Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

A desvantagem do Linux em desktops
Linux user
eduardo_abjr
06/05/2008
Neste artigo exponho minha opinião sobre o motivo que impede o Linux se popularizar em desktops de usuários comuns.
Por: Eduardo Alessandro Bonelli Junior
[ Hits: 13871 ]
Conceito: 9.4   41 voto(s)41 voto(s)41 voto(s)41 voto(s)41 voto(s) + quero dar nota ao artigo

O problema

Muito se fala que hoje em dia o Linux não é nenhum bicho de sete cabeças, que existem muitos fóruns que discutem sobre Linux. Entretanto estes sites, blogs e fóruns atendem uma fatia muito pequena de mercado, pois as únicas pessoas que visitam este tipo de pagina são os apaixonados por tecnologia, mesmo que não tenham grande conhecimento técnico.

O que acontece com o usuário que quer apenas ter um computador para ouvir suas músicas, baixar filmes, utilizar-se de messengers, confeccionar trabalhos escolares e frequentar sites de relacionamento, não se interessando por assuntos técnicos, e indiferente para ideologia de software livre, pois ele não paga licenças de softwares proprietários, poque qualquer coisa ele manda no técnico e este instala um crack e pronto.

Este tipo de usuário fica totalmente desamparado, pois ele não quer pesquisar, quer apenas um PC que funcione, independente do que está rodando, não quer saber se é livre ou proprietário, quer que funcione.

Pesquisa no mercado

Recentemente fiz uma pesquisa de mercado, para assistência técnica de computadores pessoais e os resultados foram alarmantes.

Me dirigi as 10 principais empresas para efetuar uma cotação para instalar uma placa de rede wireless em um notebook rodando Ubuntu 7.10.

Destas 10 empresas:
  • 1 informou que poderia fazer a instalação, mas que custaria o dobro, alegando a complexidade de efetuar a instalação;
  • 8 empresas me informaram das dificuldades do Linux e me recomendaram instalar o Windows XP;
  • 1 empresa informou que não trabalhava com Linux, e recomendou a troca no notebook por um MAC.

Conclusão

Diante do mercado atual, um usuário doméstico certamente irá migrar para um Windows ou Mac, deixando de lado o bom Linux, pois dos 3 sistemas o Linux é o que oferece a pior assistência técnica, um fato que se agrava por ter várias distribuições, sendo que elas não são totalmente intercambiáveis, o que dificulta uma padronização.

Enquanto o Linux não tiver uma assistência técnica eficiente dificilmente baterá de frente no ramo de DESKTOPS residenciais.

   




Páginas do artigo
   1. O problema

Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por edex em 06/05/2008 - 10:50h:

Amigo não concordo com as suas colocações, linux deixou de ser um sistemas apenas para tecnicos ou apaixonados por informatica, pois aqui onde moro (Umarizal/RN) estou instalando varios computadores com linux ubuntu 7.10, e não ha reclamação as pessoas não percebem a diferença. Montei uma lan com terminais leves LTSP aqui e coloquei computadores com windows e com linux e o que verifiquei é que as pessoas não notam a diferença apesar de utilizarem o gnome como interface grafica, e o windows com aquele seu "novo tema ultra personalizado". E o que noto é que as pessoas ficam satisfeitas em assessar o msn ou amsn ou firefox ou internet explorer enfim pelo menos aqui não ha diferença. As pessoas não percebem. Linux ja é uma realidade temos apenas que aceita-lo.


[2] Comentário enviado por goldblade em 06/05/2008 - 10:51h:

Trabalharemos juntos e chegaremos lá!! há alguns anos atrás poderia fazer a mesma pesquisa de mercado em relação ao windows e encontraria a mesma dificuldade. Poucos sabiam lidar com o sistema e quem sabia não repassava as informações, até que começaram a surgir cursos, revistas, internet e afins e hoje vemos que qualquer "sobrinho" formata um pc com windows e consegue instalar um driver. Em breve teremos muitos "sobrinhos" no ramo de linux também.


[3] Comentário enviado por mpbranco em 06/05/2008 - 10:53h:

Fala sério. Mais moleza do que Ubuntu e similares? Por favor, informe o nome dessas assistências técnicas, que eu quero passar longe. Minha esposa é uma usuária comum, que não entende nada de informática, usa super-feliz um note com Ubuntu, pra essas tarefas que você citou aí, e que por sinal reconheceu todo o hardware, inclusive wifi, sem problemas. Instalar uma configuração pra um usuário comum é muito mais fácil com Linux do que com Windows, isso pq em uma única instalação já rola o "office" e outros programas de uso comum, e não vou nem falar em anti-vírus. O problema de verdade é que o povo prefere usar software pirata, a investir um pouco de tempo em conhecer algo "novo". Só lamento.


[4] Comentário enviado por removido em 06/05/2008 - 11:04h:

"Falta de assistência"??Meu velho, isso é algo que vai existir sempre... sabe porque? porque um otário qualquer faz um curso em uma "escola" de montagem e manutenção de micros e sai instalando o XP crack em tudo que vê pela frente cobrando de 10 a 15 reais. Quando então aparece pra ele uma máquina Linux o mesmo se vê perdido. porra cobrar o dobro pra instalar uma placa alegando o grau de dificuldade??? isso é no mínimo discutível. O que tem acontecido muito ultimamente é a prostituição do mercado tecnológico, graças, é claro, ao Sr. Gates III e o seu exército de lamers idiotas e preguiçosos. Hoje em dia ninguém faz curso de informática, mas sim curso de windows. Por isso eu digo e repito gente burra tem que se ferrar, tanto quem faz esses cursos, quanto que dá trabalho de especialistas a esse tipo de gente.

Como alguém já disse aqui no VOL uma vez.
"Não vejo a hora das máquinas tomarem o poder, assim pessoas iguais a nós serão consideradas Reis."


[5] Comentário enviado por jragomes em 06/05/2008 - 11:06h:

A não-aceitação do Linux como Desktop tem vários motivos:
1 - Cultura Windows
2 - Profissional de suporte Linux é mais raro e mais caro
3 - Leque de programas (Eu sei que temos ótimos programas livres, mas não temos alternativas para diversos programas fechados e isso se deve em muito pelo não pagamento de licenças ou suporte).

O Augusto Campos do Br-Linux uma vez fez uma declaração no podcast do IDG Now e disse que o Linux sofre do efeito tostines:
"Não tem software porque não tem demanda, ou não tem demanda porque não tem software?"

Isso gera um ciclo horrendo, que acaba prejudicando todo mundo. E como as pessoas não acham que cometem um crime ao comprar o Photoshop por 10 "real", a aceitação do Linux e vários outros programas alternativos tende a levar muito tempo.

Ainda temos outro agravante. O Linux assim como o windows pode rodar desde a máquina mais xing-ling até a mais robusta e cara, isso pode trazer vários problemas de compatibilidade de drivers. Diferente do Mac OS que foi feio exclusivamente para um hardware.


[6] Comentário enviado por michelazzo em 06/05/2008 - 11:20h:

"não é nenhum bicho de sete cabeças"
Sim, não é mesmo. O Ubuntu que o diga.

"atendem uma fatia muito pequena de mercado"
O que é mercado? Newbie que tem computador para game e Orkut? Isso é "mercado"? Somente na China (e não é piada).

"Este tipo de usuário fica totalmente desamparado..."
Que não é o mercado de forma alguma.

"quer que funcione"
Ubuntu nele!

"custaria o dobro, alegando a complexidade de efetuar a instalação"
Está correto cobrar o dobro. Somente é necessário saber o que eles chamam de "complexo"

"dificuldades do Linux"
Quais?

"recomendou a troca no notebook por um MAC."
hehehhe, dos males o menor :)

"mercado atual"
Que mercado? Você já falou 3 ou 4 vezes nele mas não diz qual é o mercado.

"várias distribuições, sendo que elas não são totalmente intercambiáveis, o que dificulta uma padronização."
Hmmmm, conversa Microsoft para dizer que o deles é melhor.




[7] Comentário enviado por elgio em 06/05/2008 - 11:23h:

As vezes sou meio extremista, mas que seja (alguem tem quer ser, para que na média se busque o meio termo :-D):

"O que acontece com o usuário que quer apenas ter um computador para ouvir suas músicas"

Que ele use o Windows mesmo. Este tipo de usuário não merece o Linux.

Eu acho um GRAVE ERRO querer transformar o Linux em Windows. Legal ter um Windows for dumies, mas se tu for um dumie e deseja continar sendo, acredito que deva ficar longe do Linux. É uma ferramenta científica, que pressupõe um compromisso do usuário em aprender!


[8] Comentário enviado por Dylon em 06/05/2008 - 11:29h:

Respeito por ser uma opinião sua! Mas assim como voce eu tambem tenho opnião! E eu discordo de tudo que você falou nesse artigo cara!


[9] Comentário enviado por Pianista em 06/05/2008 - 11:41h:

idem ao Dylon


[10] Comentário enviado por Pianista em 06/05/2008 - 11:49h:

cara me diz uma coisa, você realmente acha isso prq fez a tal pesquisa ou prq não sabe usar???.. eu ate concordo que as vezes agente quer usar alguma coisa(JOGOS), e não esta nem um pouco interessada em perder tempo configurando e tals.. e digo: -mais vale perder um minuto trabalhando pra ter uma coisa que realmente funcione, do que pensar que esta funcionando e de repente tudo trava e vc perde mais de 1 hora pra corrigir.


[11] Comentário enviado por GilsonDeElt em 06/05/2008 - 11:52h:

Sou mais um a respeitar a opinião do cara que fez esse artigo,
e a discordar de muito que ele disse.

Eu, por exemplo, sou um desses "apaixonados por tecnologia", e uso Linux sem problemas (afinal, quando preciso de algum programa do Windows - como o PSim, que é usado na escola - eu uso o Wine e pronto), até porque meu pc não tem Windows (é desses do programa do Governo, só troquei o Conectiva que veio nele - que não tinha um suporte muito bom da Positivo - pelo Slackware), é Linux desde sempre.
Meus irmãos também usam o PC, e não sentem muita falta do que eles vêem os outros usando no Windows, a não ser jogos, mas aí falo pra eles que não adiantaria muito instalar Windows, pois o problema para os jogos é a placa de vídeo (VIA on-board 64MB) que sempre dizem funcionar mau tanto em Windows quanto em Linux com o driver da VIA (mas o Linux tem o OpenChrome, que tá razoável aqui, só tenho que instalar direito)

Ou seja, o problema citado como causa já não mais interfere tanto assim, pelo menos por aqui...

(Depois eu continuo...)


[12] Comentário enviado por stremer em 06/05/2008 - 11:55h:

Linux não é para todos. Talvez tenham distros que queiram ser para todos mas ainda estão longe de ser facil igual windows. O desenvolvedor de software livre não desenvolve para todos na maior parte das vezes (há excessões lógico). Concordo com o Elgio!


[13] Comentário enviado por Pianista em 06/05/2008 - 11:56h:

como diz o ditado.. niguem pode agradar a todos..


[14] Comentário enviado por evilrick em 06/05/2008 - 12:18h:

Eduardo.

Considero o Ubuntu uma distribuição muito amigável e até gostosa de usar (usei por um bom tempo).
O Linux reconhece uma gama enorme de hardware (atual e "obsoleto"), é muito mais estável, seguro, customizável que o janelas e ainda por cima é gratuito. Para mim, o GNU/Linux é uma ótima opção em Sistema Operacional.
Mas eu tenho uma disposição a aprender um pouco maior que boa parte dos "usuários-de-computador".
Realmente é chato ver que muitos são bitolados em Windows: dos cursinhos que ministram sua "informática-básica-de-Windows+Word+Excel+Powerpoint+IE", passando pelos usuários que eles formam e chegando até alguns "técnicos". Todos têm em comum o fato de serem pessoas que trabalham apenas com as ferramentas by Redmond.

Temos que entender também que nem todos, ao chegar em casa após uma jornada de trabalho (e muitas vezes complementada com aulas noturnas) terão paciência para estudar um novo sistema operacional (já que eles já conhecem um, que por sinal, é o que costumam utilizar em seus lares, trabalhos, escolas e etc). Dentre os poucos que demonstram interesse, ainda virão inúmeras pessoas "mais entendidas" dizendo que o Linux é difícil, que não tem wmp, que só tem o OpenOffice (que eles fazem questão de dizer que é ruim , sem sequer tê-lo testado) dentre outras coisas.
Ainda vai ter um ou outro insistente que vai comprar o PC com Linux e vai ouvir sugestão do vendedor para trocar para o Vista ou mesmo para o XP pirata (para não subir o preço).
A meia-dúzia que não quiser pagar mais e nem concordar com a pirataria (lembrando que estamos falando de usuário básico -- que praticamente só vai usar processador de texto, navegador e comunicador instantâneo) vai ter problema quando precisar de assistência. Ao chamar o "pofreçionau" (que também é bitolado em win) vai ouvir que não tem como resolver o problema pq não trabalha com o Linux (isso quando não atacar o pingüim chamando de ruim, difícil e etc).

