Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · SoftwareLivre.org · UnderLinux

Linux banner
Linux banner
Linux banner
Linux banner


» Screenshot
Linux: Linux Mint LXDE
Por nexusnod


Artigo

Instalando e configurando uma impressora multifuncional Epson Stylus CX3500
Linux user
cyrofilho
11/06/2005
Este artigo visa fornecer o procedimento completo para a instalação da multifuncional Epson Stylus CX3500 no Linux, com direito a tudo funcionando, ou seja, impressora (CUPS) e scanner (Xsane). Este procedimento provavelmente também funcionará para outras multifuncionais, inclusive de outras marcas.
Por: Cyro Côrte Real Filho
[ Hits: 72004 ]
Conceito: 9.0   4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Introdução e instalação

Bem pessoal, este é o meu primeiro artigo tanto aqui no Viva o Linux quanto em qualquer outro site, portanto gostaria de comentários sobre os pontos fortes e os fracos do mesmo, para que num próximo, possa melhorar a qualidade.

Bom, mas vamos deixar de conversa e começar logo a configuração.

O que me levou a escrever este artigo foi que recentemente adquiri uma multifuncional Epson Stylus CX3500 e tive certa dificuldade para fazê-la funcionar perfeitamente (scanner). Não encontrei nenhum texto em português explicando o procedimento, por isso resolvi escrever este.

A distribuição utilizada na instalação foi o Ubuntu Hoary 5.04, que acho uma fantástica distribuição, tanto para iniciantes como para o pessoal experiente. O Ubuntu já vem com todos os pacotes necessários para a instalação desta multifuncional, no entanto é preciso algumas configurações extras para que o scanner funcione corretamente. Caso utilize outra distribuição, certifique-se de ter instalado o CUPS (www.cups.org) e o Xsane (www.xsane.org) nas últimas versões disponíveis para os mesmos. Não vou entrar em detalhes da instalação dos dois, pois vai variar muito de distribuição para distribuição.

Certifique-se também de instalar os pacotes de drivers caso sua impressora seja uma HP (hpijs e hpoj no Ubuntu e provavelmente no Debian). Para o caso de nossa Epson CX3500, instale também o pacote escputil, que instala alguns bons utilitários para impressoras Epson.

    Próxima página >>




Páginas do artigo
   1. Introdução e instalação
   2. Configurando a impressora
   3. Configurando o scanner
   4. Testando e finalizando

Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por Anunakin em 31/10/2005 - 11:44h:

Puts se Eu tivesse lido este seu artigo antes teria me poupado de ler a documentação do SANE.... mas configurei perfeitamente o Scanner da CX3700..
com a seguinte config:
/etc/sane.d/epson.conf
usb 0x04b8 0x0818

Só falta imprimir...


[2] Comentário enviado por brtrator em 07/11/2005 - 08:55h:

Uma duvida tem como instalar e configurar esta impressora via Shell, pois coloquei ela num servidor e este nao uso a parte grafica, e a impressora uso somente para copias e impressao.???
Obrigado


[3] Comentário enviado por cyrofilho em 11/11/2005 - 15:56h:

Sim, tem. Abre um navegador qualquer em uma das estações de sua rede e digita:

http://ipdoserver:631

Claro que no server tem que estar instalado o servidor de impressão cups, dai é so configurar através da interface que vai abrir. Qualquer dúvida pergunta.

Cyro


[4] Comentário enviado por lmolina em 18/11/2005 - 19:54h:

Muito bom o artigo.

Uma pergunta: Como você testa o nivel de tinta da StylusCX3500. Minha impresora esta marcando baixo nivel de tinta mas eu no consigo saber que cor esta baixo.

Obrigado,
lmolina


[5] Comentário enviado por cyrofilho em 23/11/2005 - 20:30h:

Ok, nunca testei, mas tem um utilitario chamado escputil que checa o nível da tinta, bem como faz a limpeza nas cabeças de impressão (já fiz) e alinha as cabeças (tentei mas não consegui). Você precisa instalar o mesmo na sua distribuição (caso seja um ubuntu ou debian ou kurumin, um apt-get install escputil resolve).

Para limpar as cabeças: escputil -m CX3200 -c
Para ver o nível de tinta: escputil -i
Para alinhar as cabeças: escputil -m CX3200 -a (comigo não funciona)

AVISO: Não dou garantia que vá funcionar, e segundo o manual do escputil as opções de limpar as cabeças e a de alinhar as cabeças podem danificar a impressora. Faça por sua conta e risco. Embora eu já tenha feito na minha e não deu algum problema.

Qualquer coisa pergunta.

De nada.

Cyro


[6] Comentário enviado por lmolina em 28/11/2005 - 23:49h:

Instalei o escputil mas não consigo testar com escputil -i -r /dev/usb/lp0 pois retorna... Cannot parse output from printer
???

Ache outro utilitario "mtink" nos packages debian. Este corre bem (estando como su), e apresenta os nível de cor numa janela. O problema que tem trocado as cores, o cartridge preto apresenta-se na janela como amarelo (as outras cores não sei, mas com tempo acharei quem é quem...)

Obrigado,

Lmolina


[7] Comentário enviado por rhesus em 28/02/2006 - 17:08h:

Oi

Estou usando o Red Hat 9.0 e consegui fazer funcionar a impressora do jeito qu você descreveu. Porém tive problemas ao instalar o Scanner.

Eu abri um terminal e digitei lsusb como superusuário, mas ele respondeu que esse é um comando desconhecido.

Existe outra maneira de resolver esse pepino?

Obrigado.

Rhesus


[8] Comentário enviado por madrigal em 06/03/2006 - 01:33h:

A impressora instalei blz.

Mas o scanner... não consigo chegar ao arquivo pra modificá-lo, dá mensagem que eu não tenho permissão, mesmo eu estando como root.

Abri a pasta diretamente, encontrei o arquivo mas lá diz que é somente leitura.

como posso alterar então?


[9] Comentário enviado por removido em 29/04/2006 - 19:29h:

Muito bom esse artigo pois tenho essa impressora; vou testar no meu Mandrake.


[10] Comentário enviado por celsopimentel em 10/01/2007 - 17:13h:

Pessoal preciso de uma ajuda. Utilizo o ubuntu 6.06, tenho um scanner HP conectado, quando vou no xsane scanner ele não localiza o scanner e sim a minha web cam. O que eu faço para configurar o scanner corretamente? agradeço muito pela dica.



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.