Linux para máquinas antigas - Que distribuição escolher?

Você que tem aquela máquina extremamente limitada e está querendo torná-la rápida e estável, instale Linux. Conheça as distribuições mais adequadas para máquinas antigas com placas on-board e off-board.

[ Hits: 118.613 ]

Por: Rafael Ferreira França em 07/05/2005


Introdução

A resposta para essa pergunta é muito simples.

Ele é configurável e portanto permite ser extremamente leve!

Atualmente existem inúmeras distribuições Linux e por pedido de outros usuários que leram meu artigo sobre qual distribuição escolher, estou colocando agora este artigo que mostra qual a melhor distribuição para se escolher quando se tem uma máquina modesta e de hardwares desconhecidos.

Obviamente neste tutorial é impossível abranger todos os hardwares ou situações, mas deixo aos usuário à vontade para me perguntar caso encontrem algum problema.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Baseadas em Knoppix
   3. Outras distribuições
   4. E o hardware?
Outros artigos deste autor

Windows Vista vs Linux vs Mac

Escolhendo a distribuição ideal para você

Programando: Escolhendo a melhor opção

Leitura recomendada

Guia Introdutório do Linux VI

KDEmod: Tornando mais simples o KDE do seu Arch Linux

Use o GAG e nunca mais perca o boot

Meu Linux, minha vida!

Dúvidas sobre a primeira instalação

Comentários
[1] Comentário enviado por donald_duck em 07/05/2005 - 10:01h

po cara, ve se vc consegue matar a charada. toda vez que vou bootar o kurumin na casa de um amigo meu, dá um erro como o seguinte:

VFS:Unable to mount root fs on 00:00

e aí as luzinhas do teclado ficam piscando. várias pessoas já me disseram:- isso é porque ele não está conseguindo montar a partição raiz.
mas e daí??? o q eu faço??? não tem jeito de bootar???

já comprovei que é o hd pois ele ficou ruim, aí eu fui bootar e foi normalmente. já usei todas aquelas opções do morimoto - knoppix noapic noacpi noummontedecoisa.

Agradeço desde já,
Donald Duck

[2] Comentário enviado por Ilovelinux2004 em 07/05/2005 - 10:48h

O que ouve com nossa distribuição ??? Manda e-mails ai... precisamos sempre estar ativos.

[3] Comentário enviado por edersg em 07/05/2005 - 11:47h

Muito bom dia Rafael e demais participantes do portal Viva o Linux.

Gostei de ver que você comentou sobre a distribuição Damn Small GNU Linux. Lembro-me quando a utilizei para testar em PC com processador Intel Pentium 133MHz com 48MB de memória RAM. É uma pena que perdi o CD-ROM onde esta distribuição estava gravada.

Meu comentário sobre o artigo é baseado no PC que estou atualmente digitando este comentário. Ele é relativamente antigo, ou seja, com os padrões atuais de hardware (processador, memória RAM, HD e outros) este PC está, digamos, experiente (velho é uma palavra que os idosos não gostam de ouvir). Sua configuraçao de hardware possui uma placa mãe Asaki com som e vídeo on-board (que consome parte memória RAM) com os seguintes periféricos:

processador Intel Celeron 500MHz com 128Kb de memória cache;

dois pentes de 128MB de memória RAM do tipo DIMM totalizando 256MB (sendo que utilizo 8MB dos 256MB de memória RAM para a memória de vídeo);

winchester/HD de 20GB da marca Maxtor de interface IDE (utilizando um flat-cable UltraDMA, o acesso ao mesmo fica satisfatório depois de utilizado o comando hdparm para ativar os recursos de UltraDMA do HD);

placa de rede PCI VIA Rhine III com chipset Realtek 10/100;

placa de video on-board SiS 620 on-board consumindo 8MB da memória RAM;

placa de som on-boad ESS ES1938 configurada com o ALSA;

utilizando como gerenciador de janelas padrão o WindowMaker. Também tive a coragem de instalar o KDE 3.4 (seu rendimento no geral é bom, não fica lento e nem o acesso ao HD é constante), Gnome, BlackBox, IceWM e XFce. Como o próprio artigo diz, as distribuições baseadas no Debian GNU/Linux são muitíssimos utilizados em hardwares como acima e inferiores (ainda utilizo o CD-ROM do Kurumin 1.2 para inicializar computadores para realizar backup's para outro PC na rede local).

