Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Kurumin 4.1
Por rdutra
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Criando um painel de rede em PHP
Linux user
fabio
04/11/2002
Este artigo mostra como criar um painel para monitorar as máquinas de sua rede. O objetivo do aplicativo é identificar quando um ponto de rede deixa de responder, evitando que alguma máquina que rode serviços essenciais fique fora do ar por muito tempo.
Por: Fábio Berbert de Paula | Blog: https://twitter.com/fabiodovol
[ Hits: 45330 ]
Conceito: 10.0   1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Elaborando o script - parte 1

A primeira atitude que qualquer administrador de redes toma quando vai verificar a integridade de uma máquina é abrir um terminal e disparar pacotes ICMP com o comando ping contra essa. Está escrito no manual,sempre comece pelos problemas triviais, pois eles são as causas de 99%dos problemas que podem comprometer o funcionamento da rede de sua empresa.

Agora a pergunta, o que pode lhe tornar um profissional diferenciado ? Ora,o fato de você estar apto a identificar uma falha de forma mais rápida que os outros é uma. É aqui que entram os recursos que a programação lhe oferece. A facilidade de iteração com servidores provida por linguagens interpretadas como o PHP é um recurso que não pode ser desperdiçado. Foi seguindo essa linha de raciocínio que resolvi escrever este artigo, onde criaremos um aplicativo usado para monitorar as máquinas de sua rede usando PHP e o comando ping.

O primeiro passo na construção de nosso script será definir um cabeçalho usado para recarregar nosso script de tempos em tempos. Podemos fazer isso usando a tag meta do HTML:
<META HTTP-EQUIV="Refresh" CONTENT="60">
Neste caso, nosso script será recarregado a cada 60 segundos. Em seguida, vamos definir o array que contém informações sobre os nossos servidores.
<?
$servidores = array (
"fabio.vivaolinux.com.br" => "200.215.128.83",
"webmail.vivaolinux.com.br" => "200.215.128.241"
);
?>
Neste exemplo utilizei dois hosts do meu site, substitua-os com sua própria configuração, mantendo o formato original hostname => ip.

Próxima página >>




Páginas do artigo
   1. Elaborando o script - parte 1
   2. Elaborando o script - parte 2
   3. Elaborando o script - parte final

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por arknoid em 29/12/2003 - 17:07h:

pô nunca imaginaria que ia ter artigo asism no VOL!
blz cara!

[2] Comentário enviado por reimassupilami em 17/09/2004 - 15:48h:

caramba, muito bom hein... faz tempo q uso php e linux, mas nunca tinha pensado em fazer scripts pra administrar a rede... muito interessante...

até me animei, vou pensar em mais coisas q posso fazer assim...

valeu cara...

[3] Comentário enviado por ciclano em 11/10/2004 - 23:29h:

Show mesmo. Testei e funcionou. Só que no meu caso precisaria monitorar Hosts que usam o No-IP em outras cidades. Quero dizer, não tem IP Fixo. Como o ip muda todo dia não consegui pois tudo da resposta como online. Como eu poderia fazer ?

[4] Comentário enviado por dh-00 em 25/10/2004 - 10:52h:

show, mas agora gostaria de implementar o envio de e-mail? alguem tem esse codigo????

[5] Comentário enviado por filype em 15/05/2005 - 04:53h:

pow cara q shoooooooowww eu estava precisando mto disto só tenho mais uma duvida q vou precisar consultar um forum.


[6] Comentário enviado por adrpat em 26/11/2005 - 22:53h:

estou iniciando na adm do linux e axei mt bom este artigo. jah vou colocar em pratica. vlw

[7] Comentário enviado por as1978 em 24/04/2006 - 15:37h:

Nota 10, sou iniciante e estava procurando um artigo com um exemplo de monitoramento. Simples porém mas muito eficiente, valeu cara!!

[8] Comentário enviado por GuilhermeCunha em 04/07/2007 - 17:06h:

Artigo Bom!

Warning: shell_exec(): Cannot execute using backquotes in Safe Mode in /var/www/vhosts/servermob.com/httpdocs/painel2.php on line 18

Outra coisa, um apache com acesso a shell_exec() não seria vulnerável pelo fato de poder executar comandos na shell?
Abraços...

Guilherme.mob@gmail.com

[9] Comentário enviado por robertofonseca em 30/07/2007 - 17:25h:

Excelente artigo!!!
Minha contribuição:
} else {
mail("seuemail@seudominio.com.br","SERVIDOR" .$site, "servidor fora do ar");

apos o else, se o servidor estiver fora do ar, ele manda um email para o seu email com o texto servidor fora do ar.

[10] Comentário enviado por agl77 em 15/04/2008 - 15:08h:

Fantastico isso. Vai me ser util pra umas experiencias!
vlw

[11] Comentário enviado por comfaa em 28/10/2008 - 13:02h:

muito legal !!!


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.