Cenário: Você em sua empresa ou casa possui Debian 4.0 e deseja enviar arquivos para um Palm, Notebook ou celular via Bluetooth.
Desenvolvimento: Com o avanço do Linux nos dias de hoje, isso não é nenhum bicho 7 cabeças, porém requer do administrador um pouco de curiosidade e tempo para disponibilizar esse serviço nas máquinas de sua empresa ou casa.
Para isso iremos utilizar o nosso famoso "apt-get", que é uma mão na roda e depois iremos editar alguns arquivos para reconhecer os dispositivos Bluetooth.
Bom... vamos lá!
Instalação dos pacotes
Primeiro passo é baixar e instalar os pacotes necessários para o funcionamento do Bluetooth em nosso Debian.
1) Abra um terminal e como root instale os pacotes:
# apt-get install bluez-utils bluez-gnome bluetooth
Após o término da instalação clique no menu Desktop-> Preferências-> Bluetooth Preferences e marque a segunda opção: "Only Display when adapter present".
Espete o adaptador USB na porta, se tudo ocorrer bem um ícone logo irá aparecer na barra próxima ao relógio.
Como o adaptador é um dispositivo USB vamos listar todos os dispositivos USBs detectados com o seguinte comando:
$ lsusb
Essa é a linha referente ao meu adaptador:
Bus 001 Device 003: ID 1031:1951 Bluetooth Adapter
Essa linha mostra que o adaptador foi detectado, mas ainda não podemos dizer se está ativo/inativo.
Para verificar, no terminal execute o comando:
$ hciconfig
hci0: Type: USB
BD Address: 00:12:11:22:CF:F9 ACL MTU: 678:8 SCO MTU: 48:10
UP RUNNING PSCAN ISCAN
RX bytes:420 acl:0 sco:0 events:19 errors:0
TX bytes:323 acl:0 sco:0 commands:19 errors:0
A linha "UP RUNNING PSCAN ISCAN" significa que o adaptador está ativo e funcionando, agora se o retorno for:
hci0: Type: USB
BD Address: 00:00:00:00:00:00 ACL MTU: 0:0 SCO MTU: 0:0
DOWN
RX bytes:0 acl:0 sco:0 events:0 errors:0
TX bytes:0 acl:0 sco:0 commands:0 errors:0
A linha "DOWN" significa que o adaptador foi detectado, mas não está ativo.
Se ocorrer vamos ativá-lo:
$ hciconfig hci0 up
Em seguida execute o comando hciconfig novamente e verifique se a linha UP RUNNING PSCAN ISCAN apareceu.
Dessa forma seu dispositivo está pronto!
[1] Comentário enviado por
G-L1nk em 16/10/2007 - 11:04h:
veja esse retorno...
serverme:/home/adm-gss# /etc/init.d/bluetooth restart
Restarting bluetooth: hidd hcid sdpd hiddsyntax error line 7
syntax error line 7
syntax error line 7
rfcomm.
oque sera que ouve? a linha 7 não é a troca do "no" por "yes"?
[2] Comentário enviado por
binorj em 10/06/2008 - 00:54h:
No meu não funciona de jeito nenhum. eu tenho um Sonyericsson e um adaptador Planet BT-320U, mas quando insiro o comando hcitool scan
ele não encontra o aparelho. O Bluetooth do aparelho está ativado, os pacotes instalados, o dispositivo bluetooth funcionando, mas não entendo porque o mesmo não consegue achar o endereço mac do telefone celular. Queria uma ajuda. Desde já agradeço.
fabianosduarte@yahoo.com.br
fabianosduarte@hotmail.com
[3] Comentário enviado por
rogermsouza em 01/08/2008 - 00:28h:
O meu também deu o mesmo erro.
Restarting bluetooth: hidd hcid sdpd hiddsyntax error line 7
syntax error line 7
syntax error line 7
rfcomm.
Poderia dizer o que há?
[4] Comentário enviado por
betoavr2010 em 14/12/2010 - 16:15h:
Gostei do artigo, muito bom! Atraves dele consegui configurar o meu bluetooth no Linux Debian Lenny
[5] Comentário enviado por
mbprado em 06/01/2011 - 11:04h:
Quem tiver "syntax error line 7" Descomentar as chaves no rfcomm.conf