Para finalizar meu pensamento, quero resumir que o Debian GNU/Linux fornece aplicativos livres para diversos tipos de configurações de computadores, ou seja, como no exemplo acima, pode-se utilizar tranquilamente o gerenciador de janelas WindowMaker, acessar sites jornalísticos com o Mozilla Firefox, ler e responder emails com o Mozilla Thunderbird (quando o usuário utiliza um cliente de email... pois a maioria dos usuários comuns utiliza diariamente webmails como os do IG, Yahoo e recentemente o Gmail), digitar um trabalho da escola ou faculdade no OpenOffice.org Writer, ouvir músicas no XMMS ou mpg123 - quando estamos trabalhando no modo texto do GNU/Linux - e tantas outras tarefas que eu e tantos outros usuários realizamos em computadores como o exposto acima ou até inferiores.

Uma dúvida pessoal: outras distribuições GNU/Linux (seja comercial ou não) possuem pacotes prontos para serem instalados de tantos gerenciadores de janelas, editores de texto (utilizo o Abiword neste PC) e outros softwares livres?

[4] Comentário enviado por vioflex em 07/05/2005 - 14:06h

Acho que foi um erro muuuuito grave não incluir o Vector Linux (www.vectorlinux.com), uma distribuição voltada pra computadores antigos, nesse artigo. Ele é baseado no Slackware e ótimo pra ressucitar aquele dinossauro.

(Aliás, se alguém tiver um computador desses e for jogar fora, é só entrar em contato comigo...)

[5] Comentário enviado por simon em 07/05/2005 - 14:29h

Bem, esse artigo foi realmente melhor do que o outro, porém, só uma pergunta:

Você conseguiu instalar Gentoo em um pentium 300?!?

Você é meu herói, deve ter demorado um mês ou mais, já que só para recompilar um kernel um pentium 300 consome mais de 25 horas, em média, ou você usou processamento distribuido ? Valeeu :D

[6] Comentário enviado por sniper em 07/05/2005 - 15:01h

Claro que tudo depende do uso mas em modo texto creio que não teria restrição para usar as outras distros, nada impede de usar o sarge ou o slack 10 em modo texto para ser um servidor de web, impressão ou um micro de apoio a algum mirror da vida ou até mesmo se você quiser ter seu servidor de arquivos particular (tenho um colega que tem um P100 que ele compartilha como servidor de arquivos com três vizinhos :).Ou até mesmo no modo gráfico com configurações mínimas.

Mas o artigo está muito bom.

[7] Comentário enviado por eternal em 07/05/2005 - 15:12h

Amigo,

Tenho um IBM Aptiva parado num canto, ele tem salvacao ainda? trata se de um P 75mhz com 16mb de memoria, mas o maior problema acredito q seja ainda o sistema de hardware dele, akele negocio MWave ou algo assim, q eh video e modem e som tudo numa placa so, sera q tem jeito de fazer funconar pelo menos para um editor de texto, ou para rodar um navegador? talvez com 32mb?

Vlz

Germano Zang

[8] Comentário enviado por Century_Child em 07/05/2005 - 16:00h

Interessante, eu uso o Damn Small Linux num Pentium 800 com 160MB e só falta sair faíscas de tão rápido.

Estou usando ele agora, com IceWM, XMMS, Firefox, gnuplot e XChat rodando, extremamente estável.

[9] Comentário enviado por flavioc em 07/05/2005 - 20:08h

Vale a sugestão...

Em Belo Horizonte, a PBH desenvolveu junto com a UFMG, o projeto Libertas desktop. A instalação é simples e há uma opção de instalação customizada exclusiva pra pc's de baixa capacidade. Nas versões iniciais era baseada no Fedora 1 e agora parece que está sendo desenvolvido a partir do Debian. A instalação traz o gerenciador de janelas blanes 2000, e KDE 3.2. Roda direitinho até no velho 486.