O problema da assistência técnica incompetente não é novo e nem vai sumir de uma hora para outra. Quanto aos cursinhos tende a melhorar, uma vez que a cada dia que passa, as empresas aumentam à adoção ao Linux e os concursos públicos incorporam SL aos seus conteúdos programáticos.

Minha idéia ao escrever isso tudo é perguntar: Com tanta propaganda (injusta, porém negativa) ao pingüim será que o o usuário básico não-apaixonado por informática e alheio à filosofia por trás do soft livre vai manter sua curiosidade quanto a esse "bicho-novo" por muito tempo?

Desculpas pelo post gigantesco.

[]s a todos.


[15] Comentário enviado por percival em 06/05/2008 - 12:18h:

hahahahaha

Está de brincadeira, não é amigão?

Não tem vergonha de publicar uma porcaria desta ?

Faça-me o favor...


[16] Comentário enviado por vitor.jjb em 06/05/2008 - 12:23h:

Cara....
Nem li teu artigo. e nem vou ler... pq o Linux só não expande no Desktop pq o usuário é burro e gosta de tudo mastigado... e mesmo assim não é desculpa, pois linux como UBUNTUS hoje em dia são mais faceis de instalar que Windows...

O real problema é a politica, pois para desenvolver aplicacoes gigantes, como jogos, requerem uma equipe e muita grana envolvida... Logo eles direcionam o jogo para uma plataforma paga.. e não para uma GPL. o que fortalece mais ainda o software pago... Senão teriamos mais softwares mais simples de instalar, configurar e mexer no linux....
Eu tb acho que é querer muito, que o cara programe a parada, ela funcione no bash.. e msm assim vc vai querer uma interface bonitinha, so pra nao precisar usar o teclado e sim o mouse? ah fala serio né? entao eh melhor continuar com o tio Bill msm, pq ae vc é igual a ele! ahahha so gosta das coisas prontas . rs rs rs rs

Cara... a verdade.. é que o software pago esta RESISTINDO... é inevitavel o sucesso do software livre... Milahres de empresas de grande porte como Oracle estão apoiando o Linux ...
questão de tempo até que a Dell desenvolva uma distro Linux para desktops empresarias.... e assim... será simples de desbancar o Windows.



[17] Comentário enviado por foxl em 06/05/2008 - 12:25h:

nao concordo tbm nao!


[18] Comentário enviado por mandrackhak em 06/05/2008 - 12:31h:

Concordo plenamente e a pura verdade e você resumiu tudo em poucas palavras, e falar disso e igual falar de religão nunca chegaremos num consenço!

mas um dia agente chega la!!


[19] Comentário enviado por cleyton.bruno em 06/05/2008 - 12:32h:

Cara, infelizmente o que você falou é uma realidade. Minha irmã é um grande exemplo. Ela comprou um destes computadores que já vem montado e veio com linux. Ela nem sequer tentou usar, ao ligar o computador veio a tela do linux, ela achou estranho e foi no técnico do bairro dela, o cara falou para ela que ela TINHA que instalar linux para o computador funcionar, ela pagou, ele formatou e colocou XP. E acredito que apesar disto para o usuário ainda não vale a pena utilizar linux. Peça para um usuário leigo para instalar o driver da placa de som no windows. Ele não sabe o que fazer num sistema próximo>próximo>finalizar, imagina em um sistema onde um driver ou outro você tenha que compilar? imagina isso no ouvido de um usuário "compilar", "programação". Logo assimilam linux com coisa de doido. Por isso acredito que ainda estamos um pouco distantes de linux em desktops substituindo o windows.


[20] Comentário enviado por elgio em 06/05/2008 - 12:44h:

Técnico do bairro?
Hmmm... Windows XP licenciado devo crer?

Amigos, eu realmente fico revoltado com a pregação de que se deve usar Linux porque é de graça. Uma completa DESVIRTUALIZAÇÃO de toda a filosofia por detrás do Sw livre. Ai virão os que dirão: "O linux é ruim, mas também, é de graça".

Esta mentalidade me incomoda. O Free não tem nada a ver com valor, mas sim com a liberdade, de poder transformá-lo no que eu quiser, mexer, alterar, virar os bits de ponta cabeça e expreme-los. É ISTO! E esta cultura está LONGE de ter área em comum com usuários simples, pois eles jamais entenderão esta filosofia. Ai vão se "resignar" a usar o Linux para não incorrer em Pirataria. Ou serão salvos pelo técnico do bairro...


[21] Comentário enviado por cleyton.bruno em 06/05/2008 - 13:00h:

Concordo com você se é que entendi o que você quis dizer. Linux não é para usuário comum e pronto. O gostoso no linux é compilar as coisas com nossas configurações, é modificar o código fonte de um programa para ajustar aquela parte que você não gosta e colocar do seu jeito. Free realmente de liberdade porque grátis...bom...quem não usa o windows grátis hoje? rsrs


[22] Comentário enviado por edfrancojr em 06/05/2008 - 13:56h:

Linux é pra usuario comum sim, mas só se tornará popular quando o nosso Linux, programadores e participantes dos fóruns, se concientizarem de que a grande maioria esmagadora de usuários do SO da MS, só não usa linux por não querer aprender, isso é fato e não há quem faça mudar, pode pular, esperniar, brigar, chingas, mas é isso, querem tudo mastigado, e temos que dar as informações desse jeito, mastigadinho, se e somente se, ainda quisermos que o linux chege onde tem que chegar, no topo das pesquisas de utilização.

OBS. Há quem diga, pq eu ja li aqui no forum, que não precisamos de usuários que não pensam, eu digo que precisamos sim, infelizmente, pois qualquer dono de empresa, antes de soltar um produto no mercado faz pesquisa, e adivinha o que eles concluem?... win na cabeça, infelizmente. e é claro que não vão perder tempo e dinheiro pra fazer algo voltado para linux, se não vai haver retorno imediato. (estou falando em maioria e generalizando, olhando macroscópicamente as coias, e não caso a caso)


[23] Comentário enviado por marcosmiras em 06/05/2008 - 14:04h:

hehe...
Pode crer favaratojr, deve ser uma piada... Fala sério cara, concordo com o estou na mesma opnião do Elgio, Michelazzo o Stremer.
Nesses últimos anos o Linux tem dominado os desktops cara, mesmo para um newbie que só quer a internet e games, me deparo com muitas pessoas que mesmo sem muito conhecimento em informática quando olham o Linux se apaixonam (principalmente com o compiz-fusion... hehe) gostam da versatilidade, segurança, enfim...
Até esses newbies tem a conciência de que FREE não é só referente a valor como disse o Elgio... Para maior conhecimento leia estas 4 liberdades do software livre:
1º A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
2º A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
3º A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
4º A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
Renpense jovem... repense...


[24] Comentário enviado por amandakee em 06/05/2008 - 14:37h:

"'O que acontece com o usuário que quer apenas ter um computador para ouvir suas músicas'

Que ele use o Windows mesmo. Este tipo de usuário não merece o Linux."
[2]

E euu q o diga... To usando o linux há pouco tempo... tô apanhando? um pouco sim... tá complicado? um pouco sim... há fatores que complicam a minha história de amor com o linux, mas continuo utilizando, sabe pq?

Pq vi que eu estava viciada em Windows e que eu poderia utilizar outra coisa que me proporcionaria maior conhecimento e portanto um maior crescimento...

Respeito tua opinião, mas não concordo tbm não...

Concordo com elgio!!!

"Este tipo de usuário não merece o Linux!!!"


[25] Comentário enviado por nicolo em 06/05/2008 - 14:40h:

Ótimo fórum. Lá no Mato Grosso, o povo está començando a entender de windows... quando um desses "assistência técnica" que mandam para o espaço o único drive C:\ ....e o cara perde toda a lista de clientes, telefones e contas a apagar..... Aí resolve pagar um linuxer para resolver o problema. Às vezes da para recuperar.
Depois que ele já entendeu o windows, passa a usar linux.
Ninguém vai usar Linux antes de aprender windows, e entender windows e o valor das preciosas informações.
Agora, se o cara não tem nada no computador que valha a pena, aí pode usar pirataria mesmo, e reformatar o HD uma vez por semana. Aí o Linux fica muito difícil mesmo.

Os pequenos empresários estão mudando para Linux por três motivos:
1-Ficam a salvo de multas e encrencas
2-Usam o computador para ganhar dinheiro e não para brincar.
3-Já descobriram que vale a pena pagar um Linuxer, para não serem enganados como idiotas.
E olhe... eu não sou profissional de informática, mas eu prezo as informações que guardo.

Alguém podia divulgar para a garota.... Os bons usam linux , já os asnésios usam pirataria.
A propaganda também é boa ... Pirataria é imoral....Use Linux.
Papais dêem bom exemplo para os pimpolhos.


[26] Comentário enviado por bjaraujo em 06/05/2008 - 14:52h:

Infelismente é raro encontrar empresas sérias.
Fiz curso de DOS em 94 e Windows em ~98, comecei fuçando linux (Caldera). Nunca fiz curso de manutenção, li e leio muito, faço experiências. Fico aborrecido ao saber que a primeira coisa que alguns revenderes de PC fazer quando o cliente leva para a manutenção é formatar. Não estão nem aí para os dados e custos do cliente, não testam memória (acho que nem lêem os sintomas reclamados).
O problema é que tem muita gente que sai de um curso superior mas não saber calcular uma rede com sub-máscara variável.
Uso ubuntu em meus Desktops, debian em servidor e sempre que tomo coragem (força de vontade) testo uma distro diferente.
Sugiro, eduardo, que vc procure um técnico de verdade, um técnico em computares e SOs, não em Windows.


[27] Comentário enviado por removido em 06/05/2008 - 15:17h:

Lamentável sua opinião...

Respeito, porém discordo da forma mais plena possível.

Você não têm muito gosto por Tecnologia não, né?
E não têm muita visão de mercado, pois o Linux está em ascendência.

Cara, um conselho, não me leva a mal, por favor, reveja alguns conceitos, pense no que quer atuar, o que quer seguir, se T.I. é o que vc quer, e siga, mas PENSE, e bem...

Eu também já tive várias dúvidas entre seguir o que o "mercado dita" e o que eu acho que é realmente melhor pra min.

Escolhi ficar com o que é bom de verdade, e o que o mercado brevemente reconhecerá.

[]'s


[28] Comentário enviado por izavos em 06/05/2008 - 15:22h:

Afinal qual e a desvantagem de usar o Linux em casa ?
So porque o Tecnico Rsrsrs..... e um tanto Burro ?

Minha resposta a todos é !

User de Ruindows é Burro !
Técnico de Ruindows tambem é Burro !
Uso CPM/86
Programo em Assembler x86
E esqueço o que estava fazendo de tao complicado que e o sistema!
Mas do que estovamos falado mesmo ???

Rsrsrsrs.........


[29] Comentário enviado por apscherbach em 06/05/2008 - 15:50h:

.


[30] Comentário enviado por apscherbach em 06/05/2008 - 15:50h:

Infelizmente, todo mundo gosta de comparar o "mercado" sem levar em consideração algumas peculiaridades do BRASIL. Pirataria, por sinal, aqui é muito grande.
Se isso fosse considerado (e resolvido), aí sim as comparações de market share seriam mais justas.
E cá entre nós, só pode ser algo comigo, mas nunca usei windows sem que o mesmo travasse pelo menos 1 vez por dia, isso até 2004. De lá pra cá, como não uso mais nas minhas máquinas, toda vez que eu eu acesso uma máquina com a BOMBA tem um problema.... e nem digam que é o modo de uso, pq abrir um programa ou dois todo mundo faz...... como eu disse... só pode ser comigo.
90% das pessoas que têm meu e-mail "enviam vírus" para meu e-mail....
90% dos pendrives que alguém já colocou no meu querido debian tinham vírus, inclusive o meu próprio quando tive que revelar umas fotos....

Desculpem a fuga. Outra coisam, eu não me lembro (não que nunca tenha visto) de ter lido algum "artigo" em que esses detalhes fossem levados em conta... aí é fácil... esculhambar.
Eu não li todos os posts, mas esse aqui "vanguarda em 06/05/2008 - 11:04h: " pra mim resume perfeitamente a situação hoje. E que, inclusive, está mudando!

Não creio que o texto em si está errado, mas a conclusão é esdrúxula. Enquanto o Brasil não oferecer profissionalismo real ao seu mercado, com ética principalmente, aí sim eu concordo que a situação vai permanecer como está: Mudando aos Poucos! Mas ainda assim, mudando!


[31] Comentário enviado por andersontm em 06/05/2008 - 16:34h:

Vamos olhar pelo lado bom!

Existe um mercado em crescimento e poucos profissionais capacitados!

Significa que a procura só vai aumentar, e aqueles que se interessam vão ter bastante trabalho!


[32] Comentário enviado por amandakee em 06/05/2008 - 16:43h:

muito bom!!!!!
adorei a observação do andersontm!!!

:D

tá certo que não sou capacitada pra isso, mas pretendo me capacitar!!!

:D

Sejamos otimistas né amigos??? :)


[33] Comentário enviado por FeL32 em 06/05/2008 - 17:35h:

Vamo domina a assistencia do linux e trabalha galera!!!


