Comentário enviado por
fabio em 16/04/2004 - 07:17h:
Best-seller!!!
Se algum zé ruela não se convencer em pelo menos testar o Linux depois desse artigo... :)
Parabéns Jeka!
Comentário enviado por
rdsat em 16/04/2004 - 08:50h:
Excelente artigo!!!
Comentário enviado por
fernandus em 16/04/2004 - 09:34h:
Excelente artigo!!! (dei ctrlcctrlv no comentário comentário acima)...
Comentário enviado por
rootuser em 16/04/2004 - 10:49h:
Muito bom esse artigo excelente mesmo!!!! Sera que existe alguem que nao vai usar o linux depois de ler esse artigo???
Comentário enviado por
luizhc em 16/04/2004 - 11:52h:
Parabens pelo Artigo, devemos divulgar o Linux mesmo, considero ele um verdadeiro Sistema Operacional...
Abraços
Luiz
Comentário enviado por
agk em 16/04/2004 - 12:03h:
Muito bom o artigo, bom mesmo.
Quanto à lazer acho que faltou uma coisinha básica, que faz com que cerca de 100% dos adeptos de jogos (digo jogos bons mesmo, de esporte, ação, rpg entre outros diversos estilos) mantenham o sistema de dual boot no micro (lMantendo o windows para poder jogar).
Se estiver dizendo alguma besteira me corrijam, por favor.
[ ]'s
Comentário enviado por
agk em 16/04/2004 - 12:05h:
Ops, isso claro no que se refere a lazer, no restante o linux está muito bom, muito superior em relação ao windows.
Comentário enviado por
_simmons_ em 16/04/2004 - 12:32h:
Pô Jefferson!! Se superou dessa vez cara!!! Ficou excelente mesmo o artigo, acho que agora só não testa o Linux quem for ruim da cabeça ou doente do pé. =) . Parabéns de novo !!!
Abraços,
André Michi
obs: agk, hoje em dia já tem bastante jogo que nem precisa mais ter dual boot, basta o winex e eles rodam legal. E sem contar que tem mais jogo com porte pra linux..quer dizer, você tem o cd e só precisa pegar o instalador. Ex. disso é o quake, unreal, blood, duke nukem e fora que tem aparecido vários jogos livres realmente bons, a única coisa que "chateia" um pouco é que a maioria precisa de váárias libs, e a instalação ainda tem que descompactar um arquivo aqui, colocar os "datas" ali, mas com o tempo isso se resolve! Nossa.. a obs. ficou maior que o comentário..hehe.. Fui!
Comentário enviado por
fabio em 16/04/2004 - 12:39h:
Com relação aos games, quem gosta não pode deixar de baixar as ISOs das distribuições em LiveCD:
* Kurumin Games
* Morphix-Gamer (www.morphix.org)
A Kurumin Games ainda não testei, mas a Morphix-Gamer é simplesmente fantástica! Você roda o CD sem precisar instalar no HD e ainda tem à disposição uns 500MB de jogos selecionados for Linux. É uma baita forma de se impressionar os colegas :)
Comentário enviado por
thiagosc em 16/04/2004 - 14:47h:
Jefferson este artigo está excelente !!! Muito interessante os recursos que o linux suporta... apenas uma observação: acho que os usuários não devem se importar com os programas que são compatíveis com o windows, devem aprender a usar o linux sem referência ao outro sistema.... Novamente friso o artigo está muito bom, parabéns !!!!
Comentário enviado por
davidsonpaulo em 16/04/2004 - 20:07h:
Aêêêêêêêê Jefferson!!! Parabéns meeeesmo pelo artigo. Ele vai ser muito útil, vai ser um poderoso argumento para convencer as pessoas da viabilidade de migração do Linux. Esse artigo vai rodar a net inteira! Eu mesmo vou tratar de imprimi-lo e andar sempre comigo com uma cópia! É isso aí!