Veja o Link: http://libertas.pbh.gov.br/

Grande abraço.

[10] Comentário enviado por BillieeoLobo em 07/05/2005 - 20:49h

Obviamente é possivel instalar praticamente qualquer distribuições em um 486 em diante, porém quero dizer usa-las sem perder a perforamace e não achar que só porque o micro é velho é inutil. Mas vamos por partes, eu instalei o Gentoo em um pentium 233 MMX, obviamente fiz algumas xunxeiras, porém o kernel não levou 25h para compilar ... acho que no maximo umas 12 ...
Realmente esqueci do Vector, mas também não é um crime tão abominavel assim, já que o vector é bom porém tem alguns defeitos como a ausência de interface grafica, quem quiser precisa instalar a parte (nunca instalei ele, isso eu li na internet). Mas simon, veja, este artigo eu escrevi justo para suprir tudo aquilo que o pessoal tinha reclamado do outro.
Para o eternal, eu acho que seu pc tem salvação com certeza ! Eu já instalei monkey (kernel 2.0 + blackbox) em 386 dx2 e funcionou bem ainda ...
Agora devo dizer que o recomendavel mesmo é você recompilar o kernel, para que o softmodem funcione. Como ele não deve ter cd, faça o seguinte. Instale o floppyx na maquina. Vamos passo a passo para facilitar:
- inicie o sistema pelo disquete
- baixe na net o lilo ou o grub
- fcsk
- fdformat /dev/hda1
- compile o grub ou o lilo e jogue para a maquina, basta dar um cp -r nas pastas
- agora copie o conteudo do diquete para o hd
- coloque o caminho do kernel no grub ou lilo, o kernel é vmlinuz
- reinicie
- agora basta instalar os arquivos, se quiser interface grafica, instale o x-vesa e o blackbox

Um abraço,

Rafael

[11] Comentário enviado por Psycho_DarknesS em 08/05/2005 - 13:41h

Kurumin é demais além da facilidade (para novos usuarios em linux)ele é bem leve rodando em quase tudo :)

[12] Comentário enviado por reimassupilami em 09/05/2005 - 09:46h

legal o artigo hein... eu to precisando desenterrar um P133, com 32 RAM, hehee... mas tadificil encontrar alguma distro pra isso... eu ja instalei uma vez o Conectiva 6, e até q rodava bem, até mesmo com kde... mas não encontrei nenhum live-cd atual que funcione tão bem...

alguma sugestão?

[13] Comentário enviado por fernandofei em 09/05/2005 - 12:16h

tenho um p133 com 16 de ram hehehe... na opiniao do pessoal, qual a melhor dist??? uso o slack em um pc muito melhor mas queria ver um live no 133 veiaco... falow

[14] Comentário enviado por rootux em 09/05/2005 - 20:57h

fala ai galera

Gostei muto dessa discurçao pessoal pois tenho um P100 parado em casa com win95................ e naum sei q distribuiçao pode rodar nesse micro

P100
8MB d RAM
HD 200 MB

som/video on-board

se alguem puder me ajudar fico muito grato

[15] Comentário enviado por vioflex em 09/05/2005 - 21:20h

Ih, rootux, esse acho que só no modo texto. Você pretende usar ele pra que?

[16] Comentário enviado por donald_duck em 10/05/2005 - 01:28h

Eu ainda acho que não, vioflex. O rootux pode fazer também um XDMCP caso exista uma rede entres esses computadores. Assim o Pentium 100 dele pode até rodar o Need for Speed Underground 2, pelo Cedega, dependendo da outra máquina dele. O modo texto para desktops deve ser usado em último caso, pois isso assusta as pessoas. Ou quem sabe pode até rolar um LTSP...

[17] Comentário enviado por rootux em 10/05/2005 - 08:40h

nao tennho uma ideia pessoal, estava kerendo apenas deixar o micro com alguma serventia, tipo alguma outra distribuiçao do linus como slakware entre outras, mais para estudo mesmo, pois sou um usuario iniciante

mas valeu galera ...........