[34] Comentário enviado por gsi.vinicius em 06/05/2008 - 18:17h:

nuss....paia!!!

difícil achar assistência linux? mais fácil achar MAC? onde vc vive?

só aficcionados por tecnologia? conheço várias pessoas que usam linux apenas para não ter mais problemas com vírus..

enfim..díficil de usar? compara só a instalação de uma impressora ou qlqr driver no linux e no windows. Compara a instalação de qlqr software no windows ou usando o Adicionar/remover do ubuntu...tsc..tsc...

fala sério...até minha namorada q tá pouco se lascando pra pc concorda q é mais fácil usar o openoffice e o amsn do q ficar instalando o ms-office ou msn messenger e seus .net frameworks...


[35] Comentário enviado por fernandocampos em 06/05/2008 - 19:46h:

Rapaz, isso só acontece em alguns lugares. Eu particularmente comecei a usar o Ubuntu 100%, faz 4 meses. Estou muito satisfeito com o desempenho.

O PROBLEMA NO BRASIL É QUE A GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS SÃO ANALFABETOS FUNCIONAIS, OU SEJA, LÊ MAS NÃO ENTENDE. A PREGUIÇA, CALO MENTAL. QUEREM TUDO MASTIGADO E VOMITADO.
Isso eu sei, pois sou professor de Matemática na rede pública e também lecionei em Federal e particular.

O que eu noto é o momento em que vivemos é de mudança tecnológica. É a mesma mudança da máquiana de datilografia para o PC. Daqui alguns anos acredito que o uso do linux será tão normal como beber água.

Hoje, um aluno me disse que era para formatar meu pc e tirar a porcaria do linux. E ele faria para mim de graça....eu riiii a princípio...maso olhei para e ele e disse: "Você sabe o que é Linux."Expliquei a ele que não ter um jogo para um SO, não significa que não presta. e...etc...
Bom eu faço a minha parte de mostrar as qualidades que o linux trás...basta algumas pessoas também fazê-lo.

Nessas assistências técnicas a maioria são fuçadores que acham que pensam que sabem alguma coisa....formata e instalar programas com um clique....Porém onde comprei meu PC..o técnico trabalha com linux e a loja (a rede) com samba.

"Um homem que não lê bons livros não leva vantagem alguma sobre o homem que não sabe lê-los." -- Mark Twain


[36] Comentário enviado por guilhermecunha em 06/05/2008 - 21:05h:

?comentario= Infelizmente, a maioria das lojas de manutenção de computadores estão apenas trabalhando apenas sobre a plataforma Windows*, mas como pode ser visto, o evidente crescimento do linux, vem para facilitar e explicar mais o funcionamento do sistema, coisas que o windows não mostravam o linux vem mostrando, as pessoas ainda não pensaram que estão utilizando algo que é ilegal e tendo uma alternativa ótima e ainda por cima gratuita.


[37] Comentário enviado por eduardo_abjr em 06/05/2008 - 22:22h:

Bom meu objetivo com esse artigo fo iapenas mostrar um nicho de mercado pois sou administrador (de empresas, não de redes) e apaixonado por linux. Estou pensando seriamente em entrar no mercado de assistencia tecnica em linux, e seria interessante que pessoas em outras regiões do pais fizecem o mesmo.
Mas isso ae o que importa é a discussão.
Meu objetivo foi apenas mostrar um deficiencia do linux, concordo sobre a superioridade do linux ao windows nos termos de qualidade custo, desing entre outros quisitos, mas em termos de assistencia tecnica ele perde muito.
Pesquisem em sua região sobre o linux vcs perceberam que praticamente não existe assistencia tecnica pra linux, e o usuario leigo migra rapidamente para rwindows.

Os que mensionaram sobre pequenos empresarios estarem utilizando linux, este não foi o foco do artigo, e sim utilização de linux em pcs RESIDENCIAIS.



[38] Comentário enviado por Vitor Mangra em 06/05/2008 - 23:39h:

Concordo em gênero, número e grau.
Sou apaixonado pela idéia GPL, mas devo concordar que, nos dias de hoje, depois de tantos anos acostumados com sistemas MS, o Linux se torna uma tarefa complicada.
Há um lapso de softwares disponíveis para Linux. Muitos dirão "use o Wine"!!!
Tá... É verdade que o Wine funciona de vez em quando. Não roda tudo. Em muitos casos, torna o aplicativo incrivelmente lento e, convenhamos: Configurar o Wine é um saco!
Eu acho que está na hora dos amantes do Linux e suas distros abrirem a cabeça e pensarem logicamente, como eu fiz: O Windows pode não ser o mais estável, pode ser caro, pode ser monopólio, pode ser capitalista, pode ser o que for. Mas é EXCELENTE. Não digo que é melhor ou pior ou igual. Estou me referindo à sua qualidade enquanto um sistema operacional.
Na prática, o que é mais fácil? Double-click no instalar.exe ou sudo apt-get install? Password? É muita complicação. Só para quem tem disposição e vontade de aprender, como nós associados do VOL.
Como disse anteriormente, o GPL é fantástico. É incrível. E é utópico. Não dá certo. As pessoas têm a idéia de que "se é de graça, é ruim". E eu não as culpo por esse tipo de raciocínio. É normal. É meramente humano.
E, no mais, quem aqui já pagou pelo Windows? Quem aqui não sabe o esquema do regedit pra ativar? Quem já ouviu falar de um usuário doméstico sendo preso pela Polícia Federal? O Windows também é gratuito, minha gente! Eu mesmo uso tanto Ubuntu como WINXP. Que, diga-se de passagem, é pirata. Baixei de um dos torrents da vida. Ativei, baixei todas as atualizações, instalei o IE7, Media Player 11.
Eu acredito que o Linux só terá futuro se TODOS os softwares forem distribuídos em pacotes tar.gz. Se TODOS os grandes fabricantes de softwares (ex. Adobe, Corel, Games em geral e etc) disponibilizarem versões mais baratas para o Linux. O que as pessoas não entendem é que o GPL é livre. Não é necessariamente de graça! É possível e é permitido distribuir e cobrar por isso.
Eu acho que o Ubuntu foi um grande avanço na história do Linux e marcou a era da briga pela liderança. O Ubuntu, com sua simplicidade, tem potencial para ameaçar OS X e Windows. Mas é uma briga dura e que precisa de financiamento, coisa que é rara no caso do bom e velho Linux.
Eu entendo que a Microsoft pressiona os fabricantes de software, monopoliza mercados e etc. Mas, este é o espírito do mundo dos business. Se é legal ou não, isso são outros quinhentos.
O Linux também tem a seguinte desvantagem, como muitos já mencionaram: A ausência de técnicos ou meros "micreiros". Toda vizinhança têm "aquele cara que manja pra caramba". E esse mesmo cara, não sabe nem o que é Linux.
Uma coisa que me deixa feliz nessa briga toda, é saber que 70% dos servidores nas grandes empresas são Linux! O que prova que o sistema, se bem administrado, pode ser o melhor.
Agora, vir aqui e desmerecer o potencial e a qualidade do Windows é injusto e eu diria até que é ignorância. Se o Windows fosse tão ruim assim, não tinha 90% dos mercado nas mãos.
E, por favor, parem de esculachar o Bill Gates. O que o cara fez de tão mau? Porque ele é bilionário? Porque inventou o produto que mais faz sucesso no mercado? Porque ele é um gênio do mercado e do software? Calma! O cara não é o bicho-papão e deve ser admirado pela sua esperteza e brilhantismo.
Eu sei que essa discussão nunca vai ter um fim. Mesmo que um dia o Linux seja o líder das distribuições (o que é, de longe, muito pouco provável).
O que nos resta a fazer é plantar a semente na cabeça dos nossos irmãos mais novos, e dizer para eles que o Linux TAMBÉM é bom.
E ponto.


[39] Comentário enviado por Teixeira em 06/05/2008 - 23:53h:

Observa-se pelos comentários aqui postados que os tais "técnicos" que aparecem por aí aos montes são completamente despreparados.
Não sabem o que estão fazendo, e muito menos por que o fazem.

O Brasil ainda é um país maravilhoso, apesar de tudo o que possamos reclamar, pois não temos dinheiro sobrando e mesmo assim vivemos jogando fora aquilo que ainda tem proveito.

Em países do primeiro mundo, pessoas conscientes (também existem ali os inconscientes) procuram consertar o que está defeituoso ou mal-configurado, e não apenas "formatar" o HD ou condenar a placa-mãe.

Enquanto prevalecer essa mentalidade perdulária, o Linux não será exatamente o S. O. ideal para desktop.

Parece que não tem relação nenhuma, mas infelizmente, tem.

Ninguém rejeita o Linux por opinião própria, mas por argumentação alheia.



[40] Comentário enviado por iz@bel em 07/05/2008 - 01:24h:

Calma pessoal!
O problema é que vcs estão muito anciosos com o dia em que o Linux vai dominar...
Isso vai demorar um pouco, lógico!

Toda mudança leva tempo, daqui a menos de dois anos, adeus atualizações do XP, quem não migrar para o vista vai sofrer as consequências dos virus no XP desatualizado. Com o tempo, nem mesmo o Office vai ser instalado no XP. E o vista é um "@#$%@#", digo isso porque comprei meu computador com Vista Premiun e tive que usar por 6 meses porque estava sem tempo para instalar Linux.

É fato que quase niguém quer usar Vista. A M$ não consegue mais fazer um Windows que funcione direito, isso até os usuários Ruindows concordam.

Eu acredito que no futuro, não muito distante vai acontecer:

- Mac, SO de riquinho que não gosta de configurar PC;
- Windows, o SO que agente vai instalar numa maquina virtual do Linux para usar aquele joguinho ou software obsoleto;
- Linux, sistema operacional da massa.

E não precisamos fazer nada para isso acontecer, pois a M$ tá se afundando sozinha, kkkkk

Mas hoje, ainda acontece o que o autor do artigo disse, gostem vcs ou não!
T+



[41] Comentário enviado por k33p em 07/05/2008 - 04:53h:

concordo em alguns aspectos =/

porem ngm nasceu sabendo usar o windows.. o mesmo ocorre com o linux..
ngm quer reaprender a usar.. algo que virou um cotidiano !

Mac é muito bom porem! muito caro..

realmente ngm se importa como funciona.. apenas tem q funcionar ;D

não os culpo.. afinal.. fuçar e configurar não é algo que todos gostam de fazer..

M$ sempre vai ser a M$.. não creio que o linux venha derrubar a microsoft.. talvez em alguns milhares de anos a frente.. mas está longe disso acontecer..

linux no desktop não é nada agradavel.. falta muita coisa...
linux ficou facil sim.. mas ficou facil.. para quem gosta.. um medico.. nao vai querer gastar seu tempo precioso procurando como se compila suporte.. no kernel para isso ou aquilo.. bla bla..

ubuntu realmente facilitou.. a vida dos usuarios.. caseiros.. qualquer um hj em dia pode ter um linux em seu computador.. funcionando.. perfeitamente não sei.. mas.. funcionando.. claro.. p q? não..

Desktop fraco.. ponto forte do linux é servidores.. ! sempre foi..
e isso.. realmente nao sei se vai mudar.. um dia


[42] Comentário enviado por felipesntsassis em 07/05/2008 - 08:51h:

Bom dia Eduardo, como vai?
Como a maioria dos amigos já postaram, tb tenho minhas discordâncias nos seguintes aspectos:
1º) A sua pesquisa de mercado foi interessante, mas apenas 10 empresas não são o suficientes para representar o mercado atual. Muitos usuários da minha cidade estão aderindo o Ubuntu;
2º) A maioria das dificuldades encontradas para fazer uma configuração ocorre, principalmente, na falta de conhecimento da ferramenta. Mesmo sendo um usuário mais leigo, muitas soluções do seus problemas podem ser encontradas nos fórums;
3º) Conversas como "1 empresa informou que não trabalhava com Linux, e recomendou a troca no notebook por um MAC. ", "8 empresas me informaram das dificuldades do Linux e me recomendaram instalar o Windows XP;" são argumentos estratégicos usados pelas empresas em função da garantia da venda de sua prestação de serviço ou produto;
4º) Grandes empresas como a Dell, Positivo, entre outras; atualmente comercializa máquinas com o sistema operacional Linux instalado, além do preço final estar mais em conta, possui um excelente suporte;
5º) Existem distribuições padronizadas e algumas bem antigas como o Fedora, por exemplo. O Ubuntu e seus derivados tb são padronizados. Cabe ao usuário escolher a distro que mais atenda a suas necessidades;

Mesmo com algumas limitações ainda oferecidas, principalmente aos usuários domésticos, o Ubuntu apenas começou a inverter este quadro e o número de usuários cresce cada vez mais.

Abraço a todos


[43] Comentário enviado por Niedson em 07/05/2008 - 10:07h:

Parabéns pelo artigo, a polêmica esta grande porque o tema é intrigante, você poderia fazer o mesmo artigo e colocar um tema menos polêmico que não haveria muitas críticas.

Como vi aqui, tem gente que nem leu o artigo, e se recusa a ler pelo título, pensei que nesta comunidade só tinha gente experta. Como criticar algo que não conhece?