Comentário enviado por
kafellix em 17/04/2004 - 00:43h:
Pessoal, sou novato em Linux, estou cursando Sistemas de Informação e minhas informações a respeito do Linux eram muito primitivas. Através deste site e alguns comentários de colegas de curso, acabei CONVENCENDO-ME da importância de adotar o Linux. Precisarei muito de voces até começar a caminhar sozinho.
Um abraço a todos da familia LINUX.
PARABENS PELO SITE.
Comentário enviado por
cvs em 17/04/2004 - 01:26h:
Duas RAZÕES
Comentário enviado por
cvs em 17/04/2004 - 01:29h:
Duas RAZÕES para se usar Linux:
1. Por que FUNCIONA (de verdade)
2. Por que é SIMPLES
ainda mais se for slackware! heheh :P
Comentário enviado por
jeffestanislau em 17/04/2004 - 18:58h:
Fala Galera,
Quero agradecer a todas as manifestações de apoio ao artigo, quando pensei em escrevê-lo queria que ele tivesse um bom impacto, mas não pensei que seria tanto...
Agk, me desculpe pela falta de jogos... pois o meu lazer ultimamente tem sido apenas troca de informações, vídeos e músicas... não jogo mesmo faz muito tempo... por isso pra mim passou despercebido... mas com a dica dos LiveCD de fábio, até eu vou baixar um pra brincar um pouco...
Finalizando... façam de tudo pra incentivar o uso do linux, independente de distro... pois o que importa mesmo é o pingüim sorrindo na tela de todos...
Viva o Linux - porque nós amamos a liberdade!!!
Isso é a pura verdade!!! hehehehe
Waleu
Jefferson Estanislau da Silva
[]'s
Comentário enviado por
cvs em 18/04/2004 - 00:33h:
Acho que o que deveria ser feito não é apenas incentivar o uso do linux mas sim dos softwares livres em geral, tanto em windows como em linux ou outro S.O. Desde que comece a usar e incentivar o uso para que possa crescer mais o mercado para essas ferramentas, mesmo nao tendo fins lucrativos podem nos render algum com treinamentos e capacitações.
O que seria melhor nisso do que apenas incentivar o Linux, isso também não é ruim, pois incentivando o uso do linux já se faz notorio o uso de SF.
Mas que seja... Vamos lá... heheheheheh
Comentário enviado por
oak em 18/04/2004 - 02:44h:
bom se e tao facil instalar o linux por que minha maquina nao funfa e tao tragico que naum tenho nem chance de tentar configurar, veja so isso
1-MDK 7.1- 9 NAO TRAVA DE CARA,
2-KRN NAO TRAVA DE CARA ,
3-KNOPPIX 3.3 NAO TRAVA DE CARA,
4-SLACK 8.1 SO MODO TEXTO MODO GRAFICO TRAVA.
5- DEMO LINUX FUNCIONA SEM PROBLEMAS SO Q KERNEL MUITO ANTIGO.
ja desabilitei o apm ou acpi, shadon tentei varias conf. diferente no setup
e nada. apesar de naum conhecer muito de script fiz algumas modificacoes quase funcionou mas na hora da deteccao de hardware trava. agora os especialista podem ate zombar do meu problema mas como posso achar uma solucao se nao consigo usar o sistema para poder conhecer.
conf.
ecs l7vmm. 256m, athlon 2000+ xp, mont. 15, grav. lg, cdrom lg, se ajudar video compativel vesa 3.
nao estou zombando de ninguem e nem do sistema so estou um pouco frustado, mas nao desisti de instalar o pinguin so que quem esta numa fria sou eu. valeu pela aten;ao dispensada. tanks
Comentário enviado por
vodooo em 18/04/2004 - 10:48h:
É Jefferson, depois deste artigo, só quem não sabe ler não vai utilizar o Linux!!! Viva o mundo livre!!
Comentário enviado por
vodooo em 18/04/2004 - 10:52h:
É Jefferson, depois deste artigo, só quem não sabe ler não vai utilizar o Linux!!! Viva o mundo livre!!
