Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Wine rodando Age Of Mithology
Por slackmen
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Como instalar driver da placa wireless no notebook Asus Eeepc com Ubuntu / KUbuntu
Linux user
andreuebe
26/05/2008
Em outro artigo orientei como instalar o Ubuntu / KUbuntu no notebook Asus Eeepc e comentei o motivo pela qual não deixei instalada a distribuição Xandros nativa. Posteriormente a instalação, descobri que a placa de wireless estava com o driver instalado, mas não funcionava. Com um pequeno ajuste (que relato neste artigo), pretendo orientar como colocar a placa de wireless para funcionar.
Por: andre uebe
[ Hits: 35280 ]
Conceito: 10.0   1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Drivers proprietários

Muitos fabricantes, como a Atheros, desenvolvedora da placa de wireless (rede sem fio) disponível como hardware do Asus Eeepc, não abrem o código fonte dos drivers que controlam os hardwares fabricados.

Esta prática que envolve contratos de alto valor por uso de exclusividade em um certo SO proprietário promove grande "dor de cabeça" aos desenvolvedores de software livre, que tem que fazer, muitas vezes, engenharia reversa para achar soluções equivalentes que façam os hardwares funcionarem no Linux.

Outras vezes, o fabricante desenvolve uma solução para Linux, mas com código fonte fechado. Apesar de ser uma opção, a garantia de funcionamento é duvidosa, como veremos mais adiante.

O Wireless no Asus Eeepc com KUbuntu / Ubuntu

O Ubuntu possui diversas versões e, dentre elas, pode-se destacar:

Ubuntu - Versão tradicional com o ambiente gráfico Gnome
http://www.ubuntu.org.br/

KUbuntu - Versão com o ambiente gráfico KDE
http://www.kubuntu.org.br/

Edubuntu - Versão Educacional do Ubuntu
http://www.edubuntu.org/

Xubuntu - Uma versão "light" para computadores menos "parrudos" com o ambiente gráfico XFCE
http://www.xubuntu.org/

Para quem optar pelo Xubuntu, não vai ter problemas de reconhecimento do wireless no Eeepc, mas quem optou, como eu, pelo Ubuntu ou KUbuntu, verá que mesmo com o driver proprietário da Atheros instalado, a rede não é detectada.

Para colocar em funcionamento o wireless, o procedimento é simples:

1. Obter a versão do driver para Windows
2. Instalar um programa no Linux que gerencie o driver.

Veremos como fazer isto a seguir.

Próxima página >>




Páginas do artigo

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por RhuanLima em 26/05/2008 - 20:10h:

SHOWWWWWW valeu a adica andré!!!

[2] Comentário enviado por andreuebe em 23/06/2008 - 12:56h:

Disponha!

Se quiser, pode usar o driver que vem no CD, eliminando a necessidade da etapa 2.

Abs

Andre

[3] Comentário enviado por andreuebe em 26/06/2008 - 18:22h:

Se mesmo apos a configuraçao nao houver transmissao de pacotes, tente alterar uma configuraçao do Ubuntu pela dica:

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=10674

Abs

Andre


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.