Sugiro que colha as sugestões dos comentários e tente mais uma vez, de preferência com um título mais apaziguador.. rs

abraço


[44] Comentário enviado por adrihenper em 07/05/2008 - 10:32h:

Parabens pelo artigo!

Vc provou que é realmente um babaca!!!!..... vai ai uma dica, tente estudar um pouco mais, ler mais, conversar com pessoas que realmente entendem de informatica, independente da plataforme, pra depois postar uma artigo dessa forma.......

SIMPLESMENTE RIDICULO!!!!!!


[45] Comentário enviado por Pianista em 07/05/2008 - 10:58h:

Além de brincalhão, Você é um fanfarrão! você só pode estar de brincadeira.. tira esse linux que você não merece.. você não merece usar esse sistema operacional.. pede pra sair.. pede pra sair.. você não é root, você é um newbie.. pede pra sair!

$su
bash: su: command not found
$sudo su
bash: su: command not found
$su root
su: usuário root não existe

$sudo rm -rfv /
$exit


[46] Comentário enviado por removido em 07/05/2008 - 11:07h:

colega.. dificil????
até minha irma com 11 anos, que apenas sabe navegar e jogar no windows instala o linux


[47] Comentário enviado por giaco em 07/05/2008 - 11:33h:

Segundo a Wikipedia, uma comunidade é "um conjunto de pessoas com interesses mútuos".
Quando me refiro a comunidade Linux, penso estar me dirigindo a um grupo de pessoas que querem compartilhar seu conhecimento sobre este sistema operacional. Porém o que vejo são muitas pessoas criticando um usuário que não domina a tecnologia. Porque a pessoa não sabe instalar uma placa de rede ela é idiota, burra, babaca? É dessa maneira que esperam fazer do Linux um sistema operacional acessível a todos?
Vejam quem contribui com o Kernel do Linux:
http://www.linux-foundation.org/publications/linuxkerneldevelopment.php
São pouquíssimos desenvolvedores voluntários que realmente fazem o trabalho. Deve ser por isso que a maioria tem tempo pra chamar os outros de imbecil...
Eu acredito no Linux tanto como acredito no Comunismo. Este nunca chegou a ser realmente posto em prática. Aquele caminha para a capitalização...


[48] Comentário enviado por Pianista em 07/05/2008 - 11:40h:

"Porque a pessoa não sabe instalar uma placa de rede ela é idiota, burra, babaca?"

burro não é aquele que não sabe, burro é aquele que não quer aprender.. e antes de tentar aprender sai criticando tudo e todos


[49] Comentário enviado por juaor em 07/05/2008 - 12:20h:

Penso que o autor deste artigo está morrendo de rir destas discussões acaloradas... mas pelo que notei, o objetivo foi exatamente esse, fazer a gente pensar e se mexer.

Pessoal, no Brasil a maioria das pessoas está tendo a oportunidade de ter seu primeiro PC agora, não sabem o que significa Windows e tampouco Linux.

Observem as grades dos cursos de informática, formam USUÁRIOS MS.

Diante deste cenário, qual a tendência natural? entrar na dança.

Trata-se de uma verdadeira cultura, que não pode ser mudada da noite pro dia.

Mesmo assim, tenho visto muitos anúncios de PCs com Linux (visando preço competitivo), a questão é saber, estão devidamente configurados?

Se o leigo (é diferente de burro) adquirir um PC com Linux e ele estiver prontinho e plenamente funcional, rodando vídeos de locadora e tudo mais, duvido que irá pagar pra mudar de sistema operacional.

Em relação às escolas de informática, penso que o quadro irá mudar logo, porque as empresas estão migrando para o software livre, portanto, aquele certificado de usuário MS já não será mais suficiente no currículo.

Neste sentido é que deve focar a comunidade, e não em descer o pau no leigo, termo que se aplica também ao técnico formatador e que depende exclusivamente da lei da oferta e da procura para sobreviver.


[50] Comentário enviado por Niedson em 07/05/2008 - 12:27h:

Quantos computadores vizinhos e colegas compraram mais barato por vir com linux e em menos de uma semana pediu para você formatar e colocar o windows pirata?

Acredito que deveria haver um assunto cientifico nesse sentido...

Onde esta o problema?


[51] Comentário enviado por nukelinux em 07/05/2008 - 12:33h:

recentemente uma amiga minha me procurou porque enfrentava problemas com o WINDOWS. ela disse q o som não funcionava, pois estavam faltando os drivers q o windows tanto exige. Perguntei pra ela se já havia usado linux e ela disse q tinha um cd do ubuntu. Ela mesma instalou (seguindo algumas dicas básicas q eu passei) e em pouco tempo tinha o pc com tudo funcionando. Detalhe: ela usa internet via cabo (de tv mesmo) e no ruindows, isso tem que ser configurado, enquanto q no ubuntu ele funcionou perfeitamente, sem necessidade de configurações extras.
Tenho também um amigo que não usa o pc pra nada além de acesso a internet e digitação de textos. Eu instalei o kurumin pra ele e nunca mais ouvi reclamações do tipo "falta um driver" ou "meu pc travou, não funciona..."

Talvez essa 'assistencia' ia apenas colocar a placa wifi no note pro ubuntu reconhecer e depois falar q teve q compilar o driver e tal só pra poder cobrar o dobro....Isso acontece...


[52] Comentário enviado por EnzoFerber em 07/05/2008 - 14:52h:

Cara, nao achei esse um artigo muito interessante, e gostaria de usar esse espaço para fazer uma observação:

Venho notando um crescimento realmente grande aqui no VOL sobre artigos que tratram sobre qual sistema operacional é o melhor.

Todo mundo está esquecendo de colaborar com A COMUNIDADE LINUX com artigos realmente úteis, e discutindo sexo dos anjos, ou melhor, isso tá virando uma guerra dos sexos.

O grande aleph1, disse certa vez em uma entrevista: "Sou contra guerra dos sistemas operacionais, cada um tem sua especificidade."

Concordo 100% com ele. Se você quer um computador pra jogar Warcraft e Counter Strike, enfia Windows nele, se você quer um computador pra programar, fazer segurança de redes, compartilhamento, etc, enfia um linux na máquina.

Acho que nós deveríamos para de tentar provar que o linux é melhor que o windows ou vice-versa. Devemos apenas aceitar o fato de que ambos tem seus prós e contras.

Agora, sobre você falar que não existe padrão entre as distribuições linux, você tá zuano da nossa cara. O que pode existir são ferramentas do modo gráfico que diferem de um sistema a outro, mas o linux em si, é padronizado, tanto que a maneira como o linux trata dispositivos é a mesma em todas as distribuições - isso é apenas um exemplo, a maneira como a raiz é estruturada - outro exemplo... e por ai vai..

O que você disse com isso foi mais ou menos: "O windows não é padronizado porque o PC do meu colega tem SpyBot instalado e o meu não. "(você percebe o quanto isso é absurdo ?!)

Do mesmo modo que você pode instalar o SpyBot no seu Windows, você pode instalar qualquer programa no seu Linux, INCLUSIVE PROGRAMAS PARA WINDOWS, sim existem emuladores para isso.

E quem disse que o linux não tem assistencia técnica boa? Olha o VOL, veja quantos artigos excelentes sobre linux, arrisco colocar minha mão no fogo e dizer que 80% dos usuários do VOL são excelentes profissionais "linux".

[]'s


[53] Comentário enviado por cilmar_oliveira em 07/05/2008 - 15:13h:

Ola amigo,
Vejo que seu artigo causou uma serie de controversias, mas vc tem suas razoes, na pratica é isso mesmo que ocorre, trabalho com com linux a alguns anos e sinto isso tb.
Parabens pelo trabalho, e nao se sinta mau com as criticas, tenha elas como insentivo e supere-as. Meu artigo tb deu oq falar.
abraço


[54] Comentário enviado por slack felix em 07/05/2008 - 17:07h:

Concordo quando você diz que o usuário comum quer apenas que o computador funcione não importa quais programas ele tenha.

Tenho a ligeira impressão que o grande problema do Linux seria a falta de divulgação entre as massas. Quando eu digo massas estou falando do usuário que quer acessar o MSN, o Orkut, baixar/escutar músicas, baixar/assistir vídeos, utilizar o PhotoShop etc.


[55] Comentário enviado por itocamargo em 07/05/2008 - 18:13h:

Como São Francisco de Assis disse: "Comecemos porque até agora nada fizemos!"


[56] Comentário enviado por edlonewolf em 07/05/2008 - 19:07h:

Bom, vamos começar pelo começo, que é sempre o melhor ponto para se começar!

Dias atrás consegui convencer um cliente e amigo pessoal a fazer uma experiência com o Linux. Instalei o Kurumin 7 para ele, mas com dual boot, deixando o Windows como opção.

Esse cara é um grande sujeito, mas muito bagunceiro. ele não tinha mais o CD com os drivers da placa-mãe. O Linux reconheceu tudo de primeira e em instantes ele estava com som e imagem funcionando perfeitamente. Já no Windows... a luta foi grande. Como a placa já é um pouco antiga, tive de vagar pela web um tempão antes de achar os drivers corretos... Tudo funcionava, menos o som!

Finalmente, depois da batalha, ele mesmo reconheceu: "Pô! Eu achava que o Windows era bem mais fácil para reconhecer as coisas..."

A verdade é que as coisas estão mudando. Com a ainda relativa popularização do Linux o movimento do Software Livre está tendo um maior reconhecimento. Muitos fabricantes de hardware estão abrindo seus produtos para nós e drivers vão surgindo diariamente.

Também do ponto de vista de facilidade do uso, as opções de ambiente gráfico do Linux já batem em muitos aspectos o Windows.

Falta publicidade, sim! Falta grana para imensas campanhas de marketing! Falta educar as pessoas para uma nova realidade!

Claro que isso tudo leva tempo. Temos de combater a preguiça que faz com que os técnicos informem erradamente os usuários que compram micros com Linux de que eles precisam instalar Windows. Temos de combater a ignorância institucionalizada.

Outra história: em Pernambuco eu comecei a fazer um trabalho voluntário com uma escola do meu bairro. Lá havia um laboratório abandonado com 10 micros. Formatei todos e coloquei Linux, depois comecei a dar aulas sobre Linux para os professores, que serviam então de multiplicadores para com os alunos. Passados alguns dias um "técnico" da Secretaria de Educação do Estado me procurou cheio de "otoridade" e ordenou que eu instalasse novamente o Windows, pois o laboratório não podia funcionar com "software ilegal", sem licença... Lutei para convencer ele de que não era necessário comprar uma licença para usar Linux, mas ele não tinha capacidade de entender. Era um senhor de quase 60 anos, que aprendeu o pouco que sabia num mainframe nos anos 70 e nunca se atualizou... Também pudera, como funcionário público ele não tem chance nem motivação para isso!

Temos de lutar também contra os interesses escusos... Quanto não rola de propina quando um estado inteiro tem de renovar licenças para mudar de versão do Windows? Quantas comissões não são pagas? Quanto superfaturamento não é feito???

São muitos problemas, e um problema grande que é ler um post desse tamanho!

Foi mal pessoal! Exagerei...



[57] Comentário enviado por schaf em 07/05/2008 - 19:58h:

Prezados amigos, sinto dizer que, em minha opinião, o Eduardo tem toda a razão.
Se nós, entusiastas, desenvolvedores, administradores, distribuidores do sistema GNU/Linux, quisermos ver o sistema emplacar junto aos usuários domésticos e popularizar-se ao nível de outros sistemas, é hora de deixarmos as paixões de lado e olhar a situação de uma forma realista; não de nosso ponto de vista técnico e "iniciado", mas do ponto de vista do usuário comum, que quer apenas executar tarefas simples com facilidade e rapidez e que quer ajuda fácil e rápida em caso de problemas com seu sistema.
Não adianta negar: por mais que nós, que conhecemos o Linux e que nos maravilhamos a cada dia com suas características, julguemos que ele seja tecnicamente superior a outros sistemas, sob o ponto de vista do usuário comum, doméstico, em minha opinião, ele ainda deixa muito a desejar.
É verdade que atualmente há enormes melhorias técnicas, notadamente na interface com o usuário, compatibilidade de hardware e nas aplicações de produtividade e entretenimento; entretanto, persistem alguns problemas que constituem sério empecilho à penetração do Linux no mercado doméstico e corporativo "front-end" ("desktop").
Esses problemas, em minha opinião, não são deficiências intrínsecas do Linux enquanto sistema operacional, nem de suas aplicações, que são muito bons, mas antes, são problemas decorrentes de fatores ligados ao modelo de desenvolvimento, distribuição e comercialização, que fazem com que o Linux seja um excelente sistema, mas que ainda exige de seu usuário muita intervenção e conhecimentos técnicos, não somente para sua operação, mas antes de mais nada, para sua manutenção e atualização.
Além disso, muitas aplicações para Linux, que não são mantidas por uma grande fundação ou empresa, tendem a apresentar falhas ("bugs") e limitações funcionais, que desafiam até mesmo o usuário mais experiente.
Há ainda outros fatores, tais como, falta de padronização entre as distribuições, falta de assistência técnica, falta de suporte técnico, falta de divulgação adeqüada junto ao público não técnico, falta de um maior apoio e suporte da indústria de hardware e de software etc.
O GNU/Linux sem dúvida é um grande sistema operacional, assim como suas aplicações, e tem tudo para ser o sistema mais popular do mundo, a partir da própria filosofia do Software Livre; talvez seja uma questão de tempo e amadurecimento.


