo mas deixar o programa envy escolher de forma automatica o drive.
7. tomara que de certo, que eu ja to cansado, este nao é o primeiro e unica tentativa que eu havia feito.


obs.:

1. o seu tutorial é bom.
2. ser para ubuntu que é chato.
3. usuarios como eu, espera do linux UBUNTU que ele seja mais "simples" ou "obvio como windows".

abraços,
gpr.













[23] Comentário enviado por Mameluko em 08/09/2008 - 17:24h:

NAO CONSEGUI
Ja fiz esse tuto umas 300 vezes e não instalou a porcaria da placa...
eu faço tudo certinho ai quando reinicia fala que o Ubuntu estpa sendo executado em baixa resolução e assim fica eu não consigo mudar...
como sou iniciante no linux devo estar fazendo alguma coisa errado.Alguem pode me dar uma luz?
Alias uso o Ubuntu 8.04 e a mesna placa de video o autor...
valeu...


[24] Comentário enviado por alexsandertalles em 17/09/2008 - 11:18h:

Ai, a galera que ta falandomla do artigo, cai na real pois, não significa que tem que fazer o que ele escreveu, so se caso precisar. E como ele precisou então resolveu publicar o artigo. O drive da nvidia trava depois de um tempo usando, e sua temperatura pode chegar os perigosos 60ºC. (testado e comprovado)

parabens ao artigo

precisamos de pessoas assim no mundo livre


[25] Comentário enviado por dsfm81 em 04/10/2008 - 13:51h:

Finalmente depois de tanto procurar, eu encontrei um tuto que realmente funciona. Tinha muita dificuldade para instalar um driver novo na minha 8600. Havia testado vários tutos mas nenhum dava certo.
Obrigado!
Muito obrigado dedhy!!!!!!!!!


[26] Comentário enviado por staltux em 12/01/2009 - 00:52h:

bom...eu gostaria de agradecer ao André Barcelos Silva pela dica:

DISABLED_MODULES="nv"

e ao isaque_alves pela parte:

remva o asterisco (*) deixando assim:
alias char-major-195 nvidia

pois com isso eu pude instalar o driver corretamente no Ubuntu 8.04.1

e ao que falaram que era uma dica inutil, eu digo, só se for pra vc...pois pra mim foi a solução do problema, já que o modo que o Ubuntu oferece como sendo facil, e que muitos aqui defenderam, nao funcionou pra mim....pois a versao que ele instala nao é compativel com minha placa de video...alias uma Mx 4000...

mais uma vez obrigado!


[27] Comentário enviado por nickolback em 15/01/2009 - 10:31h:

Olá segui o tutorial e deu o seguinte erro e pegeui o logo de instalação abaixo:
(ubuntu 8.10)

Não sei o que está acontecendo. Obrigado desde já.
Ainda continuo tentando, caso venha a ter uma solução, pois aqui novamente.
No uso dos drivers restritos do Ubuntu 8.10. Instalo e fica com os recursos 3D, mas não com uma resolução aceitável, fica em 600x480.
Gostaria que ficasse com pelo menos 1204x768 e 16 bits. tento colocar um refresh mais alto mas sempre que reinicio o Ubuntu abre o assistente dizendo para consertar o Xorg.
Obrigado pela paciência.
-----------------
----------------
nvidia-installer log file '/var/log/nvidia-installer.log'
creation time: Thu Jan 15 06:34:06 2009
installer version: 1.0.7

option status:
license pre-accepted : false
update : false
force update : false
expert : false
uninstall : false
driver info : false
precompiled interfaces : true
no ncurses color : false
query latest version : false
OpenGL header files : true
no questions : false
silent : false
no recursion : false
no backup : false
kernel module only : false
sanity : false
add this kernel : false
no runlevel check : false
no network : false
no ABI note : false
no RPMs : false
no kernel module : false
force SELinux : default
no X server check : false
no cc version check : false
force tls : (not specified)
X install prefix : (not specified)
X library install path : (not specified)
X module install path : (not specified)
OpenGL install prefix : (not specified)
OpenGL install libdir : (not specified)
utility install prefix : (not specified)
utility install libdir : (not specified)
doc install prefix : (not specified)
kernel name : (not specified)
kernel include path : (not specified)
kernel source path : (not specified)
kernel output path : (not specified)
kernel install path : (not specified)
proc mount point : /proc
ui : (not specified)
tmpdir : /tmp
ftp mirror : ftp://download.nvidia.com
RPM file list : (not specified)