[18] Comentário enviado por engos em 11/05/2005 - 14:07h

Gostei da sua conclusão dizendo que foi experiência sua, pois alguns testes que fiz, principalmente com o Kurumin 4 e superiores, demonstram exatamente o oposto do que você reportou.

Irei testar a Damm Small Linux e a Chaos, não sabia delas e pra mim foi super interessante esse artigo só por saber sobre elas.

[]s

[19] Comentário enviado por acgoulart em 11/05/2005 - 14:17h

Olá senhores !

Cito também a antlinux (de formiga mesmo...), uma distribuição micro que roda com bem pouca máquina.

Amplexos,

Alexandre

[20] Comentário enviado por omega_indigo em 11/05/2005 - 18:30h

E ai galera da VOL, blz?

Eu testei a Damn Small Linux, e gostei do seu desempenho... é rapida, funcionou legal num duron 950, pentium 150 e 100
O unico senao e a tela de terminal q fica mto pqna dependendo da placa de video, como aconteceu numa Sis 630, mas do resto ficou excelente. Recomendo esta distro!!

[21] Comentário enviado por dhoko em 11/05/2005 - 22:51h

Diznha Linux!

testei num pentiu233mx 32mb de ram.. rodo que é uma beleza!
instalei pra um piá. que reclamava que só dava spyware no pc dele e nem conseguia quase mais mexe em nada(win98) dai instalei o dizinha pra.. fico bão

[22] Comentário enviado por BillieeoLobo em 12/05/2005 - 06:19h

Valeu pela dica alexandre essa distribuição eu não conhecia. O Dizinha é uma boa distribuição também baseado no knoppix. E omega_indigo, que resolução você colocou ?
Um abraço,
Billie

[23] Comentário enviado por Manabu em 29/05/2005 - 15:47h

O Linux já superou o Win98 e o XP mas o grande desfio mesmo é superar o 95 :P

Ou alguém pode me dizer um linux com interface gráfica que instala por disquete em um 386 com 8 mb de memória e em menos de 120 mb de HD?


Para configurações menos pré-históricas (a partir de 486 com 16mb de ram e disco de 500mb) faltou citar três boas distros:

Vector linux: Boa distribuição baseada no slackware e otimizada para pcs antigos. http://www.vectorlinux.com/

Deli linux: Outra distribuiçao baseada no slackware mas essa pega coisas ainda mais velhas, o "a partir" que eu falei acima. www.delilinux.de

Dizinha linux: Baseada no kurumin mas otimizada para pcs antigos. Mais ou menos o mesmo peso do que o vector. Em português. http://dizinha.codigolivre.org.br/


O kurumin não é realmente para computadores antigos... é preciso no mínimo um p300 com 96mb de ram para rodar com kde 3.3, sendo que o recomendado é a partir de 128 megas.


Mas sinceramente: acho que a melhor utilidade para esses computadores muito antigos é serem parte de uma rede de ltsp com o Kurumin Terminal Server por exemplo.

[24] Comentário enviado por edu_ardo em 07/12/2005 - 02:54h

como instalar o kurumin no hd se possivel passo a passo...
minha velharia e um P 233mhz-112de ram-hd de 1.5ghz
meu e-mail:edu_ardo1974@yahoo.com.br
se alguem puder me ajudar eu agradeco, pois to louco pra conhecer esse os.

[25] Comentário enviado por vanderleicardoso em 12/04/2008 - 11:40h

como instalar o kurumin ou outra versão mais amigavel em micros K6
II 400/500 com 128RAM?
e-mail: vanderleicardososilva@hotmail.com
Auxilie neste quesito desde entao agradeço

[26] Comentário enviado por fersandmir em 12/02/2009 - 17:02h

cara tenho um pc encostado, é um celeron 400 com 128 mg de ram, hd de 40 gb e tem win 98 se, precisava de um linux que fizesse algumas funções que o xp faz como: reconhecimento e uso de pendrive, máquinas fotográficas digitais, celulares, tudo isso com leveza e estabilidade melhores que esse win que está na máquina hoje, há alguma possibilidade? peço sua ajuda nesse sentido, espero resposta em meu e-mail fersandmir@bol.com.br, desde já agradeço a compreensão, um grande abraço.



Contribuir com comentário