Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux · BestLinux
» Screenshot
Linux: Slackware Perfeito
Por talon



» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha

» Wallpaper
Linux: tux_planet
Por assuero


Artigo

Placa LG 2110p (chipset Realtek 8180) no Slackware
Linux user
SlackAngel
09/02/2006
Depois do problema com o VOL, alguns artigos foram perdidos e entre eles estava um dos meus, que explicava a configuração desse modelo de placa wireless. Depois de fuçar na Internet descobri uma outra alternativa para a resolução desse problema, o que levou esse texto a ser reescrito de forma mais completa que o antigo.
Por: Alan Ricardo Santos Bueno
[ Hits: 14854 ]
Conceito: 10.0   1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s) + quero dar nota ao artigo

A solução...

Até algum tempo o único meio de configurar essa placa era através do ndiswrapper. Há um driver disponibilizado pela Realtek que só funciona se você estiver usando kernel 2.4.18 ou 2.4.20. Foi desenvolvido um driver open source que suporta esse modelo de placa e quase todas que utilizam esse chipset, e o melhor de tudo, roda em qualquer kernel!

Esse artigo foi baseado em uma série de artigos, se você quiser saber mais sobre esse driver consulte os sites:
O que eu pretendo com esse artigo é reunir toda a informação necessária em um único ponto, respeitando os autores de onde foram tiradas as informações.

Próxima página >>


Páginas do artigo
   1. A solução...
   2. Arquivos necessários
   3. Segunda opção: O NDISWrapper
   4. A configuração
   5. Conclusão

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por SlackAngel em 09/02/2006 - 19:01h:

Complementando com algumas experiências que tive com essa mesma placa em outras distros.

Na Debian (3.1-r0a), consegui fazer funcionar usando tanto o NDISWrapper quanto o rtl8180-sa2400. A principal dor de cabeça é em relação a compilação, já que os headers do kernel não são instalados na hora da instalação e é necessário instalar eles depois (várias formas de usar a palavra instalar hehe). O processo é simples, basta usar o Synaptic e instalar os headers referentes ao kernel utilizado. Abre-se a interface e digita-se "header" no search, escolha o header do kernel atual e marque para a instalação e instale =). Depois é só compilar o driver.

Na parte da configuração, é só usar o utilitário de rede, Network Settings para configurar, vou utilizar como exemplo uma parte do excelente artigo do Felipe Rafailov (feraf) que explica essa parte da configuração, e com imagens!
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4337&pagina=7

Na distro Ubuntu existe um pacote ndswapper-utils (acho que é esse mesmo o nome), se tu quiser uma instalação rápida é só utilizar ele, é o mesmo processo que na Debian, só que não precisa dos headers, basta abrir o Synaptic e procurar "ndiswrapper" e instalar. Depois coloque seu cd da LG no driver e ndiswrapper -i neles!! Obs: se tu reparar, no artigo do Felipe, lá na parte de comentários vocês vão ver um meu (intrometido), e é um link para outro artigo sobre essa placa no Ubuntu.

Um guia completíssimo atualizado a pouco tempo, e escrito por Carlos E. Morimoto do Guia Do Hardware é outro ponto de pesquisas e de idéias cruciais para conseguir sucesso na configuração, segue o link:
http://www.guiadohardware.net/guias/05/

Uma correção: Não é necessário a mudança de permissões nos arquivos rc.local, rc.modules e resolv.conf respectivamente, o que houve foi um erro devido a minha inocência (eu não tinha me aprofundado em permissões do sistema) na época que escrevi o artigo, peço desculpa pelo erro. Mas o artigo ficou bem didático e simples, então nada de vocês darem notas baixas só por causa desse errinho =P

Mas...quanto as demais distros, eu não testei, porém o artigo já uma boa base e um bom começo de pesquisa para a resolução do problema. Espero que ninguém mais tenha problemas com essa placa, e essa foi a intenção desde o começo da escrita desse artigo, bom é só isso, qualquer dúvida, só postar.

Valeu!!!!

[2] Comentário enviado por agk em 13/02/2006 - 09:21h:

Está bom o artigo. Publiquei um artigo sobre esse assunto faz alguns meses, para quem se interessar segue o link:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1102
O que basicamente acontece é que o pessoal que compra essas placas, as compra pelo baixo custo e não pela sua qualidade e suporte.
Essas placas são de baixa qualidade, pode-se comparar quase que aos Soft-Modens.
Já vi muitos e muitos problemas ocorrerem com esse tipo de placa como: oscilação de sinal, perda de pacotes, parar de funcionar após algumas semanas.
Sinceramente eu não recomendo a compra de uma placa dessas, mas se o problema é o custo vão em frente, pois as placas boas geralmente são bem mais caras.

