Pois é, muitas vezes passo por essas situações, encontro um conteúdo fixo numa página, mas não consigo fazer download, por ser (no caso mais frequente) flash, e um exemplo concreto disso são os vídeos do YouTube. Em circunstâncias normais não é possível fazer download desses vídeos, pois são em flash e não permitem o download. Nesse artigo veremos um recurso muito interessante do Mozilla Firefox que nos vai dar uma grande ajuda no caso.
Tecnologias a usar
Nesses casos usa-se duas ferramentas simples de usar e leves. Contudo o cliente precisa acessar a Internet usando o
Mozilla Firefox Web Browser, um browser que simplifica e facilita a vida do cliente nas suas passeatas pela Internet, oferecendo recursos fantásticos através da instalação de Add-Ons, que permite ao usuário utilizar vários serviços, sem precisar usar outras ferramentas, como o caso que vamos ver. Por isso aconselho severamente que todos usem o Firefox, um Web browser simplesmente fantástico.
Um dos Add-Ons do Firefox é o
UnPlug, um utilitário que reconhece conteúdos multimídia da página visitada e permite que este conteúdo seja baixado para o computador do cliente em extensão FLV.
Uma outra ferramenta que precisamos é um conversor para convertermos o conteúdo de FLV para MPEG ou AVI. Na procura da melhor solução (mais leve e fácil de usar), encontrei este que é bem levinho, que apesar de ser para Windows, pode ser usado em
Linux sem problemas através da emulação com o Wine (e por isso o usuário precisa ter o Wine instalado).
FLVConverter, um software que converte com boa qualidade e rapidamente arquivos com extensão FLV para MPEG e AVI.