Comentário enviado por
vodooo em 18/04/2004 - 10:52h:
É Jefferson, depois deste artigo, só quem não sabe ler não vai utilizar o Linux!!! Viva o mundo livre!!
Comentário enviado por
vodooo em 18/04/2004 - 10:52h:
É Jefferson, depois deste artigo, só quem não sabe ler não vai utilizar o Linux!!! Viva o mundo livre!!
Comentário enviado por
vodooo em 18/04/2004 - 10:52h:
É Jefferson, depois deste artigo, só quem não sabe ler não vai utilizar o Linux!!! Viva o mundo livre!!
Comentário enviado por
vodooo em 18/04/2004 - 10:52h:
É Jefferson, depois deste artigo, só quem não sabe ler não vai utilizar o Linux!!! Viva o mundo livre!!
Comentário enviado por
seu_carlitos em 19/04/2004 - 14:47h:
pow, me cadastei ontem e pelo q vi jah vou começar a usar o linux logo!!!
jah peguei o kurumin 2.20 pra gravar pra CD-R. soh falta o cd virgem, q espero comprar hj mesmo!
Comentário enviado por
tallor em 20/04/2004 - 10:47h:
Muito bom! Explica na linguagem simples o que todos precisamos saber, Parabéns.
Comentário enviado por
asrocha em 20/04/2004 - 15:02h:
PARABÉNS PELO ARTIGO!!!
mas tem uma coisa que impede usuarios ruindows migrarem completamente......
SALDADES DO CRTL+ALT+ DEL e
Esse Programa executou uma operação ilegal e será fechado.
e Principalemte daquela tela azul - q chamo de tela azul da morte....
wakakakak wakakaka
Comentário enviado por
kobukis em 07/05/2004 - 08:53h:
Jeferson Simplesmente muito loko, parabens,
Comentário enviado por
lindbergluiz em 08/05/2004 - 00:54h:
sem palavras....sinceramente....não sei nem o que escrever.....só fico pensando o tempo que vc gastou pra preparar isso tudo...somente.....porque não consigo medir palavras para elogiar mais que os amigos acima....sem comentários. O conteúdo do artigo fala por si só....
slackberg@bol.com.br
Comentário enviado por
lfsantos em 10/05/2004 - 11:02h:
Sinceramente esse foi a melhor explicação de usso do linux já que eu to completando 2 meses de vida nesse mundo e foi bem na milha linguagem q vc falou e adorei.
Espero q apareça mais artigos assim para uma compreensão melhor de todos. Obrigado e parabens‼‼‼
Comentário enviado por
odeiolinux em 13/05/2004 - 16:05h:
VIVA WINODOWS E O IMAC
Comentário enviado por
deoclides em 11/06/2004 - 12:57h:
valeu, sou iniciante no Linux e adorei a forma como foi colocado neste turorial, ficou muito mais facil, espero que não pare por ai.
Deoclides
Comentário enviado por
abysmal em 15/06/2004 - 15:44h:
Um aplicativo que deveria ser lembrado no caso do clientes de e-mails é o mozzila mail firebird, pq eu vou te falar aquele software da de 1000 no outlook e pra pessoas que ainda não são adeptos ao linux como o usuario ali acima tem a versão deste pra windows tbm, open source.. vale a pena conferir, é show...
Comentário enviado por
betosaqua em 18/06/2004 - 18:20h:
sem falar na possibilidade de estar implementado varios tipos de ambientes, poder mudar a cara do sistema e pelo fato de ser um desafio no principio pois o começo e muito arduo + muito compesativo
valew
Comentário enviado por
h4ck3rj em 19/06/2004 - 19:32h:
Muito bom esste artigo !! Achei muito interessante . O único ponto em que merece ser comentado é com relação ao kylix .. o mesmo já não está para ser deixado de lado pela borland ?