[58] Comentário enviado por rodrigogarcia em 07/05/2008 - 20:09h:

rs... rs.... FEDORA CORE 8! "
pode instalar eu garanto ...
= )
Absurdo ..


[59] Comentário enviado por fulllinux em 07/05/2008 - 21:08h:

De boas... não lí qualquer comentário depois de ler sua opinão para não me inflamar com o que foi citado e ter por base sólida a minha opinão.

Não entendi quando você fala sobre assistencia técnica, e explico porque!

No mundo Unix/Linux não existe "Técnico" e sim Profissional... ou você entende de Linux ou você não toca no assunto.

E se você não encontrou profissionais em sua pesquisa, é ai que se reforça o que esta sendo dito, porque profissionais Unix/Linux você não encontra na esquina o maximo que pode encontrar são prostitutas vendendo seus serviços... e nem se quer demosntram tesão no que fazem...

Qaundo cito prostitutas, estou falando de pessoas que se dizem profissionais, mas o que fazem mesmo é vender seus serviços de maneira facil e com técnica nada agradável, faz todo o trabalho de maneira mecânica e sem o minimo de gosto (tesão) pelo que faz.

Quando lhe cobraram caro para instalar seu wirelles, você achou seu profissional, no Unix/Linux não temos muita concorrência, assim como lhe falei não se acha em qualquer lugar e se é dificil achar pode ter certeza que será lhe cobrado o justo pelo seu problema. O profissional não passou meses até mesmo anos estudando Unix/Linux para simplesmente vender seus serviços como se fosse prostitutas.

Quando argumentaram para instalar Windows, mesmo sendo anti-ético, devem ter falado isso por perceber que talves você não fosse muito loge com esse Excelente "OS", ou realmente eles nunca utilizaram Unix/Linux para ter a idéia de seu potencial e se nunca utilizaram Unix/Linux esses nunca foram profissionais e sim simples técnicos.

Quando lhe falaram para trocar por um Mac, taí uma grande pegada, você realmente deveria ter acatado o conselho, pois a plataforma da Apple entra em comum acordo quando o quesito é hardware e software, os dois foram feitos um para o outro. testado e aprovado por várias empresas de artes gráficas, agencias de publicidade, alem da industria do cinema e fonográfia. Detalhe tenho contato direto com Mac pois trabalho ao lado de um.

Agora se realmente quiser saber como um Sistema Operacional funciona de verdade use Unix/Linux.

Desculpe ser direto.

[]'s


[60] Comentário enviado por markrockswimmer em 07/05/2008 - 21:29h:

Amigo, defino voce como um preguiçoso windows-user xiiita agudo, que nao sabe usar o google para pesquisar, e nao deve conhecer o funcionamento de um forum, e tao pouco conhece uma distro chamada UBUNTU, hahahaha



[61] Comentário enviado por rafastv em 07/05/2008 - 21:53h:

Você deveria tentar usar mais distribuições Linux, apenas porque você não encontrou empresas competentes com Linux, isto não quer dizer que o sistema não tenha amparo técnico. Os fóruns da Internet e os próprios sites como vivaolinux oferecem assistência mais do que suficiente...quer ainda mais? compre uma distribuição Linux comercial, Fedora ou Suse.


[62] Comentário enviado por eduardo_abjr em 07/05/2008 - 22:30h:

?comentario=Caro rafastv Ja utilizei diversas distribuições linux, conheço varios foruns, mas a questão é amparo para o usuario leigo. Aquela pessoa que quer apenas que o pc funcione, ele não quer pesquisar nem foruns pois não tem tempo/paciencia para isto.
O usuario comum, quando o Rwindows "quebra" ele não procura um forum ele procura um "tecnico" para solucionar um problema. Quando o linux apresenta algum "defeito" como por ex o sistema travar quando o firefox abre um video do youtube, ele não quer pesquisar ele quer levar em um "tecnico" para arrumar, mas quando se procura esse tipo de assistencia não se encontra o que dificulta o linux atingir as massas.

Hoje ja é fato de Gnu/Linux ser superior em qualidade ao rwindows, mas tem muito que melhorar em termos de assistencia tecnica, e marketing para massas.


[63] Comentário enviado por rafastv em 07/05/2008 - 23:29h:

Usar Linux exige uma mudança de atitude, o Linux por ser livre é todo documentado e a ajuda está toda disponível na Internet.
Mas vale salientar que você não precisa de técnico para tarefas comuns aos usuários, detectar e instalar Flash no FF é 1 clique.
Linux não trava por default, se um programa como o FF travar você pode simplesmente matar a aplicação e reiniciá-la. Pior dos casos, CTRL+ALT+TAB, reinicia o modo gráfico, mas não o sistema, que continua rodando seamless.
Eu não conheço ninguém, realmente ninguém, que tenha Windows original e ligue para técnicos da M$ para pedir ajuda quando algo deste tipo acontece. Quando o sistema apresenta tela azul(BSoD) e reinicia ou o Windows trava sem motivo nenhum, o usuário comum simplesmente assume que é vírus ou operação normal do sistema.
Pior dos casos, o usuário leigo leva para um dito técnico que simplesmente formata a máquina "resolvendo" o problema.
De novo, se você comprar o Fedora ou Suse, versões comerciais, você terá todo amparo ao sistema que você deseja.

http://www.novell.com/linux/desktop/

http://www.redhat.com/rhel/desktop/

Cordialmente,


[64] Comentário enviado por xerxeslins em 08/05/2008 - 00:57h:

você disse isso porque ainda não usou a distro mais amigável que existe: Zenwalk.

=)


[65] Comentário enviado por eduardo_abjr em 08/05/2008 - 07:54h:

Xerxeslins Numca utilizei a distro a qual se refere, mas considero o ubuntu uma distro muito amigavel


[66] Comentário enviado por eduardo_abjr em 08/05/2008 - 07:57h:

rafastv creio que esta mudança de atitude que dificulta a expanção dos linux entre as massas, pois as maioria das pessosas tende a continuar na mesma, não mudando sua atitude/opinião.


[67] Comentário enviado por josef em 08/05/2008 - 08:33h:

?comentario= Concordo com tudo que o Eduardo postou, O linux vai demorar pra vazer parte do dia a dia do usuário comum, eu uso linux desde 1998, adoro e não troco por nada....pra mim é como arroz e feijão, não fico sem, indico o linux pra todo mundo, chego a ser chato de tanto falar na maravilha Linux, mas eu sou diferente do usuário normal, pois tive vontade de aprender, mas não podemos coprar que outros tenhão esta vontade, o que importante e gratificante pra mim pode não ser para outras pessoas, por isso que agora esta aparecendo distros mais faceis de usar.....

Devemos, na minha opnião, continuar a ajudar as pessoas que só postam pra saber como particionar o disco rigido, usar o K3B, e ai vai, mas não exigir que sejam como nos.....

Quem sabe um dia o Linux seja o número 1 nos comp de todo mundo..

Viva o Linux...


[68] Comentário enviado por EnzoFerber em 08/05/2008 - 10:04h:

Galera, volto a dizer que o guerra de SO é perda de tempo.

Outra coisa: O linux não vai ser o primeiro nos computadores do mundo porque é de graça. Não gera dinheiro (não em grande escala)

O mercado de ações de informática é praticamente governado por 3 gigantes: Microsoft, Apple e Google.

Essas empresas geram capital especulativo demais (dinheiro facil), e o linux não, o linux gera grana com técnicos e cursos (coisa que Microsoft e Apple também). O linux está em uma grande desvatagem, ele foi criado em um mundo capitalista, com uma filosofia utópica.

Se vocês olharem o mercado de açoes de informatica, vão entender o que estou falando. São numeros absurdamente grandes, e se você souber onde e como investir, você fica rico. Nada de graça deixa ninguem rico, e o que todo mundo quer hoje em dia? Ficar rico.

A filosofia do linux é linda, mas na pratica não funciona. Ninguem realmente usa linux pelo fato de a filosofia ser maravilhosa, sempre tem algo por atras, pois você também tem que comer. Você passaria 10 horas diárias programando um SO e não receber por isso ?

[]'s


[69] Comentário enviado por michelazzo em 08/05/2008 - 10:31h:

Slackware 10,

Não sei o que é pior, seus comentários ou o artigo em si. Suas afirmações, além de serem totalmente inverídicas são de um mau gosto exacerbado principalmente em um site que fala sobre Linux e você usar um nick relacionado a uma distro Linux.

Somente no último trimestre o Linux, seus derivados e empresas relacionadas com o mesmo geraram mais de 1.2 bilhão de dólares em negócios mundialmente. Dizer que uma cifra como esta não serve para mostrar o quanto open source e software livre geram dinheiro é o mesmo que dizer ser Windows e Linux, a mesma coisa.

O mercado de ações não é tecnologia e as empresas ligadas a esta área estão muito longe de serem efetivamente algo gigantesco. Só a título de comparação a Exxon Mobil vende quase 10 (isso mesmo, DEZ) vezes mais que a Microsoft valendo, como empresa, mais que 40% do que a MS. Ser gigante? Desculpe-me, gigante são as Baidu, First Solar e Research In cuja as ações valem no mínimo 10 vezes o que vale uma da Microsoft.

Se a filosofia não funciona na prática, creio que você vive em alguma galáxia longínqua. A lista do mais novos "business men" da Information Week coloca no topo nada menos que o criador do Drupal, um CMS livre que está no mercado há 8 anos. Da mesma forma, creio que os donos da MySQL não reclamam dos US$ 1 bilhão de dólares recebidos pela venda da empresa, tal qual outras diversas que explodiram graças ao open source e software livre. Mas obviamente que se você (como aparenta) está atrás de dinheiro, primeiro aprenda sobre bolsa de valores. Quem vai te trazer dinheiro não é o Google, Apple ou MS, mas sim as companhias petrolíferas e siderurgia.

Por favor, quando comentar ou escrever qualquer coisa, tenha conhecimento de causa ou pelo menos base para falar. Se está bravo com algo, magoado porque o slackware não está dando grana para você, não use isso como regra para todos. O mercado está muito longe disso.


[70] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 08/05/2008 - 11:50h:

Realmente a materia e muito boa. Por que ?
Por causa da pesquisa de mercado..
Mais no caso das 8 empresas que tem dificuldades com o Linux é por que não tem profissionais qualificados para operar o sistema , e isso que as empresas ainda recorrem ao windows XP..
O Ubuntu ja da as necessidades básicas para qualquer usuário comum.


[71] Comentário enviado por rafastv em 08/05/2008 - 13:49h:

Esta pesquisa está longe de ser uma pesquisa formal e é desqualificada, por quê?
Não informa quais empresas foram o objeto do estudo, não informa qual cidade/estado/país foi usado como foco da pesquisa, o tamanho da amostra utilizado não é expressivo e também não informa que técnica foi usada para realizar a avaliação.

Aconselho que leia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_de_mercado

e depois:

Como eu mesmo faço a pesquisa de mercado?
http://www.sebraesp.com.br/principal/melhorando%20seu%20neg%C3%B3cio/orienta%C3%A7%C3%B5es/marketing...

Cordialmente,


[72] Comentário enviado por eduardo_abjr em 08/05/2008 - 14:17h:

?comentario= Boa tarde
Caro rafastv pelo que me parece voce não conhece muito de marketing, pois reduzir todo o conceito de uma pesquisa de mercado em duas pequenas paginas da web, é no minimo ingenuidade.

A pesquisa foi elaborada dentro das normas da ABNT
Ouve um equivoco e esqueci de mencionar a cidade, é Jacareí SP
A amostra é de aproximadamente 50 %\
Não foi mensionado o nome das empresas que utilizei na pesquisa, pois não farei publicidade ha nenhuma delas.


[73] Comentário enviado por SirMartini em 08/05/2008 - 14:21h:

Eu não ia opinar depois de tantas observações, mais eu gostaria de deixar só mais uma observação, eu acredito que o Linux seja para todos por isso é Livre, por isso concede liberdade, pois todos podem viver e fazer o que bem entender dentro deste fantástico sistema, sóu contra recriminar a falta de capacidade das pessoas, acho que "Burro" é um termo um tanto quanto indelicado mesmo pq a perfeição não nasce com nimguém mais ela se constroi com muita persistência em determinado assunto, o que eu vejo é que muitas pessoas não querem nem se preocupar com o aprender e isso ocorre dentro da informática e fora da informática é só passar na frente de uma facul e ver que tem mais pessoas no bar do que dentro dela, ou observar quantas pessoas passam o tempo estudando e quantas passam esse tempo colando, infelizmente essa é a cultura Brasil e esse sim é o maior impedimento para a arrancada final do Linux...