Using: nvidia-installer ncurses user interface
-> License accepted.
-> Installing NVIDIA driver version 173.14.12.
-> No precompiled kernel interface was found to match your kernel; would you li
ke the installer to attempt to download a kernel interface for your kernel f
rom the NVIDIA ftp site (ftp://download.nvidia.com)? (Answer: No)
-> No precompiled kernel interface was found to match your kernel; this means
that the installer will need to compile a new kernel interface.
-> Performing CC sanity check with CC="cc".
-> Performing CC version check with CC="cc".
-> Kernel source path: '/lib/modules/2.6.27-7-generic/build'
-> Kernel output path: '/lib/modules/2.6.27-7-generic/build'
-> Performing rivafb check.
-> Performing nvidiafb check.
-> Performing Xen check.
-> Cleaning kernel module build directory.
executing: 'cd ./usr/src/nv; make clean'...
-> Building kernel module:
executing: 'cd ./usr/src/nv; make module SYSSRC=/lib/modules/2.6.27-7-generi
c/build SYSOUT=/lib/modules/2.6.27-7-generic/build'...
NVIDIA: calling KBUILD...
make CC=cc KBUILD_VERBOSE=1 -C /lib/modules/2.6.27-7-generic/build SUBDIRS=
/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv modules
test -e include/linux/autoconf.h -a -e include/config/auto.conf || ( \
echo; \
echo " ERROR: Kernel configuration is invalid."; \
echo " include/linux/autoconf.h or include/config/auto.conf are mis
sing."; \
echo " Run 'make oldconfig && make prepare' on kernel src to fix it
."; \
echo; \
/bin/false)
mkdir -p /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/.tmp_ve
rsions ; rm -f /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/.
tmp_versions/*
make -f scripts/Makefile.build obj=/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.
12-pkg1/usr/src/nv
cc -Wp,-MD,/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/.nv
.o.d -nostdinc -isystem /usr/lib/gcc/i486-linux-gnu/4.3.2/include -D__KERNE
L__ -Iinclude -I/usr/src/linux-headers-2.6.27-7-generic/arch/x86/include -
include include/linux/autoconf.h -Iubuntu/include -Wall -Wundef -Wstrict-pr
ototypes -Wno-trigraphs -fno-strict-aliasing -fno-common -Werror-implicit-fu
nction-declaration -O2 -m32 -msoft-float -mregparm=3 -freg-struct-return -mp
referred-stack-boundary=2 -march=i586 -mtune=generic -ffreestanding -pipe -W
no-sign-compare -fno-asynchronous-unwind-tables -mno-sse -mno-mmx -mno-sse2
-mno-3dnow -Iinclude/asm-x86/mach-default -fno-stack-protector -fno-omit-fra
me-pointer -fno-optimize-sibling-calls -pg -Wdeclaration-after-statement -Wn
o-pointer-sign -I/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv
-Wall -Wimplicit -Wreturn-type -Wswitch -Wformat -Wchar-subscripts -Wparenth
eses -Wpointer-arith -Wno-multichar -Werror -MD -Wsign-compare -Wno-cast-qua
l -Wno-error -D__KERNEL__ -DMODULE -DNVRM -DNV_VERSION_STRING=\"173.14.12\"
-UDEBUG -U_DEBUG -DNDEBUG -DMODULE -D"KBUILD_STR(s)=#s" -D"KBUILD_BASENAME=K
BUILD_STR(nv)" -D"KBUILD_MODNAME=KBUILD_STR(nvidia)" -c -o /tmp/selfgz16139
/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/.tmp_nv.o /tmp/
selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/nv.c
In file included from include/linux/bitops.h:17,
from include/linux/kernel.h:15,
from include/linux/sched.h:52,
from include/linux/utsname.h:35,
from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv-linux.h:19,
from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv.c:14:
include/asm/bitops.h: In function ‘set_bit’:
include/asm/bitops.h:60: warning: pointer of type ‘void *’ used in arith
metic
include/asm/bitops.h: In function ‘clear_bit’:
include/asm/bitops.h:97: warning: pointer of type ‘void *’ used in arith
metic
In file included from include/linux/list.h:6,
from include/linux/preempt.h:11,
from include/linux/spinlock.h:50,
from include/linux/seqlock.h:29,
from include/linux/time.h:8,
from include/linux/timex.h:57,
from include/linux/sched.h:54,
from include/linux/utsname.h:35,
from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv-linux.h:19,
from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv.c:14:
include/linux/prefetch.h: In function ‘prefetch_range’:
include/linux/prefetch.h:57: warning: pointer of type ‘void *’ used in a
rithmetic
In file included from include/linux/utsname.h:35,
from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv-linux.h:19,
from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv.c:14:
include/linux/sched.h: In function ‘object_is_on_stack’:
include/linux/sched.h:1969: warning: pointer of type ‘void *’ used in ar
ithmetic
In file included from include/asm/dma-mapping.h:9,
from include/linux/dma-mapping.h:52,
from include/asm-generic/pci-dma-compat.h:7,
from include/asm/pci.h:94,
from include/linux/pci.h:983,
from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv-linux.h:86,
from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv.c:14:
include/linux/scatterlist.h: In function ‘sg_virt’:
include/linux/scatterlist.h:199: warning: pointer of type ‘void *’ used
in arithmetic
In file included from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv.c:14:
/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/nv-linux.h:107:2
7: error: asm/semaphore.h: Arquivo ou diretório inexistente
In file included from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv-linux.h:109,
from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv.c:14:
include/linux/highmem.h: In function ‘zero_user_segments’:
include/linux/highmem.h:134: warning: pointer of type ‘void *’ used in a
rithmetic
include/linux/highmem.h:134: warning: pointer of type ‘void *’ used in a
rithmetic
include/linux/highmem.h:134: warning: pointer of type ‘void *’ used in a
rithmetic
include/linux/highmem.h:134: warning: pointer of type ‘void *’ used in a
rithmetic
include/linux/highmem.h:137: warning: pointer of type ‘void *’ used in a
rithmetic
include/linux/highmem.h:137: warning: pointer of type ‘void *’ used in a
rithmetic
include/linux/highmem.h:137: warning: pointer of type ‘void *’ used in a
rithmetic
include/linux/highmem.h:137: warning: pointer of type ‘void *’ used in a
rithmetic
In file included from /tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/s
rc/nv/nv.c:14:
/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/nv-linux.h: In f
unction ‘nv_execute_on_all_cpus’:
/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/nv-linux.h:674:
error: too many arguments to function ‘on_each_cpu’
/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/nv.c: In functio
n ‘nv_kern_cpu_callback’:
/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/nv.c:1299: error
: too many arguments to function ‘smp_call_function’
/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/nv.c:1306: error
: too many arguments to function ‘smp_call_function’
make[3]: ** [/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/src/nv/nv.
o] Erro 1
make[2]: ** [_module_/tmp/selfgz16139/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1/usr/sr
c/nv] Erro 2
NVIDIA: left KBUILD.
nvidia.ko failed to build!
make[1]: ** [module] Erro 1
make: ** [module] Erro 2
-> Error.
ERROR: Unable to build the NVIDIA kernel module.
ERROR: Installation has failed. Please see the file
'/var/log/nvidia-installer.log' for details. You may find suggestions
on fixing installation problems in the README available on the Linux
driver download page at www.nvidia.com.
--------------
-------------