Comentário enviado por
vvega em 21/06/2004 - 10:40h:
Hummmm .... estas comparacoes valem apenas para o Windows, nao ? E se compararmos com o FreeBSD ou no que diz respeito a seguranca e estabilidade ao OpenBSD ? E sobre os varios sabores de Linuxes ? Nao quero tirar o merito do artigo, apenas apimentar a discussao. Parabens para o autor e sem duvida eh um excelente tutorial (tenho recomendado aos meus alunos a leitura do artigo).
Comentário enviado por
betosaqua em 02/07/2004 - 16:03h:
como muitos qnd ouvi o nome linux dei uma tremida ++ ai bateu a curiosidade e a experiência de amigos prescionado ñ deu outra mergulhei nesse mundo interessante e cheio de mistérios a ser descoberto
Comentário enviado por
biohazard em 05/07/2004 - 11:59h:
No inicio da um certo medo pois o costume de usar rwindows nos deixa mal acostumados + depois foi so alegria, pois, ele funciona de veradade.
Viva o Linux!!!!!!!!!!!!!
Comentário enviado por
tarso em 12/07/2004 - 23:20h:
OLá cara excente artigo parabéns.
Marconi Tarso
Comentário enviado por
kobukis em 15/07/2004 - 10:36h:
Muito bom !!! parabens pelo tutorial será muito util para mim tenho uma rede de 3 micros que estou querendo micrar mas uso muito corel e photoshop vou testar o sodipodi e o gim valeu !!
t+ galera !
Comentário enviado por
kioske em 19/07/2004 - 19:10h:
Muito legal esse seu tutorial cara!!!!! Sem contar que o linux nao precisa de comentarios e um sistema operacional pratico e moderno (alem de multi).
Comentário enviado por
dln_jr em 29/07/2004 - 09:35h:
ótimu artigo!!
é simplismente uma lavagem cerebral by Linux!!
muito bom!!
Abraços!
Comentário enviado por
caiapó em 03/08/2004 - 03:21h:
Sei que não é bom falar mal da microsoft, nem é o objetivo do artigo, mas uma questão não me sai da cabeça: a maioria dos problemas dos usuários de computador adeptos do windows é provocado por falhas do próprio windows. Então porque ninguém processa ela por oferecer um mau produto que não cumpre o que promete? Claro, a microsoft poderia dizer que são dos hackers a culpa. Mas será que é? É tanto burcaro que deveria ser chamado de "Rodovias Brasileiras".
Comentário enviado por
Macacus em 13/08/2004 - 22:12h:
Sr. Jefferson
Estou tentando passar para S.O.linux contudo não me senti a vontade com o artigo descrito pelo senhor. O motivo talvez seja que eu não tenha nenhuma idéia de linukês, ou seja o sr deve ter escrito para usuários de linux.
Eu baixei o kurumin, e como máquina de escrever é muito interessante,
mas fazer qualquer alteração é impossível.
Já baixei um monte de programas e nenhum deles eu consigo instalar.
E ter uma maravilha do mundo reduzida a uma máquina de escrever não é razoável.
Ainda sobre o artigo, li o manual do APT para tentar achar uma luz, e acabei ficando comm mais dúvidas. Ao invés de ter uma interface mais amigável continua usando modo "escrita".
Para futuras, e eu espero não ser distante, descrevo abaixo uma mágoa muito profunda, para ajudá-lo a fazer artigos melhores, para nóis, os leigos.
"Eu abandonarei o windows quando o linux possuir duas coisas muito simples:
1-um configurador do sistema descente - já existe um regular "linuxconf***", que quase me atende, e
2-um instalador que me pergunte o que que eu quero que ele (o programa de instalação) faça.
Desculpe a sinceridade............................
Comentário enviado por
k1ll3r_ em 02/09/2004 - 11:30h:
nossa...
kra que artigo :)
valew ai parabens pelo artigo ai kra!!!