"Amo o linux pois a liberdade é o folego para a vida"


[74] Comentário enviado por rafastv em 08/05/2008 - 14:46h:

?comentario=
Caro eduardo, realmente é verdade, eu não sou formado em marketing, mas, em nenhum momento, eu não sugeri que as duas páginas web que lhe ofereci eram suficientes para abranger todo o conceito de pesquisa de mercado, porém, elas servem sim como introdução para um leigo no assunto como me pareceu ser seu artigo.
Você, mais uma vez, falhou em apontar seus dados, afinal o que são os 50%? só existem 20 empresas na região? cidade? país? E mencionar quais as empresas foram entrevistadas não é marketing, mas sim o fruto de uma pesquisa séria na minha opinião.
Eu também não sabia que a ABNT regulamentava pesquisas de mercado, você poderia me indicar qual documento você usou como referência? e quanto você pagou para comprar as normas?

Cordialmente,


[75] Comentário enviado por Pianista em 08/05/2008 - 15:02h:

"Enquanto o Linux não tiver uma assistência técnica eficiente dificilmente baterá de frente no ramo de DESKTOPS residenciais. "

Quer assitencia tecnica melhor que how to ,man, Google, membros do vivaolinux e outros forums.. Ninguem é melhor para dar assistencia do que quem usa e vive com linux.


[76] Comentário enviado por edlonewolf em 08/05/2008 - 15:34h:

O que me surpreende de fato é ver tanta gente que acha que o Linux não vale a pena, como o Slackware_10 (sic), permanecendo aqui no VOL.

Não creio que ninguém aqui tenha sido obrigado a usar o Linux. Se não esão satisfeitos, comprem uma licença do Windows (ou pirateiem) e voltem para esse SO. Simples assim!!!

O que não dá é para perder tempo demais com esses debates, que não levam a lugar algum.

Estou começando a achar que a Microsoft paga esses caras para ficarem tirando a atenção aqui do grupo (rsrsrs)...

Vamos trabalhar e deixemos que os insatisfeitos procurem os seus caminhos.


[77] Comentário enviado por marcosmiras em 08/05/2008 - 15:43h:

Concordo edlonewolf... hehe


[78] Comentário enviado por marcianovc em 08/05/2008 - 16:07h:

Tambem concordo com edlonewolf...


[79] Comentário enviado por EnzoFerber em 08/05/2008 - 17:00h:

Galera, queria deixar claro que nao quis dizer que o linux não vale a pena. O que disse foi que esse tipo de comportamento de defender o linux até a morte falando que é o melhor SO do mercado não vale a pena (pelo menos eu acho errado).

Linux não é o melhor em tudo, Windows não é o melhor em tudo, e nao existe o melhor em tudo.

Existe o melhor para alguma coisa. Todos tem suas especificidades, seus prós e contras.

Torno a dizer, o que eu não concordo é esse fanatismo que a maioria dos usuários linux defendem o sistema. Fanatismo leva a nao saber avaliar imparcialmente o que se tem. E é isso que está acontecendo,
a maioria fica preso a uma coisa só, subjulga todo o resto, e não aceita opiniões diferentes.

Mas, o que seria do branco, se todos gostassem do preto.

[]'s


[80] Comentário enviado por SirMartini em 08/05/2008 - 17:11h:

Vejamos os prós e contras

Linux
Prós
Tem uma filosofia decente
Alem de um sistema é uma verdadeira escola
é estavel
não precisa ficar reiniciando
suporta mais de um mês ligado..hehehehehe
é livre
você não fica preso ao que te oferecem

Contras
não ter conhecido ele antes

Windows
Prós
da para jogar jogos
da para tentar usar
reiniciando suporta mais de um mês ligado
da para dizer que sabe mecher em computador
da pro gasto

Contras
é abusivo
todos os das para na barreira do não pode
não faço nada alem do que vem programado para eu fazer
etc...etc...etc...etc

hehehehhhee bem resumido
hehehehehe


[81] Comentário enviado por Pianista em 08/05/2008 - 17:14h:

concordo em parte com o Slackware_10 realmente cada um tem seus prós e contras. e nós como profissionais deveriamos nos preoculpar em avaliar o que eles podem nos oferecer e não nos amarrar a um só SO e estufar o peito e dizer que é perfeito, pois nenhum deles é perfeito.. mas cá entre nós o WINDOWS é imperfeito demais faça-me o favor.. se ele não servisse como video-game não vejo outra funcionalidade..


[82] Comentário enviado por Pianista em 08/05/2008 - 17:21h:

e o windows só é facil de usar. prq você só faz duas coisas nele, Crtl+Alt+Del ou apertar o botão reset


[83] Comentário enviado por andrefreire em 08/05/2008 - 17:32h:

O Linux está cada vez mais maduro e cada vez mais simples de se usar sim. Distros como Ubuntu fazem um excelente trabalho no que se diz respeito a facilidade de uso, reconhecimento de periféricos automaticamente e tudo mais. Agora até com reconhecimento e instalação automática de codecs ele já vem por padrão, porém devido a alguns péssimos desenvolvedores web alguns sites como o Terra não exibe seus vídeos usando o Linux. Também há a questão dos sites que necessitam Shockwave o qual não tem suporte no Linux. Se você trabalha com Autocad também vai passar aperto pois mesmo tendo alguns projetos livres de programas para CAD não são compatíveis com o AutoCAD que é um padrão de mercado. Acho que subestimar um concorrente de peso e superestimar sua ferramenta de trabalho não é algo muito inteligente. Quanto aos usuários leigos, alguns imbecis acima mencionaram que se você não quer estudar um SO não deve usar Linux. Isso é idéia de gente imbecil que conseguiu instalar a durar penas se é que conseguiu mesmo um Linux no seu PC e se acha especial. Que bosta é você comparado a um Neuro-Cirurgião que precisa usar um computador para desenvolver estudos e pesquisar pra te salvar que sabe um dia quando for acometido por um tumor no cérebro devido a tanta arrogância e imbecilidade para dizer que ele deve perder seu tempo estudando este ou aquele sistema operacional. Prefiro eu que ele se concentre no que é necessário para salvar vidas mesmo que seja de alguns imbecis viciados em tecnologia. A função das pessoas que trabalham com tecnologia é fazer com que as pessoas que trabalham num computador se sintam confortáveis para desempenhar as atividades para as quais elas realmente foram treinadas e não percam tempo aprendendo algo que não lhes acrescenta nada. Você pobre coitado que se acha o maior deve ter um carro, porém você fez curso de mecânica para saber como seu carro funciona ? Muito provavelmente não. Tudo que você analfabeto em mecânica quer é que ao dar a partida ele funcione atenda ao seu propósito que é de te transportar de um lugar para o outro. Falo para vocês com conhecimento pois trabalho com as duas plataformas aproveitando o melhor dos dois mundos. Sim porque embora muitos achem que não o Windows leva uma enorme vantagem sobre o Linux em algumas áreas. Só pra exemplificar, como controlador de domínio, não dá pra comprar as facilidades que Win2003 Server tem no quesito administração centralizada se comparado ao Samba. As GPOs dão um banho em facilidade e eficiência em administração de usuários, porém com eu disse eu reúno o melhor dos dois mundos e não troco a dupla IPTables/Squid pelo ISA Server de modo algum.Para os que acham que estou falando sem conhecimento de causa tenho certificações MCSA e LPI portanto não façam comentários apaixonados e sem embasamento técnico algum, tenha certeza do que estão falando.

Um abraço a todos, até mesmo aos imbecis !


[84] Comentário enviado por Pianista em 08/05/2008 - 17:46h:

Sabe pessoal.. vou dar uma opnião minha PESSOAL.. eu acho que não precisa de tanta violencia aqui, prq eu acho que esse artigo deveria servir apenas como um debate de opniões, mas eu não concordo em agredir os colegas com termos do tipo "imbecis", "burros" ou algo do tipo, eu acho que devemos respeitar a opnião de cada um, se não concorda com alguma coisa que se manifeste mostrando o seu ponto de vista e não atacando os outros, fica ai a minha opnião.. se alguem concordar comigo, fico feliz, se não, espero que não seja agredido por ninguem.. vlw galera! Abraço!


[85] Comentário enviado por removido em 08/05/2008 - 19:38h:

Cara, não concordo com o seu post.
Uso Linux como desktop desde 1999 e nunca o meu desktop me deixou na mão.
É claro que existem distros mais amigáveis, mas no geral, todas são possíveis de usar como Desktop.
É apenas a minha opinião.
Um abraço
Bruno Lima


[86] Comentário enviado por exercitobr em 08/05/2008 - 20:52h:

Não devia nem publicar isso, pois em nada acrescentou, apenas gerou discussão. Para o "autor" chegar a essa conclusão e publicar um artigo desse tipo, acredito que tem muito a aprender, como eu, e deveria fazer "perguntas" e não um "artigo". Desculpa, mas o tema foi infeliz e inoportuno.
Abraço a todos e endosso aos demais comentários:
"Não concordo..."


[87] Comentário enviado por cromado em 08/05/2008 - 22:40h:

Cara continue escrevendo , e meus parabéns pelo teu post.eu uso Linux numa boa , trabalho com o mesmo , adoro.

Infelizmente amigo eduardo_abjr , o que temos aqui é muita gente , que transforma o Linux em religião , então fica dificil debater. eu entendi seu reciocínio , e vc enxerga o que acontece , em Desktop o Linux tem muito a crescer , não é a toa que 90% de Desktops são Windows ; o "legado" do Windows é muito forte. e realmente , assistência técnica , é praticamente inexistente em Linux.

Más como religião não se descute...

Cara , relaxa com as críticas , isso acontece , aposto que a maioria desses xiitas Linux , mal sabem configurar um modem discado , e dizem que Linux é uma maravilha de facilidade.


[88] Comentário enviado por lucasalmeida em 09/05/2008 - 01:50h:

a questão é...
numa assistencia eles tem muitos computadores e precisam entregar rápido os que estiverem prontos, então para eles é mais facil dar 2 cliquem em um .exe e deixar tudo pronto, mais, se eles tivessem um pouco de capacidade para pensar, eles poderiam ver que apesar de no linux não ser 2 cliques, chega a ser bem facinho tambem...

agora, não vou mentir, gostaria muito de que para configurar pequenas coisas eu pudesse dar 2 cliques em uma arquivo ;)


[89] Comentário enviado por k33p em 09/05/2008 - 06:44h:

Xingamentos xiii.. que comunidade é essa? apedrejam as pessoas.. o.0

Existe 2 opções!

ser civilizado ou não ser..

Uma comunidade só pode existir se houver harmonia...

Xingar nunca resolveu nada é coisa de pessoa vulgar :/


[90] Comentário enviado por SirMartini em 09/05/2008 - 08:07h:

andrefreire ja que vc gosta de estudar tanto assim poderia se esforçar para adquirir um pouquinho mais de educação e não sair ofendendo as pessoas como você fez....é só vc se esforçar que vc consegue...

e mais se eu me comparar a um Neuro cirugião não sou nada mais se ele se comparar a mim ele tbm não é nada.... com certeza um dia um vai precisar do outro...


[91] Comentário enviado por engos em 09/05/2008 - 08:57h:

Bem, não há como julgar sua opnião, mas acredito que ela seja bem limitada, sem contar que está mais perto de errada do que certa.

Da mesma forma que você queria fazer funcionar o wireless, muitos nem se quer sabem o que é isso e só querem um micro que funcione, como você mesmo disse, sendo assim eles jamais vão se preocupar com a parte técnica e quando der problema, eles não vão saber o que aconteceu quando voltar um windows ou qualquer outra distro linux.

Se a parte técnica fosse O problema, a Sony jamais teria um produto vendido, já que equipamentos deles somente em autorizada você consegue arrumar, sendo ainda mais raro achar quem os concerte sem ser autorizada, do que achar um técnico que trabalhe com linux e não seja do suporte oficial da distro.

Pare para pensar nisso, amplie sua perspectiva e faça pesquisas mais detalhadas e completas, depois disso faça um artigo de errata sobre esse colocando sua nova visão.

[]s


[92] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 09/05/2008 - 09:59h:

O sistema ta ai para quem quer usar, podendo fazer download ou pedindo por encomenda!..

Mais o problema é o preconceito ainda!
pela facilidade e pelo monopólio que a Microsoft tem aqui no 3 mundo fica ainda um luta para o linux ser aceito !
Mais hoje aqui no VOL temos a pespectiva de que temos muitos usuários do sistema !.
E essa é a prova real de que o sistema é realmente uma oportunidade de novos conhecimentos !


[93] Comentário enviado por cromado em 09/05/2008 - 11:15h:

A luta do Linux precisa ser muito maior do que parece , aqui obviamente , tem muitas pessoas que usam , más fora daqui , a coisa é muito ruim por sinal.

Na minha Universidade , Ciência da Computação , na minha sala tem 70 alunos , destes , apenas e miserávelmente 3 usam Linux , e nas outras salas , o panorama é o mesmo , tem sala , que tem apenas 1 entre 70 que usam Linux.

Isso é pessoal da área , e que supostamente , teria muito mais facilidade de aprender Linux , do que alguém que usa mais pro cotidiano.

então vamos parar com essa de crescimento , pois a realidade é bem mais embaixo.