[28] Comentário enviado por bbjr em 26/02/2009 - 16:38h:

Estou tentando instalar o driver para minha placa de Vídeo Nvidia, mais estou com probleminhas na hora da instalação (kernel). Eu já tinha instalado o driver dessa placa no Ubuntu 8.04 agora estou usando o ubuntu 8.10 o mais recente. Veja nas imagens abaixo o meu problema, estou usando uma Maquina Virtual.

img01
http://i3.photobucket.com/albums/y98/bbjr/imagem-1.jpg

img02
http://i3.photobucket.com/albums/y98/bbjr/imagem2.jpg

img03
http://i3.photobucket.com/albums/y98/bbjr/imagem3.jpg

Img04
http://i3.photobucket.com/albums/y98/bbjr/imagem4.jpg


[29] Comentário enviado por xerlok homer em 01/03/2009 - 17:12h:

não tem o maledeto xlib glx e tal?

rapa foram dois dias quebrando a cabeça, instalando e reinstalando o so até que consegui, e o incrível é que foi fácil.

quando instalava o benedeto driver o X simplesmente não inicializava mais, por que não faço a minima idéia,
só sei que instalei o driver pelo jockey e funfo.
o driver 180... não pego nem a pau, mas o jockey instalo e ativo corretamente o 169...
pelo menos ta funfando bem =)

bom ao BBJR: caraca tu consegui instala driver de vídeo usando vmware!!!?
nunca consegui, já tentei até técnica do pai mei, ma não funfo.


[30] Comentário enviado por umbrela em 22/12/2009 - 10:02h:

ae galera vi um usuario querendo saber como jogar lineage no Ubuntu ..a resposta esta aqui ..eu fiz um video tutorial mostrando como eu configurei o lineage no linux ok segue o video abaixo .. espero ter ajudado

http://www.youtube.com/watch?v=6akQV0bjIS0


[31] Comentário enviado por mfraulino em 13/04/2010 - 12:30h:

Tem como ver a temperatura dessa placa de video no Ubuntu?



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.