Comentário enviado por
adelsouza em 04/09/2004 - 19:40h:
Parabens!!!
este artigo esta muito bom... continue, precisamos sempre aprender mais.
o comentário do Macacus lembra a mim mesmo, quando comecei no linux e não entendia nada. hoje, graças ao fato de haver me libertado, não do Ruindow$, mas de sua filosofia de alienação, que me impedia, como ao amigo acima, não só de querer aprender, mas principalmente de gostar de aprender, eu optei pelo linux. Tambem me senti tentado a procurar soluções "prontas" que me limitavam e abandonar a inovação, mas resisti, porque o linux é, hoje, parte do que eu sou, assim como a comunidade. Aprendi a pesquisar e a me aventurar, e a ouvir aqueles que entraram no caminho antes e conhecem as curvas, como voce e os amigos daqui do Viva o Linux , que sempre nos ajudam. Faço votos que o Macacus possa tambem achar divertido não depender de um "Painel de Controle" bonitinho mas ordinário, e que possamos tambem ajuda-lo, mas cada um tem seu tempo pra optar. Valew mesmo kra, continue a nos iluminar.
Adelsouza
"+ 1 pedras nas janelas velhas do Wild Bill..."
Comentário enviado por
_chacal_ em 15/09/2004 - 09:35h:
começeiausar o linux depois desse artigo...gostei mto....vlw
Comentário enviado por
juliomortandela em 04/10/2004 - 16:18h:
Qualquer um que tenha um pingo de vontade de largar de vez aquela arquitetura medíocre de licenças e de atualizações Micro$oft já tentou se arrisacar no linux à um bom tempo atrás, eu comecei com minhas tentarivas assim que chegou ao meu conhecimento a versão 3 o Guarani da Conectiva, nossa eu ferrei literalmente meu computador por diversas vezes, e atualmente eu diria que eu ainda apanho um pouco de algumas coisas no modo texto, por ter me viciado em "sndconfig's" entre outras coisas de hardware.
E acho que ao contrário do que o usuário Macacus descreve, o artigo mostra sim, muitas possibilidades para quem quer realmente "sair" do mundinho ridículo da Micro$oft, entretanto, como um linuxer tem por natureza, à vontade de aprender e o trabalho de procurar a informação que muitas vezes pode significar a sua liberdade definitiva de um império "quase que neo-nazista", são fatores que separam usuários que querem aprender e usuários que pagam pela instalação de um windows XP.
Jeff, o artigo está literalmente do CARA@!#$%¨T#% ;)
Um grande abraço...
Julio
Comentário enviado por
emerleite em 17/10/2004 - 01:44h:
Acabo de Me cadastrar no Site. Eu tinha muita vontade de aprender linux por achar que erá solução para me libertar da M$ mas não tinha coragem pois ainda estava na "Preguiça". Apesar de eu ter iniciado no ramo da informática usando o Famoso DOS com a linha de comando, quando eu tive a facilidade e comodidade do Windows eu virei preguiçoso demais. E a partir de AGORAAAAA estou LIVREEEEEEE.
Viva o Linux !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Comentário enviado por
johnson em 31/10/2004 - 04:10h:
Caramba... ótimo!
Comentário enviado por
bono em 09/11/2004 - 06:39h:
Ae cara ... super 10!!
Comentário enviado por
rafaeltjb2004 em 13/11/2004 - 20:19h:
otimo:P
Comentário enviado por
rafaeltjb2004 em 13/11/2004 - 20:28h:
OPS ESKECI DE DIZER... EU USO ELE:p
Comentário enviado por
smace em 25/12/2004 - 22:34h:
Bom, ele falou do Kylix, mas tinha que ter falado também do Lazarus, Lazarus é uma versão OPENsource do delphi e multiplataforma!! Sou muito mais ele que o Kylix!!
visitem:
lazarus.freepascal.org
Comentário enviado por
hoaxxer em 24/01/2005 - 11:33h:
mt bom hein...