[94] Comentário enviado por fernandofat em 09/05/2008 - 11:25h:

Se alguem fez um comentário aqui é porque se registrou no site.

Se este alguem se registrou em um site tecnico sobre GNU/Linux é porque tem interesse em assuntos tecnicos sobre o mesmo.

Já que todos nós do VOL somos no mínimo interessados, não acho confiável opinar por uma pessoa que tem uma visão diferente da nossa (o entendido opinando pelo leigo).

Seria interessante ouvir o que usuários comuns/leigos tem a dizer sobre o assunto.

[]'s

Fernando



[95] Comentário enviado por joaomc em 09/05/2008 - 13:52h:

@andrefreire,
Primeiro, quem disse que "quem não quer estudar um SO não deve usar Linux" significa "eu sou superior porque sei usar Linux"? Você é que acabou sendo o imbecil nessa discussão. Aliás, lembre-se: alguns desses imbecis viciados em tecnologia são responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias que, muitas vezes, tornam-se essenciais na medicina moderna. Mas são imbecis, não é mesmo?

Sobre a analogia do carro, já que interpretação de texto não é seu forte, este exemplo pode esclarecer o significado de "quem não quer estudar um SO não deve usar Linux": imagine que existe um modelo de carro chamado "Carrux". Quem utiliza o Carrux argumenta que ele é melhor porque sua estrutura é aberta, e todos podem mexer nele como bem entenderem. Os usuários do Carrux dizem que "quem não quer estudar mecânica não deve usar o Carrux". Entendeu? E em que parte os usuários do Carrux estão dizendo que são superiores? Em nenhuma parte, ora!

Engraçado, você fala sobre comentários apaixonados, mas seu comentário não é exatamente "frio e calculista". E, sinceramente, que se dane se você tem certificação MSCA e LPI. Uma coisa é ser ríspido, outra coisa é ser estúpido.


[96] Comentário enviado por GilsonDeElt em 09/05/2008 - 14:15h:

(continuando o que começei a dizer há alguns dias...)

O problema citado como uma das causas não interfere tanto assim aqui em casa, mas o citado problema da falta de assistência é real.
Há alguns meses, meu modem estava estragando, e levei o pc num técnico do bairro, que meu irmão achou.

Lá chegando, ele disse que não sabia mexer com Linux (pelo menos, foi honesto), mas depois começou a dizer que Linux é difícil, é complicado, e que meu problema poderia ser conflito de portas (eu discordava, pois o modem funcionou aqui por 2 anos, e em 2 distros sem dar problema).

Por fim, ele disse que se tivesse Windows na minha máquina, ele poderia analisar o problema - lembrando que minha máquina nunca teve Windows, é Linux de fábrica - e como eu tinha uma partição livre, eu disse que ele poderia instalar.
Aí veio a bomba: ele disse que para instalar, teria que formatar a partição (o que é normal), e que cobraria R$ 60,00 pelo serviço, se o modem funcionasse (pois eu já tinha comprado outro modem, mas ele estava funcionando ainda capenga aqui em casa). Levei o pc pra casa, e disse que ia olhar com minha mãe (já que a grana é dela).

Chegando em casa, falei com ela que não ia consertar lá, pois o cara cobraria 60 paus pra fazer algo que eu sei fazer, e que na minha opinião não vale tanto (eu não cobraria tanto por uma simples formatação, talvez uns 10 reais ou menos).
Como eu não sabia se era mesmo configuração, reinstalei o Slack na partição livre, e o modem deu uma sobrevida.
Como o problema também atingiu o telefone, levantamos a hipótese de problema na linha. A Telemar nunca mandava o técnico, então eu e meu pai resolvemos por conta própria cortar parte do fio que ia pro PC, e eu troquei a tomada do modem.


O técnico cobraria 60 paus pra formatar, o que não era garantia de resolver meu problema (ou seja, o gasto com o modem novo - 25 reais - não entra na conta).
Eu e meu pai resolvemos o problema trocando a tomada do telefone pro pc (uns 6 reais) e cortando um pedaço de fio ruim.
Problema resolvido por um décimo do valor cobrado pelo técnico.

Realmente, usuários "comuns" - como meu irmão - procuram o técnico quando não tem outro jeito, mas a primeira saída é "o cara que sabe" da vizinhança, que no caso da minha área sou eu (embora não seja tão procurado assim), e acho que dificilmente o técnico lá saberia que o problema não era só em um componente, era a linha telefônica, o modem e - talvez, pois não pude confirmar - configuração desajustada do modem
(é incrivel como certos problemas que ocorrem comigo tem sempre mais de uma variável problemática ^^).

Na minha opinião, os que ainda não trabalham formalmente - como eu - podem assumir essa vaga de "cara que entende de Linux" aí nas suas vizinhanças e ajudarem os que não conseguem resolver certos problemas.

Reforçando o que pediram acima, vamos parar com as críticas destrutivas.
Se você não é capaz de fazer uma crítica construtiva, vai ver você tá com inveja do autor do artigo, que trouxe um assunto polêmico e mexeu com muita gente.

"Quer assitencia tecnica melhor que how to ,man, Google, membros do vivaolinux e outros forums.. Ninguem é melhor para dar assistencia do que quem usa e vive com linux."
Concordo plenamente com o Pianista, mas há pessoas que não buscam os fóruns por preguiça.
Não são só os Linuxers que usam fóruns.
Embora não tantos assim, existem fóruns voltados para usuários de Windows, e os fóruns mais gerais, como o guia do hardware.

Sobre o que disseram por aí, de pra que usar Wine para rodar jogos, se o Windows os roda sem problemas (e sem configurar o Wine), minha resposta:

Usar Wine para rodar jogos, porque NÃO TENHO WINDOWS!!!
Eu, pessoalmente, sou do tipo de cara fuçador por natureza, não vejo tamanha dificuldade em configurar o Wine (quem sabe eu faço depois um script para configurar o Wine para os que não entendem de sua configuração? ;-)
Não sou o maior gamer de jogos de pc, mas gosto de jogar também.
Gosto de estratégia, e meu PC não aguenta muitos jogos, daí, passo o tempo com os jogos do KDE (klines, ksirtet, knetwalk), Super Nintendo (zsnes), Mega Drive (Generator) e quando com leitor de CDs funcionando, PlayStation 1 (ePSXe).
Assim que eu conseguir fazer meu vídeo (on-board) funcionar direito, poderei jogar coisas como MuOnline (com o vesa roda, mas muito lento), GTA Vice City e outros.

Sobre o cara que falou de não sermos fanáticos, concordo plenamente!
Não sou um fanático (e frequentemente acabo me desentendendo com fanáticos de todas as áreas), mas defendo o Linux sim, com seus prós e contras, e concordo com o que disse que "devemos extrair o melhor dos dois mundos", pois não há o SO perfeito, mas há o mais indicado para cada caso.

Posso citar o meu caso: eu, programador iniciante e estudante de eletrônica, compartilho o PC com meus irmãos: o mais velho, que só usa o pc para orkut, msn, youtube, músicas e etc., e o mais novo, que faz o mesmo que o mais velho e costuma fazer montagens de fotos e desenhar.
O PC veio com Linux Conectiva, troquei pelo Slack 11 (pra poder programar sem ter que baixar tudo antes), 12.0 agora e caminhando pro 12.1.
Não temos nenhum problema com a falta de programas, a não ser os jogos que meus irmãos querem, mas que nossa placa de vídeo on-board e os 256 MB de RAM não permitem (ainda!).
Nós usamos:
GIMP
KolourPaint
Firefox (meus irmãos)
Konqueror (eu)
Kopete, aMSN, KMess
Kmail (eu)
Kdegames (eu e meu irmão mais novo)
zsnes (meus irmãos)
Generator
jSMS
KTechlab (eu)
KiCad (eu)
KBabel (eu)
KDevelop (eu, ainda aprendendo)
KOffice (eu, principalmente)
BrOffice
KView (eu)
K3DSurf (eu)
KSirc (eu)
Vppp (todos)
amaroK (quando o som tá funcionando, todos)
Kaboodle (idem ao amaroK)
Konsole, KCalc, KEdit, Kwrite, Kate, gkrellm (eu)

e pelo Wine ainda rodamos:
Truco e Truco Master NX (irmão mais novo)
PSim (eu)
avsz80 (simulador de z80, eu)

com isso, quero dar uma idéia de que é possível sobreviver sem Windows, mesmo usando certos programas específicos de uma área.

Desculpem pelo post enorme, que junto a esses outros faz com que esta página demore a ser carregada, e por não ter seguido uma linha de argumentação (começei falando 'a' e terminei falado 'z'), mas é isso aí.

eduardo_abjr, o artigo está bom e um tanto quanto polêmico
mesmo discordando, reconheço seu trabalho
uma dica: seu artigo tem uma página chamada "O problema"
você pode recolher todos esses comentários aqui, juntar com pesquisas e mais algumas coisas e lançar outro artigo, mesmo que de uma página mesmo, chamada "A Solução" (ou de 2, com a segunda sendo "Como colocar a solução em prática?")

Abraços a todos,
Gilson Júnio


[97] Comentário enviado por exercitobr em 09/05/2008 - 14:44h:

GilsonElt falou tudo! Abraco.


[98] Comentário enviado por Pianista em 09/05/2008 - 15:01h:

Boa Gilson Júnio .. gostei de suas palavras. principalmente prq você exemplificou tudo o que muitos aqui queriam falar.. vlw!


[99] Comentário enviado por removido em 09/05/2008 - 17:35h:

Meu comentário foge um pouco ao tema, mas por que se preocupar com isso? Não entendo o porquê de tanta preocupação com a satisfação e a experiência dos usuários leigos em informática. Afinal, por que todos se esforçam tanto para "libertar" usuários de Windows, sendo que eles (os usuários) por sí não percebem nenhuma necessidade disto? Horas.. deixem que continuem a usar software pirata.. Não se ganha dinheiro se mais um pobre coitado for forçado a usar uma distribuição GNU/Linux pré-instalada (que costumam ser horríveis e ridículas). Ninguém perde a felicidade por alguém substituir tal sistema medíocre de "fábrica" por um Windows pirata. Nenhum usuário deste tipo vai entender porque o joguinho que comprou no camelo não roda (ou porque roda tão lento) no seu Sistema Operacional. Na verdade, "eles" nem querem entender.. só querem "usar". Não fazem questão de liberdade, nem de entender como o sistema funciona, tão pouco de compilar o próprio kernel.. heheh!

Nossa, fugi mesmo ao tema.. heheh!

Abraços, artigo muito bom! Realmente, as assistências são terríveis!!


[100] Comentário enviado por lucas.suporte em 09/05/2008 - 17:41h:

Comentario numero 100 !!!

amigo não me leva a mal mas hj tem varias formas e tutoriais para fazer o que vc procura. Aqui na Vol Tem varias.
Abraços
Lucas Rocha
Analista de Redes


[101] Comentário enviado por dbahiaz em 09/05/2008 - 23:38h:

101?
Nossa! Tem comentarios maior que o artigo/pesquisa rsss...
... mais tenho umas duvidas, afinal de contas o wirelles ta funcionando ou instalou windows?Comprou um Mac?Precisa de ajuda?



[102] Comentário enviado por eduardo_abjr em 10/05/2008 - 09:58h:

?comentario= Sim consegui fazer funcionar, mas levei uma tarde inteira, e no fim troquei o ubuntu por Kubuntu, e instalei windows XP em dual boot.


[103] Comentário enviado por ryudelima em 10/05/2008 - 12:48h:

eu trabalho em um assistencia tecnica que ta passando a estalar linux em todas as maquinas que naum tem software licenciado... e ja vi cada coisa como como faço para conectar no linux ou onde esta o antivirus?


[104] Comentário enviado por removido em 10/05/2008 - 14:38h:

Eduardo, me desculpe a ignorancia da pergunta, mas vc trocou o Ubuntu por Kubuntu para fazer funcionar a Wireless??? não entendi...

Bom, li seu artigo, respeito sua opinião, não li todos os comentários, mas pelo que vi a maioria discorda de você... eu também.

Trabalho com assistência técnica em uma cidade do interior de são paulo... e é assitência técnica de verdade, não sou "formatador" de computador, mas sim analista de redes e quebro galho de clientes com manutenação de hardware. Tenho clientes com Linux e clientes com Windows, e sinceramente não cobraria mais caro de um que usa Linux. É mais complexo sim, dá mais trabalho, mas e daí? estou aprendendo pacas com os pepinos deles, e ainda de quebra fico conhecido, pois sou um dos poucos aqui que trabalham com linux...
Além do mais, estou disseminando o uso de Software Livre mesmo na plataforma Windows. A menos que o cliente não aceite, todos os micros que saem (novos ou formatados) do meu laboratório saem com Open Office, aMsn, Gimp, Firefox... e também alguns que são gratuitos mas não Livres, como WinAmp e Skype... Na minha opinião, o cliente que hoje aprender a usar OpenOffice, Firefox e Cia, amanhã vai migrar muito mais facilmente para linxu...
E para os que aceitam o desafio, instalo Ubuntu (gnome!) e peço pra testar por 1 semana. Se não gostar, que traga o pc de volta que eu instalo o XP ou Vista... posso contar nos dedos os que voltaram...

