Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux · BestLinux



» Screenshot
Linux: KDE 4, Testando, testando
Por Taylon
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha

» Wallpaper
Linux: Enfermeira Ubuntu
Por isaac


Artigo

APTonCD - Seu repositório portátil
Linux user
juliaojunior
25/08/2008
APTonCD é uma ferramenta que nos permite criar mídias (CDs ou DVDs) contendo todos os pacotes que foram baixados via apt-get ou aptitude. Dessa forma cria-se um repositório, portátil, podendo ser usado em outros computadores.
Por: cicero juliao da silva junior
[ Hits: 2901 ]
Conceito: 10.0   Linux conceitoLinux conceitoLinux conceitoLinux conceitoLinux conceito + quero dar nota ao artigo

Introdução

Os felizes usuários da distribuição Debian Linux já estão mais do que habituados (por que não dizer dependentes?) de uma fantástica ferramenta: APT. Sem dúvida o APT é uma das mais incríveis contribuições da equipe Debian. Junto com suas "sub-ferramentas" e ferramentas parceiras, como o apt-get, apt-build, aptitude etc, realiza um trabalho de grande qualidade na instalação/gerenciamento de pacotes.

Para os não tão avançados, viver sem o APT pode parecer difícil. Pior ainda se a internet for para o espaço, como é o caso onde a banda larga não está disponível: se a conexão cair, o que fazer? E as dependências? Outra situação problemática: você instalou seu sistema e também todos aqueles maravilhosos pacotes que agilizam em 1000% seu trabalho diário. De repente, por qualquer que seja o motivo, é preciso reinstalar o sistema. Serão horas e horas de download se a banda larga não estiver à mão. Quer pior? E se você não lembra exatamente quais os pacotes que instalou anteriormente?... o mundo acabou!!!

Não se preocupe mais! Conheça a ferramenta que vai te salvar dessa catástrofe. Com vocês, o APTonCD!

APTonCD é uma ferramenta que nos permite criar mídias (CDs ou DVDs) contendo todos os pacotes que foram baixados via apt-get ou aptitude. Dessa forma cria um repositório, portátil, podendo ser usado em outros computadores. APTonCD também nos permite criar mídias com todos os pacotes .deb de um determinado repositório, para depois instalarmos em computadores sem a necessidade de conexão com a internet.

Com o APTonCD podemos realizar várias atividades. Veja abaixo:
  • Backup: copie de todos os pacotes baixados (via apt-get, aptitude e synaptic);
  • Transporte: leve os pacotes de seus programas favoritos com você, e instale onde quiser;
  • Download: baixe um repositório completo, ou apenas uma parte dele;
  • Compartilhe: compartilhe seus pacotes com amigos que não possuem banda larga.

O APTonCD está disponível para qualquer distribuição baseada em Debian. Mas a equipe de desenvolvimento garante funcionamento total apenas relativo ao Ubuntu (dapper, edgy e feisty). Por isso estaremos aqui supondo que trabalhamos com o Ubuntu. De qualquer forma, fica a observação: confira as dependências e pelo menos a maioria das características do APTonCD estarão disponíveis.

Navegação
   1. Introdução
   2. Gerando a ISO
   3. Restaurando os pacotes

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
Comentário enviado por julianjedi em 25/08/2008 - 11:49h:

Creio que seja a mesma coisa que o Kokar do kurumin... Porém muito melhorada.... exelente atrigo ...

Comentário enviado por maran em 25/08/2008 - 13:01h:

Fala Juliao de boas meu velho???

Aiii simmm emm, mais um belo artigo, Debian e suas ótimas ferramentas, esta de parabéns ficou de simples entendimento este artigo

Showww

Abraçosss

Comentário enviado por juliaojunior em 25/08/2008 - 14:45h:

Valeu, maran. Debian e derivados sempre arrebentam.

Comentário enviado por diegofsouza em 25/08/2008 - 16:52h:

ótimo artigo...
grande abraço

Comentário enviado por grandmaster em 25/08/2008 - 20:32h:

Não conhecia, Legal.

Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br


Comentário enviado por HenriqueRJ em 12/09/2008 - 21:06h:

Amigo,

Testei! Funcionou tudo certinho! Você está de parabéns! Porém, eu gostaria de saber o seguinte... Se eu quiser executar esse procedimento em um computador sem modo gráfico? Existe algum comando ou ferramenta que gere uma imagem aa ser gravada em um CD, que eu possa adicionar na "/etc/apt/sources.list " depois?

Se puder dar uma luz, ficarei grato!
Mais uma vez parabéns pelo artigo!

Luiz Henrique
magnatahp@oi.com.br

Comentário enviado por dylon em 07/10/2008 - 09:03h:

baxei o aptoncd pelo apt-get mas não sei como executar ele!! não foi criada nem uma pasta em etc, não foi criado nem um atalho nem nada no tipo!! pergunta, como executo o aptoncd??

Comentário enviado por dylon em 07/10/2008 - 09:35h:

consegui resolver!! valeu!!


Contribuir com comentário
  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Contribuir com: [ Artigo | Conf | Dica | Pergunta | Script | Screenshot | Simulado | Wallpaper ]
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Copyleft© 2002-2008 Viva o Linux.com.br

Viva o Linux

A maior comunidade Linux do Brasil! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.