Comentário enviado por
Candace em 14/02/2005 - 12:46h:
Putz, artigo maravilhoso!!!!!!!!!!!!!! Aconselhei a um grupo de amigos meus e espero que agora eu os conveça de vez. Parabéns
Comentário enviado por
Slug White em 14/02/2005 - 13:46h:
É, realmente bom o artigo, eu li tudinho e achei legal mesmo, faltou ele falar sobre softwares 3D, como o Maya e o XSI que existem pra linux, mas são pagos é claro. Eu uso muito isso e seria bom lembrar que o melhor software de animação do mundo "Maya" tem pra linux e que isso mostra o poder que tem esse SO, eu uso o windows tb por que jogo muito e uso um software q não roda no linux, e o pessoal que diz que o windows vive dando tela azul deveria procurar um hardware melhor antes de falar isso, pois a minha máquina só trava quando o hardware dá problema. Esse é um assunto que eu acho que deveria ser discutido no grupo. Valeu galera e parebéns pelo artigo Jefferson está muito bom.
Comentário enviado por
gilbertoteles em 14/02/2005 - 17:08h:
Pô achei os softs que faltavam pra eu deixar o Windows pra tras, não vou cuspir no prato que me alimenta, mas tava cansado de ficar nas garras da microsoft. É bom ter o que escolher. Em casa agora e no futuro escritorio só linux.
Comentário enviado por
moonlightstars em 07/03/2005 - 15:23h:
muito bom o artigo e já estou convencido mesmo que o Linux é definitivamento um bom Sistema Operacional.
Agora preciso apenas ter mais habilidade nele, pois ainda sou novato....
valeu...(:|
Comentário enviado por
76ers em 29/03/2005 - 19:08h:
soh 30 motivos....hahahahaha....mando bem no artigo ae mano, vlw
Comentário enviado por
theagao em 07/04/2005 - 02:16h:
Olha, se bem configurado, em questão de segurança não tem igual, utilizei uma vez uma versão do linux "Kurumin 3.2" e acreditem, toda a segurança de uma rede Windows, simplesmente, A-C-A-B-A.
Valeu pelo artigo.
Comentário enviado por
tehb em 07/04/2005 - 16:20h:
Muito bom artigo estou caminhando na utilização do LINUX mas agora este material da um referêncial muito boa. Valeu mesmo.
Continue assim, pois um dia quero contribuir desta maneira para a comunidade livre - VIVA o LINUX -
até +
Comentário enviado por
mnoveli em 25/04/2005 - 17:37h:
Eu sempre fui usuario do windows ops ruindows .. quando conheçi o linux nunca mais larguei e definitivamente convençi meu pai a usar o office do linux e larguei definitivamente de usar o windows percebi que tudo que fazia no windows podia fazer no linux e com performançe superior e fora que nunca mais tive dor de cabeça com virus ou spam algo do genero...o linux tem mais de 30 motivos resumindo A PORCARIA DO RUINDOWS OU SEJA LA O QUE FOR XP ,NT, OU XXXXXX JAMAIS VAI BATER O LINUX EM TODOS OS ASPECTOS DE SEGURANÇA , PERFORMANÇE ETC...O LEGAL DO LINUX QUE NAO TEM A TAL DA TELA AZUL HUHUAAAAAAAAAAAAA ABRAÇOS TURMA DO LINUX...
Comentário enviado por
langrisser em 26/04/2005 - 23:02h:
Eu sou usuário de Windows e, de vez em quando, de Linux. Por simples motivos:
1 - Jogos.
2 - VirtualDub, KDVD, BDVD, CCE, esse tipo de coisa.
3 - Total Recorder (para gravar rádios streaming).
4 - SysReset.
5 - E é mais fácil o Linux travar do que meu Win 2003 Server dar tela azul.
6 - Sim, sou pirateiro, mas sempre que posso uso Software Livre. E vou usar windows até o Gates não deixar mais piratear (algo como World of Warcraft). Então mudo definitivamente para o Linux sem pensar duas vezes.
O Linux fica pra quando canso do visual Windows.
Comentário enviado por
davidsonpaulo em 28/04/2005 - 10:37h:
langrisser,
1-) Jogos: Além da inúmera quantidade de jogos já disponíveis em versões para Linux, Wine e Cedega dão conta de emular com perfeição (e rapidez) praticamente qualquer jogo para Windows.