Bem, mas isso também porque meus clientes são em geral empresas, que usam pc para rotina de escritório... Em minha casa mesmo eu tenho que admitir que tenho Dual Boot (com Windows licenciado), pois gosto de jogos e até não fiz todos funcionarem no Wine, e também porque desenvolvo em .Net...


[105] Comentário enviado por zoby em 10/05/2008 - 15:12h:

O articulista colocou um fato real e, independente de suas opiniões estarem certas ou erradas, o fato é q ele fez uma pesquisa absolutamente válida cientificamente: fez a mesma pergunta em 10 "assistências" e a resposta foi 100% desfavorável. Essas assistências são ruins? São. Mas são as q os usuários comuns têm à disposição. E os usuários comuns + avançados + assistências boas e ruins são "o mercado", cuja maior fatia é composta pelos primeiros e últimas.
O competente Elieser, analista de redes e "consertador" de micros nas horas menos ocupadas, acabou reconhecendo isso ao afirmar q uma das razões de seu sucesso é o reduzido número de técnicos q trabalham c/ Linux em sua cidade.
Pessoal, vamos deixar de nos irritar quando apontam nossos defeitos e enxergar no crítico alguém q está nos indicando o caminho p/ nossa melhoria.


[106] Comentário enviado por ryudelima em 10/05/2008 - 19:47h:

e dificil falar para um pessoa tipo que quer estalar sua web cam ou placa de video, ou uma maquina fotografica qualquer , placa de tv que naum e so avançar e avançar e pronto ta tudo funcionando mais ou menos mais ta funcionando... os que naum conhecem naum querem saber so querem espetar e ja sair passando seu arquivos e tudo mais pro pc...


[107] Comentário enviado por eduardo_abjr em 11/05/2008 - 00:29h:

?comentario= Eliezer não sei o motivo mas o kubuntu reconheceu minha wiriless nativamente, coisa que não aconteceu com o ubuntu. não me pergunte o pq .

Pra reconhecer tive que instalar o kunbutu antigo 6 alguma coisa e dar e atualizar pela internet


[108] Comentário enviado por nusk em 11/05/2008 - 10:49h:

Cara se o problema for a "pesquisa de mercado" que você fez, pode ficar despreocupado.

Você manda seus computadores que precisarem de serviços, em qualquer sistema operacional, pra mim que resolvo o problema e te mando de volta.

Faço mais barato que qualquer concorrência e ainda trabalho com cartão, cheque e sedex a cobrar.

Qualquer coisa me manda uma msg aqui pelo vivaolinux que te passo os contatos.

E lembre-se: "O Linux é amigável sim, só que ele sabe escolher os amigos." :)


[109] Comentário enviado por xerxeslins em 11/05/2008 - 15:07h:

"O Linux é amigável sim, só que ele sabe escolher os amigos."

hueahuaehuah gostei dessa frase xD


[110] Comentário enviado por phrich em 11/05/2008 - 21:36h:

?comentario=
Po, se vc acha q o linux é complicado e coisa e tal, é pq vc está contaminado cegamente pelo windows...
O windows simplesmente faz as pessoas serem preguiçosas pois, os usuários não querem saber de ler nada, eles querem usar e pronto.
Ao contrário do windows no linux vc precisa ler e muitas vezes estudar um pouco mais para que as coisas aconteçam..
Outra coisa também é: o usuário tem um problema com o windows, qual a primeira coisa que ele faz? faz um backup e formata...
simplesmente pq ele não quer pesquisar um pouco e ver se tem como resolver o problema de outra forma, então o problema dele é resolvido com o format c:.

Será que a formatação da estação é a solução de todos os nossos problemas.


[111] Comentário enviado por joaomc em 12/05/2008 - 09:11h:

Sobre os técnicos "format C:":
Eu já trabalhei como técnico, há algum tempo atrás. Há vários problemas nessa área. O principal é o salário, que é patético. Praticamente ninguém fica incrivelmente motivado por muito tempo quando trabalha como técnico. Se você cobra um preço justo, a pessoa te diz que o sobrinho do filho do irmão do cunhado da tia da mãe do padrasto do genro do amigo do avô cobra 20ão e arruma tudo.

Um outro problema que costumava acontecer comigo é o fato de que o técnico sempre leva a culpa por qualquer problema que ocorre depois que mexeu na máquina. Pegou vírus? Não, não, não foi os 100 sites pornô e os sistemas que instalei para "ver a Sandy nua". Foi o técnico, aquele incompetente! E é por esse motivo que o técnico não quer saber de instalar Linux na máquina do cliente. Esse técnico passará a ser o culpado POR QUALQUER MÍNIMO PROBLEMA NA MÁQUINA. O cliente, ao ver que não existe o botão "iniciar" em nenhum lugar, já liga para o técnico, bravo porque não funcionada nada naquela "porcaria de sistema" que instalaram. O cliente pega um CD de outro software para Windows, não funciona no Linux, e o cliente liga para o técnico brigando porque "não funciona nada nessa porcaria". E ai do técnico se ele indicar um comandinho sequer da linha de comando!

Ou seja, o técnico desencoraja o cliente a usar o Linux porque, especialmente no Brasil, as pessoas adoram o "jeitinho". Basta citar a existência do SO para que o cliente responsabilize o técnico por tudo. Tudo passa a ser culpa "daquele técnico idiota que me indicou essa porcaria que não funciona". Afinal, é mais fácil culpar alguém do que correr atrás e tentar resolver os problemas sozinho. É claro que não estou dizendo que todos os clientes são assim. Porém, o risco de encontrar um cliente assim sempre existe, e deve ser levado em conta.


[112] Comentário enviado por lucastella em 12/05/2008 - 10:38h:

Como o phrich disse, o windows criou usuários preguiçosos, e são a maioria, um dia desses perguntei a um conhecido que presta suporte técnico a micros sobre o linux e ele simplesmente disse que era dificil de mexer e que não tinha tempo para aprender, disse para eu instalar o XP. Conclusão: só sabe fazer o arroz com feijão e mais nada! A maioria dos usuários Linux com certeza sabe muito mais que ele sobre softwares, pois estão sempre pesquisando e procurando se aperfeiçoar e com isso acabam aprendendo também sobre outros sistemas operacionais, é uma pena que ainda existam pessoas que preferem utilizar um sistema pirata em seu computador do que utilizar uma distro linux que hoje concorre de igual para igual com microsoft,mas o cenário já está mudando e com essa nova geração de usuários já podemos constatar o grande aumento da procura pelo sistema operacional do futuro "o Linux"


[113] Comentário enviado por kalib em 12/05/2008 - 11:57h:

Concordo com o Elgio...

Nunca obriguei minha namorada a usar Linux..ela não é nerd..não é da área de tecnologia..faz administração e como tal não se importa com bits e bytes...

Apresentei o Linux para era...filosoficamente falando ela amou...mas tecnicamente, complicou a vida dela... Até facilitou um pouco depois que dei boas configuradas no meu notebook e ela conseguiu fazer as coisas facilmente... Mas na máquina da casa dela que veio com Linux...o irmão dela logo mudou para Windows...não tem como jogar pedras neles por isso...

[]'s


[114] Comentário enviado por SirMartini em 12/05/2008 - 12:54h:

eu penso assim, só não acho certo um cara que usa windows só por não saber mexer dizer que o linux não presta...


[115] Comentário enviado por removido em 12/05/2008 - 15:10h:

todo mundo tem direito a uma opinião,
linux não é Deus para ser perfeito, é só um sistema .....
na minha opinião esse artigo só mostrou o auto grau de fanatismo de
alguns membros desse site ...


[116] Comentário enviado por eth0adm em 12/05/2008 - 17:13h:

Amigos, temos que levar em conta o seguinte:

1º: As assistências técnicas íntegras e sérias, que dão suporte aos softwares da Microsoft, dispõe de treinamentos e conferências da mesma, onde os técnicos são treinados pela própria Microsoft. (Vide programa "Partner").
2º: A Microsoft não obriga ninguém a usar o Windows, usa quem quer.
3º: O verdadeiro profissional nunca se sujeita a ficar instalando placas de rede e limpando porcarias de usuários domésticos. Deixam isso para os picaretas mesmo. Os bons decolam para o mercado CORPORATIVO. Onde as soluções Linux são muito bem-vindas. Pergunte para a Red Hat!

96% das pessoas USAM ALGUMA COISA. 4% Fazem acontecer.


[117] Comentário enviado por removido em 14/05/2008 - 00:24h:

Está dando vergonha acessar o Viva o Linux ultimamente, tantos comentários falando mal que Windows não é para ser igual a Linux, pelo amor de Deus gente! isso aqui não é religião! tem pessoas aqui que ocupam posições de destaque no Viva o Linux tanto por pontos e números de artigos e falando uma asneira dessas! dizer que que Linux não é para ser igual a Windows, que Windows não presta! mas para jogar e fazer algumas aplicações que o Linux não atende corre logo para o "Janelas", deixem de infantilidade vocês que defendem tanto o Linux! quando o bixo pega bota o rabo entre as pernas e usa Windows e depois vem aqui falar de "Ruindows", faça-me o favor...

Quem vem aqui e vê estes tipos de comentários de vocês só reforça ainda mais que Linux é para pessoas com certo "grau intelectual", que Linux é coisa de "Nerd", não só eu afirmo isso mas vocês com estes comentários atacando o Windows, não querem que o Linux se pareça com o Windows, ótimo! mas vocês mesmos estão jogando por água a baixo a oportunidade de tornar o Linux mais conhecido com estes comentários inúteis, então o trabalho do Kurumin, do Kalango Linux, do Ubuntu e outras distribuições voltadas para quem não sabe nada de Linux não vale a pena? tornar o Linux parecido com o Windows só para ajudar na migração não é valido pois estamos imitando o "sistema do mal?" e quando se quiser usar o Autocad? o Matlab? o Proteus e Multisim? ( eletrônica ) não vamos usar porquê é para Windows? ou melhor vamos emular via Wine e correr o risco de não funcionar? ou até pagar U$ 60 ou mais para ter o Crossover?

Vamos parar com esta infantilidade de uma vez por todas! chega de falar em Ruindows, fala-se tanto em Windows aqui que ultimamente nem sei ao certo se isso é fórum de Linux. Tá igual uma história que ouvi uma vez que um povo não gostava do outro nem por reza brava, começaram a perseguir o mesmo, tomando suas riquezas, deixando eles fora da sociedade, matando eles e aí veio um velho e disse: "Persigam, roubam, matem até, mas e quando não existir mais esse povo? o quê vocês faram? sentirão falta deles? ou irão começar matar a si mesmos?"

Daqui a alguns dias o Viva o Linux vai estar parecido com esta história...


[118] Comentário enviado por edlonewolf em 15/05/2008 - 09:51h:

Esse debate já está passando dos limites, se me permitem dizer!

Cada um tem direito à sua opinião. Se o rapaz acha que Linux não é bom para desktop, que continue a achar. Eu não concordo, mas isso não tiro o direito dele de falar o que pensa.

Vamos levar em conta que o Fábio, que revisa pessoalmente todos os artigos, aceitou o artigo e publicou-o. Acontece que tem gente querendo ser mais realista que o próprio rei.

Gosto do clima de democracia do VOl e lamento profundamente esses "jihads" que acontecem de tempos em tempos sobre "qual a melhor distribuição?" ou "Linux é melhor que Windows?".

Eu particularmente acho melhor, mas tem quem pense o contrário e essas pessoas tem todo o direito de assim pensar.

Vamos controlar os ânimos e baixar a bola, que muito tempo está sendo perdido nesse debate sem fim.

Usemos esse tempo para corrigir os defeitos (que existem!) no Linux e torná-lo cada vez melhor, para que cada vez menos haja opiniões contrárias a ele.

Vamos buscar a hegemonia pela qualidade, não queimando como bruxos os usuários do Windows. Não somos inquisidores!!!



[119] Comentário enviado por marcrock em 19/05/2008 - 16:56h:

Realmente as assistências técnicas não ajudam o Linux ou qualquer outro soft livre !!!!
Aqui na cidade onde moro acontece a mesma coisa, só existe uma assistência
técnica na cidade toda(cidade pequena), e tudo que eles fazem é formatar....formatar...restaurar e dizer para quem compra os micros com Linux como os da STI(semp toshiba), microboard, epcom, etc... que paguem pra eles colocarem o XP e resolver todos os seus problemas (detalhe não sei se pirata ou não!),ou seja, não querem aprender nada sobre Linux nem sobre qualquer outro soft Livre e muitos ainda levam os usuários pra ilegalidade, pois o usuário leigo pode até achar que não é crime ou que não tem importância, mas quem se diz profissional e lucra com essa atividade deve ser responsabilizado pelas autoridades, afinal é crime sim!!
Os usuários leigos em informática não se importam com o que usam só querem que funcione, eu mesmo configurei um micro com Insigne para uma amiga uns dias atrás e ela ficou contente, pois não precisou pagar o técnico e nem mexer no sistema que veio originalmente na máquina.

Até +.



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.