[3] Comentário enviado por marcelokingone em 20/02/2006 - 01:33h:

Legal cara!! me ajudou muito a resolver o problema aqui na minha placa!! Eu tinha instalado os headers errados e isso que deu o problema!! Valeu e continue publicando mais matérias!!

[4] Comentário enviado por SlackAngel em 19/04/2006 - 22:14h:

Mais um complemento.

Configurando placa LG 2110p com chipset rtl8180 no FreeBSD 5.4

Estava com problemas em relação a fazê-la funcionar nesse sistema, acabei achando depois de uma pesquisa no Google, um jeito simples e rápido de navegar usando ela.

Existe um módulo chamado NDIS, que é uma espécie de NDISwrapper desenvolvido para subir módulos de placas que ainda não tem suporte nativo no FreeBSD. Vamos lá:

O processo todo é feito como usuário root.

#cd /sys/modules/ndis/
#make depend
#make
#make install

Após isso vai ser necessário ter o arquivo .INF e .sys da sua placa, normalmente eles são encontrados no cd da placa ou no site do fabricamente, no meu caso eu usei os do cd.

Mova os arquivos para o diretório /sys/modules/if_ndis/

#mv NET8180.INF /sys/modules/if_ndis/
#mv rtl8180.sys /sys/modules/if_ndis/

Entre no diretório:
#cd /sys/modules/if_ndis/

E use o seguinte comando:
#ndiscvt -i NET8180.INF -s rtl8180.sys -o ndis_driver_data.h

E compile:
#make depend
#make
#make install

Agora só falta subir os módulos e configurar a rede.
Para subir os módulos, use:
#kldload ndis
#kldload if_ndis

Feito isso, o ifconfig irá listar as interfaces, normalmente a interface wireless recebe o nome de ndis0, e é através dela que é configurada a rede:

#ifconfig ndis0 ssid SEU_ESSID
Obs: o parâmetro é ssid mesmo e não essid, como seria no Linux.

#ifconfig ndis0 xxx.xxx.xxx.xxx netmask 255.255.255.0
(substitua os "xxx" pelo seu ip =P)

#route add default xxx.xxx.xxx.xxx
(substitua os "xxx" pelo seu gateway)

Crie o arquivo resolv.conf:
#touch /etc/resolv.conf

E coloque os dados (DNS)...
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4054&pagina=4

Para a conexão subir durante o boot, edite o arquivo /boot/loader.conf e coloque as linhas:
ndis_load="YES"
if_ndis_load="YES"

E faça um shell script com o conteúdo:

#!/bin/sh
#substitua pelos seus dados ¬¬
/sbin/ifconfig ndis0 ssid SEU_ESSID
/sbin/ifconfig ndis0 xxx.xxx.xxx.xxx netmask 255.255.255.0
/sbin/route add default xxx.xxx.xxx.xxx

Salve com um nome tipo "wireless.sh" e mande ele para /usr/local/etc/rc.d/

E mude as permissões:
#chmod 755 /usr/local/etc/rc.d/wireless.sh

Referências:
http://www.pingwales.co.uk/2005/07/15/Project-Evil.html
http://sig9.com/articles/realtek-ndis-freebsd

Após isso já deve estar tudo funcionando... É isso aí então!

Fui...



[5] Comentário enviado por SlackAngel em 30/05/2006 - 22:57h:

Nota sobre configuração no Debian.

No Debian, o arquivo de configuração correto é /etc/network/interfaces, lá você coloca a seguinte entrada para a configuração :

auto wlan0
iface wlan0 inet static
wireless_essid nome_do_essid
address 192.168.1.5
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.1.1


A outra configuração necessária, é colocar o nome do módulo no arquivo /etc/modules no final do arquivo para carregar no boot :

rt8180

Os ips dos servidores DNS são colocados no /etc/resolv.conf mesmo, se não encontrar esse arquivo, crie-o com o comando:
#touch /etc/resolv.conf

...e edite ele.

É isso... tchau!

=*


Contribuir com comentário
CAPTCHA
[ Recarregar imagem ]

Digite o código acima:

  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.