Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Ubuntu Feisty Fawn recém instalado!
Por IcePeak
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Bioloid Control: Robótica virtual em Linux
Linux user
cabelo
29/07/2008
Como muitas pessoas, acredito que em breve os robôs estarão presentes em nossas vidas como os computadores nos dias atuais. O projeto Bioloid Control disponibiliza um robô virtual permitindo ao usuário estudar alguns conceitos de robótica simulando o Bioloid Comprehensive Kit.
Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) | Blog: http://cabelovivaolinux.wordpress.com/
[ Hits: 31963 ]
Conceito: 9.7   5 voto(s)5 voto(s)5 voto(s)5 voto(s)5 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Introdução

Bioloid Control é um projeto criado para simular e comunicar com o kit didático de robótica Bioloid Comprehensive Kit, fabricado pela robôtis.

Controlar um robô impõe um certo grau de dificuldade relacionado às necessidades básicas como a auto localização, localização de outros elementos, tomada de decisão, equilíbrio e sustento do próprio corpo (no caso de robôs humanóides bípedes). Sem mencionar a necessidade de integração do projeto mecânico, elétrico e de programação.
No Brasil, o número de pesquisadores que utilizam o kit Bioloid é muito pequeno, pois uma das únicas referências a qual se tem notícia é a equipe Itandroids do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que constituiu a seleção brasileira de robótica no mundial de futebol de robôs de 2007, Atlanta (robôCup).

O Bioloid Comprehensive Kit
Este kit, pouco difundido no Brasil, é um sistema desenvolvido pela companhia coreana robôtis. O principal objetivo desta empresa é criar uma vasta plataforma de estudos e pesquisas que seja capaz de prover a atual necessidade pelo desenvolvimento de robôs e disponibilizar toda a infra-estrutura para a construção do mesmo.

A robôtis vem comercializando a idéia de "Edutainment robôt", unindo robótica com educação e entretenimento. A evolução entre entretenimento e educação remonta desde brinquedos estáticos, passando pelos jogos de vídeo game e finalizando com os atuais robôs. Estes robôs são os que possuem um maior efeito educacional, já que possuem movimento e permitem maior interação e contato com as pessoas. É por este motivo que a robôtis lançou um robô de entretenimento educacional chamado Bioloid.

Este é o primeiro kit educacional baseado em servomotores controlados pela porta serial. Além de executarem funções básicas como mudar de posições ou girar, os robôs também dispõem de sensores que passam informações sobre velocidade, temperatura, corrente e voltagem de cada servo.

Possuem um hardware compacto e um software livre que pode ser instalado em qualquer computador. O kit é ideal para pesquisas, competições e fins educacionais pelo fato de ter interfaces simples e amigáveis.

Sensor Modelo AX-S1
O módulo Dynamixel "AX-S1" é um sensor inteligente que integra as funções de sensor de som, controle remoto infravermelho, sensor de distância infravermelho, sensor de luz, unidade de controle e rede.

A comunicação suporta velocidade até 1 Mbps. Possui capacidade de retorno de valores para distância de sensor infravermelho, sensor de luz e de som.

Além disso, posição, velocidade e torque podem ser determinados com um simples pacote de comandos, possibilitando que o processador controle muitos servomotores e sensores com muito pouco recurso.

Servomotor AX-12+
O AX-12+ Dynamixel é um inteligente atuador modular que incorpora engrenagem de redução, a precisão de um motor de corrente contínua e um controle de circuito com funcionalidade em rede. Apesar do tamanho reduzido, ele produz um elevado torque e é fabricado com materiais de alta qualidade, para prover a força necessária e a resiliência para suportar grandes forças externas.

Também tem a habilidade de detectar e agir de acordo com as condições internas, como temperatura ou voltagem. Posição e velocidade podem ser controladas com resolução de 10 bits (1024 passos). Além disso, retorna valores para posição angular, velocidade angular e torque.

Controlador CM-5
Um módulo designado para armazenar e executar programas para o controle de robôs que utilizam os atuadores e sensores, AX-12+ e AX-S1, respectivamente.

Desenvolvido pela Atmel's, o microcontrolador Atmega128 possui 16Mhz de processamento, 128kbytes de memória flash, 133 instruções, quatro portas seriais, botões de controle e LEDs de status programáveis. A placa de controle se aloja numa resistente caixa de plástico.

Este pode ser atualizado para ser operado sem fio, instalando o módulo Zig-100 Wireless. Instalando dois destes módulos, robôs podem comunicar-se, compartilhar informações e se controlarem.

O módulo Zig-100 trás consigo a tecnologia ZigBee, que consiste em uma rede sem fios ainda em fase de desenvolvimento que pretende realizar a interligação de pequenas unidades de comunicações de dados em áreas muito limitadas, como por exemplo áreas residenciais. Com os principais diferenciais de consumir menos energia elétrica, oferecer maior simplicidade em configuração (topologia de rede variável) e a possibilidade de integração com aproximadamente 6400 dispositivos, com taxas de transmissão compatíveis com as necessidades de equipamentos variados.

Fonte da informação:
http://www.revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/viewFile/306/254

    Próxima página >>




Páginas do artigo

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por f_Candido em 29/07/2008 - 11:38h:

Muito Bom o artigo. Mais uma vez na Vanguarda. Parabéns!


Abraços


[2] Comentário enviado por eduardo em 29/07/2008 - 14:26h:

Eu tenho medo de ler estes artigos do Cabelo :s

eheheheh

Muito bom o artigo. Parabéns.


[3] Comentário enviado por acollucci em 29/07/2008 - 14:55h:

hehe.. Gostei, adoro robótica, e acho que linux, tem muito a crescer nessa area!!


[4] Comentário enviado por Pianista em 29/07/2008 - 16:19h:

Cara, não sei nem o que falar! simplesmente gostei muito! seus artigos são muito bons, sempre que aparecer algum de sua autoria estarei lendo... Adoro Robótica.. Valew! Parabéns!


[5] Comentário enviado por d4n1 em 29/07/2008 - 16:31h:

Como sempre inovador nos artigos! Parabéns cara! Robotic4Free!


[6] Comentário enviado por dbahiaz em 29/07/2008 - 16:38h:

Muito bom! Acho que meu prof de Eletrênica Analógica vai adorar esse programa, se é que ele já não conheçe, o cara é fissurado em robotica, já tem funcionando uns 3 ou 4.



[7] Comentário enviado por andrebsilva em 29/07/2008 - 19:15h:

Muito bom mesmo, a galera precisa conhecer essas ferramentas.

Parabéns pelo artigo. primeira


[8] Comentário enviado por grandmaster em 30/07/2008 - 01:48h:

Como o dark falou, também gosto muito de Robótica.

Gostei bastante do artigo, até por ser algo que não costumamos ver normalmente.

---
Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br



[9] Comentário enviado por renato.leite em 31/07/2008 - 09:14h:

Muito bom o artigo


[10] Comentário enviado por porongo51 em 01/08/2008 - 08:02h:

Artigo muito bom! Como sempre o cabelo com artigos ótimos!


[11] Comentário enviado por junior.tgz em 12/03/2009 - 09:29h:

cara esse careca ai é o cross os artigos dele sao muito boa, só pode se o lula do linux


[12] Comentário enviado por biel.bick em 22/07/2009 - 19:39h:

gostaria de saber se vc tem um projeto de um robo mais simples,controlado por controle remoto...valew


[13] Comentário enviado por ETC em 21/07/2013 - 16:09h:

Gostaria de saber como foi feita a construção do Bioloid?



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.