Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Kurumin 3.0
Por Outsider_
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Configurando o monitor no SuSE 10.1
Linux user
removido
27/10/2006
Neste artigo descrevo a solução de um problema que afeta os usuários do SuSE Linux, que é o de não conseguir ampliar toda a tela do monitor, ficando com enjoadas tarjas pretas nos cantos da tela.
Por: Perfil removido
[ Hits: 15154 ]
Conceito: 9.6   5 voto(s)5 voto(s)5 voto(s)5 voto(s)5 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Introdução

Quando migrei do Kurumin para SuSE Linux, decepcionei-me pela distro não configurar automaticamente meu monitor "Samsung SyncMaster 793v" para preencher toda a tela, o que não ocorreu no Kurumin. Acredito que muitos usuários estão passando ou passaram pelo mesmo problema, deixando-o insatisfeito, correndo o risco de migrar para outra distro ou mesmo regressar para o Windows.

Antes de mais nada você precisa obter mais informações sobre seu monitor, especificamente o "Sincronismo Horizontal e Vertical" para não configurar errado. Segue o link do site da Samsung para baixar seu manual:
1°) Em "Type 2. Step by Step Select a product category", selecione "Computer e Related Products";

2°) Selecione abaixo "Monitor";

3°) Selecione abaixo o tipo de seu monitor, no meu caso "CRT";

4°) Selecione abaixo o modelo de seu monitor, no meu caso "793v";

5°) No meu caso, cliquei em "793V User Manual (ver.1.0)". Em seguida, clique no link do arquivo "pdf" para baixar o manual.

OBS: Lembrando que o manual citado acima serve para os seguintes modelos de monitores Samsung SyncMaster:

591S
793S
591V
793V
783DF
793DF
795DF
797DF
997DF
793MB
795MB

Quando abrir o manual no Adobe Reader, localize e clique no lado esquerdo a palavra "Specifications". Procure pelo seu modelo e veja o valor suportado pelo seu monitor em "Synchronization". Veja a imagem abaixo a especificação do meu monitor Samsung SyncMaster 793v:

Próxima página >>




Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configurando
   3. Conclusão

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por PCMasterPB em 27/10/2006 - 08:14h:

Tudo bem fazer isso assim, mas você tem uma ferramenta poderosa no Suse que é o Sax2, com ele vc configura o monitor e muitas outras coisas nesta distro sem muita dor de cabeça. Para acessar este aplicativo, basta num terminal qualquer fazer isto:

# sax2

Teste ele que vc verá que é uma mão na roda nesta tarefa. ;)

[2] Comentário enviado por porongo51 em 27/10/2006 - 09:19h:

Verdade PCMasterPB
o sax2 é uma ferramenta muito boa mesmo
já me quebrou um galhão!
qts configurações erradas eu já consertei com ele :-D


[3] Comentário enviado por edulimaabreu em 28/10/2006 - 14:12h:

Quando fui testar o SUSE tive o msm problema que vc (monitor itautec-philco), mas nem me lembrei de configurar pelo xorgconfig. Acabei desistindo do SUSE e instalando o Ubuntu.
Valeu pelo artigo, da proxima vez q eu formatar o PC eu irei instalar o SUSE e configurar pelo xorgconfig.

[4] Comentário enviado por removido em 31/10/2006 - 22:24h:

Com certeza o sax2 é excelente, mas o objetivo deste artigo é justamente oferecer aos usuários outras possibilidades de configurações.

:::... Viva o Linux ...:::


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.