Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux · BestLinux
» Screenshot
Linux: Gnome + Screelents + Compiz
Por nohero



» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha

» Wallpaper


Artigo

Hugin - Criando fotos panorâmicas navegáveis
Linux user
andreuebe
28/03/2009
Este artigo se propõe a ensinar como instalar e fazer uso das funções básicas do Hugin, programa para elaboração de foto panorâmicas e foto mosaicos, assim como criar fotos panorâmicas navegáveis através do Pano2VR (ou programas similares).
Por: andre uebe
[ Hits: 13436 ]
Conceito: 10.0   1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Introdução

O uso de fotos panorâmicas remonta o século XIX, quando, nos grandes circos, intentava-se reproduzir artificialmente a realidade de algum contexto ou situação.

Com o desenvolvimento tecnológico e o surgimento da informática, a tarefa de criação de fotos panorâmicas e fotos mosaicos tornaram-se muito mais fácil, quer seja pela possibilidade de edição das fotos, quer seja pelo uso de programas que facilitam a "costura" entre as fotos.

Neste artigo pretende-se mostrar como se pode utilizar o Hugin, um software livre para fazer a montagem de fotos e, ainda, como utilizar o pano2VR para criar arquivos flash ou quicktime navegáveis das fotos panorâmicas montadas.

Instalação do Hugin

O Hugin pode ser obtido através do site oficial: http://hugin.sourceforge.net/download/

Existem versões de instalação para:
No caso do Linux, existem ainda opções para as distribuições:
Apesar das instruções descritas acima, a instalação do Hugin no Ubuntu é bem simples:

$ sudo apt-get install hugin

Próxima página >>


Páginas do artigo

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por joserribeirojuni em 28/03/2009 - 08:56h:

Cara, que legal em !
rsrsrsrs
Otimo artigo !

[2] Comentário enviado por andreuebe em 29/03/2009 - 20:38h:

Obrigado! Divirta-se!

[3] Comentário enviado por andreuebe em 29/03/2009 - 20:53h:

Esquecí de avisar que a última foto do link "Softwares para gerar fotos panorâmicas móveis de 360 graus" (onde aparece Pano2VR Trial) é uma exemplo de Foto Panorâmica móvel em Flash. Ou seja, desde que o plugin java no seu mozilla esteja funcionando, você poderá "passear" pela panorâmica clicando com o mouse e arrastando sobre a foto.

Abs

Andre



[4] Comentário enviado por andreuebe em 29/03/2009 - 20:54h:

(...) E outro detalhe. As teclas + e - variam o zoom.

[5] Comentário enviado por vgmdc em 10/08/2009 - 18:06h:

Muito bom esse artigo...

eu estava tentando criar uma página com esse tipo de efeito e encontrei vocês....
obrigada...valeu mesmo


Contribuir com comentário
CAPTCHA
[ Recarregar imagem ]

Digite o código acima:

  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.