Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Ubuntu 9.04
Por removido
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

OpenSolaris - Sistema Operacional Open Source
Linux user
straube
26/01/2007
Este artigo aborda os princípios do sistema operacional OpenSolaris e tem como objetivo proporcionar uma compreensão dos conceitos básicos e das principais questões relativas a estrutura, forma de armazenamento, compartilhamento e gerenciamento do sistema operacional open source baseado no sistema Solaris da Sun MicroSystems.
Por: Vítor Hugo Straube
[ Hits: 86030 ]
Conceito: 9.5   3 voto(s)3 voto(s)3 voto(s)3 voto(s)3 voto(s) + quero dar nota ao artigo

O OpenSolaris

O OpenSolaris é a versão open source do Solaris. Um Sistema Operacional baseado em UNIX desenvolvido pela Sun Microsystems. As primeiras versões do Solaris (baseadas no código do BSD) foram chamadas SunOS, tendo o seu nome alterado para Solaris 2 quando passou a ser baseado no Unix System V.

O OpenSolaris oferece os seguintes recursos avançados:
  • DTrace: análise e resolução de problemas de performance, em tempo real;
  • Solaris Containers: consolidação de aplicações em servidores de maior porte, através da criação de ambientes isolados e independentes;
  • Predictive Self Healing: capacidade de antecipar-se à ocorrência de falhas que possam causar paradas críticas, isolando-as e auto-recuperando-se;
  • Smarter Updating: atualizações automáticas e inteligentes através do Sun Update Connection;

1. Open Source; Do inglês para código aberto. Programas que tem o código fonte disponibilizado e acessível para qualquer pessoa.

Organização do Kernel

O kernel do OpenSolaris tem a responsabilidade de gerenciar o hardware e fornecer um ambiente de execução para os processos. Para isso ele opera, basicamente, duas camadas. A camada das aplicações de usuário e a camada de sistema (ou camada de kernel). A camada de sistema intermedia o acesso ao hardware, oferecendo para isto uma interface de programação conhecida como System Call. Os processos utilizam system calls para solicitar recursos e serviços ao kernel.

A instalação do kernel é feita de maneira modular, com um conjunto de funções compiladas na imagem do kernel e, adicionalmente, uma série de módulos que são carregados no kernel durante o boot ou durante a execução do sistema. Os módulos são divididos em sete categorias que compreendem: classes de agendadores, system calls, formatos executáveis, sistemas de arquivos, fluxos, barramento e drivers e dispositivos diversos. Como podemos observar abaixo na figura 1. Além da modularidade, o kernel do Solaris é multi-thread e completamente preemptivo(2) . Diversos serviços do kernel trabalham em threads independentes, com prioridades específicas, utilizando um sistema de bloqueios para proteger os recursos.

2. Preemptivo: do Português, o que tem capacidade de dar preferência.

Próxima página >>




Páginas do artigo

Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por thelinux em 26/01/2007 - 22:21h:

Excelente artigo.

[2] Comentário enviado por thelinux em 26/01/2007 - 22:22h:

No site da SUN é possível solicitar o CD/DVD totalmente de graça.

[3] Comentário enviado por unixgeek em 27/01/2007 - 02:05h:

Parabéns pelo artigo.

Algum tempo atrás dei uma olhada em um livecd do opensolaris, o schillix, http://schillix.berlios.de/ via vmplayer.

Enfim, parabéns.

[4] Comentário enviado por timm em 28/01/2007 - 00:27h:

Sou usuário Solaris e gosto muito do sistema, pena que é pesado pra caramba em x86.

[5] Comentário enviado por removido em 28/01/2007 - 12:06h:

Excelente artigo!
Cobre extensa parte do funcionamento interno do sistema!

Parabéns Vitor! ;)

[6] Comentário enviado por ashmsx em 24/07/2009 - 18:55h:

Esse é realmente um artigo de qualidade, está de parabéns. Já li artigo de sites muito mais famosos que o autor só escreveu "o gnome está muito bonito" e compara porcamente com o linux "não funciona o lspci, então é ruim". enfim, parabéns novamente

[7] Comentário enviado por Marcos Santos em 16/11/2009 - 19:53h:

Oi, baixei o Opensolaris esta semana e estarei usando suas instruções para começar a entender o sistema, é tudo muito novo pra min, sou usuário Linux e gostaria de conhecer o Solaris e se você puder me indicar algo pra iniciantes eu agradeceria.
Grato,
Marcos João
Botucatu - SP
visite: www.watchtower.org

[8] Comentário enviado por andrezc em 28/08/2010 - 18:07h:

Caramba! Seu artigo está demais. Realmente muito completo, digno de um profissional.

Parabéns, já está em meus favoritos.


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.