Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · SoftwareLivre.org · UnderLinux

Linux banner
Linux banner
Linux banner
Linux banner


» Screenshot


Artigo

Instalando o Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron
Linux user
wdmatheus
13/10/2008
Esse artigo visa ajudar os que desejam iniciar no Linux. Aqui tento ser simples e objetivo ao guiar o iniciante na instalação do Ubuntu 8.04 (Hardy Heron).
Por: wdmatheus
[ Hits: 51431 ]
Conceito: 9.5   4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Introdução

Seguindo a sugestão do Fábio, decidi elaborar um artigo abordando a instalação do Ubuntu Hardy Heron voltado aos iniciantes que, faço minha as palavras do Fábio, caem de pára-quedas aqui.

Pensando em como elaborar o artigo, decidi deixar o mais próximo possível da situação que um iniciante enfrentaria. Sendo assim, usei o Virtualbox e instalei o Hardy Heron em um disco virtual já existente com o Windows XP instalado.

Corro o risco de parecer repetitivo, pois aqui mesmo no VOL já existe um excelente artigo abordando a instalação do Ubuntu Linux, no caso a versão 7.04 Feisty Fawn, já que são poucas ou nenhuma as mudanças na instalação de uma versão para outra:

Instalando Ubuntu 7.04 Feisty Fawn

O cd do Hardy Heron pode ser obtido de duas formas:

Requisição à Canonical, que enviará o cd gratuitamente (necessário realizar cadastro).

https://shipit.ubuntu.com/

Download da imagem do cd de um dos mirrors:

http://www.ubuntu-br.org/download
http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Não abordarei aqui como queimar uma imagem ISO em cd, pois esse não é o objetivo do artigo.

Com o cd em mãos podemos começar a instalação. Configure a BIOS do seu PC para dar o primeiro boot pelo CD e mãos a obra.

    Próxima página >>




Páginas do artigo

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por douglas_moreno em 13/10/2008 - 11:52h:

E ai wdmatheus, mais uma vez ajudando a galera nova que "cai de para-quedas" aqui !
Muito bom !!! Simples e direto, pra qualquer um instalar sem dúvidas.

Parabéns !


[2] Comentário enviado por dylon em 13/10/2008 - 15:00h:

parabens pela iniciativa cara!! tenhu divulgado muito o ubuntu 8.04 depois da palestra que vi (qui em recife) de um representante da canonical, ele usava o beryl+compiz, quando mostro para amigos, parentes, ... o ubuntu funcionando com o beryl+compiz 90% deles instalão na hora o ubuntu na maquina 8% decidem instalar pouco tempo depois e 2% não tem placa de vídeo e não podem instalar!!
=/

esse artigo foi para o meu favorito!! assim fica mais facil de mandar um link ensinando a instalar o poderoso Ubuntu 8.04 e rumo ao 8.10.
\o/


[3] Comentário enviado por pinduvoz em 14/10/2008 - 06:05h:

Para quem já seguiu este excelente passo-a-passo da instalação que agora passa a integrar o VOL, vale indicar aqui outra excelente fonte de informação sobre a configuração pós-instalação do Ubuntu:

http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito-versao-804/

Seu Ubuntu vai ficar realmente perfeito.


[4] Comentário enviado por comfaa em 14/10/2008 - 09:01h:

Muito Bom Artigo !!!

Abraços


[5] Comentário enviado por tinti em 14/10/2008 - 11:17h:

Muito bom,

Nossa vão achar que te copiei na faculdade, fiz uma apresentação de como instalar o linux igualzinha, usando o vbox tb!!!

Vlws


[6] Comentário enviado por BARAO em 14/10/2008 - 12:49h:

Ola wdmatheus tentei instalar o Ubuntu 8.4 mais quando chega na tela instalação na parte que vc escolhe o teclado ele reinicia o micro não deixando fazer a instalação.

Muito Obrigado!


[7] Comentário enviado por wdmatheus em 14/10/2008 - 13:29h:

Olha Barao, eu ainda não ouvi ou vi nada sobre esse tipo de problema. A fonte de tal pode estar no cd que você queimou. Sugiro , se tiver disponibilidade para tal, que baixe novamente o ISO do cd e queime novamente com a velocidade mais baixa possível em uma mídia de qualidade.

Vou pesquisar para ver se encontro algo relacionado com seu problema e como solucionar.

Por enquanto é isso, peço desculpas por não poder ajudar mais.

Ps: Você testou somente com um layout de teclado? Se não tente com um layout diferente, se a instalação prosseguir o layout pode ser acertado depois da instalação.


[8] Comentário enviado por BARAO em 14/10/2008 - 21:45h:

Oi wdmatheus sobre as queima ja foi feita varias tentativas dando o mesmo erro sobre baixar o arquivo ISO ja tentei.
Vou tentar com outro layou de teclado.
Obrigado!


[9] Comentário enviado por oliviofarias em 16/10/2008 - 00:57h:

Show de bola o artigo Dr :c)
Agora que tal atualizar para 8.10 quando sair?
Estou esperando XD
Abraços e parabéns pelo artigo nota 10


[10] Comentário enviado por black.vulture. em 16/10/2008 - 11:05h:

Wendel, é black.vulture. Parabéns pelo artigo, dividir nossa técnica c. alguém interessado em aprender é extramamente válido, apesar de n. gostar muito da expressão "cair de pára-quedas, tendo em vista q. muita gente, assim como eu é novado em linux, e apresenta desejo de "estar" apreendendo continuamente.Abraço.........black.vulture.1@hotmail.com


[11] Comentário enviado por paulabelem em 16/10/2008 - 15:23h:

Tenho um "velho" Pentium 150 com 64 de Ram que só roda Win98SE, é possivel instalar nele o Ubuntu e tirar o Windows e se for possivel isso irá melhorar ou não esse meu "velhinho" que já estava aposentado??? com isso poderei voltar a utilizar essa minha velha carrocinha...
Bjs
Paulinha


[12] Comentário enviado por wdmatheus em 16/10/2008 - 16:24h:

Paula, não é possível. A configuração mínima para instalação do Ubuntu 8.04 requer pelo menos 256 MB de memória RAM. Recomendo que você de uma olhada no artigo abaixo:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ressuscitando-os-386-e-486-da-vida-com-Linux/


[13] Comentário enviado por lbsouza em 04/03/2012 - 19:32h:

Apesar de meus 64 anos.descobri recentemente mais uma paixão: a Informática...Procurei uma Loja e mandei montar um PC...tempos depois recebo uma Mensagem de Windows não Original...daí prafrente já formatei meu Pc 3 vezes (em um ano e 3 meses) já estou !"P" da vida com o Windows. de Ultimate para XP 2003...2000...daqui a pouco algum ténico me sugere o 98...95!..
Dai minha pergunta: Meu PC é PCWare 500 HD e 2Gb...Posso Instalar Linux sem precisar Formatar depois? ou desinstalar o Windows e os Offs?... Posso voltar depois, caso não me adapte?
Por favor, alguém me oriente, considerando não meus 64 mas minha condição de aprendiz!
Grato: Lupercio barbosa.


[14] Comentário enviado por lbsouza em 04/03/2012 - 19:52h:

Depois do comentario ou pergunta formulada, é que encontrei (já expliquei:sou aprendiz) a orientação para instalação, o que respondeu a minha pergunta...menos quanto à desinstalação.
Já vi tambem que tenho que passar por um processo de Queimar o CD , e isso realmente eu não sei o que significa, pode me ajudar? Obrigado.


[15] Comentário enviado por wdmatheus em 04/03/2012 - 22:31h:

Olá Souza,

Cara, esse artigo é bem antigo e portanto, pelo menos acredito eu, obsoleto. Faz tempo que não estou ativo na comunidade, na verdade só estou respondendo seu comentário por consideração a comunidade, já que fui eu quem escreveu o artigo, e por que recebi seu comentário por email através do VOL, caso contrário nem saberia do mesmo.

Pelo que eu vi, o Ubuntu está na versão 11.10, se não me engano, pelo menos 5 acima da versão utilizada nesse artigo. Não posso dizer com certeza se seu PC suporta essa versão pois as informações que você forneceu não são suficientes mas se tiver que dar um chute eu diria que sim.

Você só se preocupará em formatar seu PC após a instalação de uma distribuição Linux se você não gostar ou e se adataptar a mesma. Caso contrário sua única preocupação será com atualizações.

Os Offs que você se refere acredito que seja a suite Office do Windows. Há alternativas para o Linux, tais como o Libre Office. A questão é a adataptação de uma suite para outra, pois como já disse em diversos tópicos aqui no VOL, se tem duas coisas que a MS fez direito foi o Office e o Windows Live Messenger ( e o Visual Studio entra nessa lista também ).

Você pode instalar o Linux sem desinstalar o Windows ficando assim com os dois sistemas no seu PC. Acredito que o processo para se particionar e preparar o disco rígido para os dois sistemas sejam bem parecidos com o mostrado nesse artigo.

Minha sugestão, peça ajuda no fórum. Como já mencionei, faz pelo menos 3 anos que não sou membro ativo na comunidade. Ainda utilizo Linux, o bom e velho Arch Linux, mas estou por fora das maiores novidades. Quando preciso de alguma informação é sempre para o Arch Linux e sempre a busco no fórum ou Wiki do Arch Linux. No fórum você com certeza vai encontrar membros ativos mais atualizados que eu. De repente até te indicam uma outra Distribuição ou um how to mais atualizado.

Um grande abraço.




Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.