2-) Puts! Esses programinhas furrecas (disso isso porque os conheço) não chegam nem aos pés dos fantásticos avidemux, Cinelerra (esse é um misto de Premiere com After Effects), Kino (para editoração profissional de DVD's) e muitos outros tão profissionais que até assustam (e livres).
3-) Total recorder: não lembro o nome, nunca usei, mas existem soluções para gravação de rádios streaming sim, e excelentes por sinal (se não fossem boas, ninguém usava);
4-) SysReset: é um script, logo, pode-se tanto fazer uma solução completamente personalizada usando algumas das inúmeras linguagens interpretadas suportadas pelo Linux, como também pode-se adotar qualquer uma das centenas de soluções já criadas por diversos usuários ao redor do mundo.
5-) O que? Agora você apelou. Se tu não sabe configurar sua distro, não jogue a culpa no pingüim. Que distro tu tah usando? Kurumin? Conectiva? Tirando as vezes que havia problemas com a memória RAM, desde que eu realmente aprendi a configurar o Linux, só o vi travar mesmo umas 2 vezes, e olhe lá. Já no Windows, no qual tenho ampla experiência, nunca consegui deixá-lo a prova de travamentos. As versões para servidor são com certeza mais estáveis, mas ainda assim não chegam aos pés de um Slackware tunado ou um Debian Woody.
6-) Sinto muito por você, que parece ficar preso a um sistema operacional de terceira por causa de uns programinhas de quinta. Ah! Acha que algum dia alguém vai conseguir impedir completamente a pirataria? Acorda rapaz. Desculpa esfarrapada, tudo bem. Mas tudo tem limite...
O Windows fica pra quando usar Linux for crime (leia-se: nunca)
Comentário enviado por
mnoveli em 05/05/2005 - 18:29h:
OLha que engraçado o gerencimento do RUINDOWS (LIXO) faz minha maq pegar fogo o cooler a 5400 rpm , hd frita tudo frita isso rodando a cpu a 3% e ligar a maq deixa no linux que frita tudo ...dando risadas por aqui ...quando estou no linux suse nossa o cooler cai pra 2800 rpm isso a 100% da cpu uso total ..resumindo gerenciamento de energia nao existe no windows ..agora eu sei pq o windows se chama RUINDOWS pq é RUIM DE+ esse sistema operacional....deveria se chamar sistema lixo...
Comentário enviado por
mnoveli em 05/05/2005 - 18:31h:
Vou dar mais motivos aqui turma pq usar LINUX e não Ruindows.
* Linux é estável, não "congela" o seu computador.
* Seguro, não é infestado por virus como outros sistemas operacionais.
* Poderoso, voce executa tarefas que normalmente só seriam
possíveis com computadores de maior porte. Um 486 por exemplo,
transforma-se num excelente servidor para a internet.
* Configurável, voce escolhe entre centenas de modos diferentes de
utilização, com vários window managers que definem o comportamento das
suas janelas, além de inúmeras aplicações, todas livres como o próprio
Linux.
* Aberto, vem com todos os fontes dos programas, diferentemente
dos sistemas normalmente comercializados.
* Portável, o Linux roda em várias plataformas diferentes, como os
x86 (como o PC), Mac, estações da Sun(MR), e muitos outros.
* De alta conectividade, suporta a ligação em redes de diferentes
tipos, não só SMB da Microsoft(MR), mas IPX da Novell(MR),
AppleTalk(MR), tcp/ip e muitas outras. O linux substitui totalmente o
Windows NT(MR) com vantagens como servidor de rede, com maior
desempenho e estabilidade.
* Possui o melhor suporte na atualidade, com várias empresas
conceituadas, mailing lists, centenas de grupos de usuários e farta
documentação. Nenhum outro sistema, comercial ou não, chega sequer
perto desse grau de suporte!
Comentário enviado por
Psycho_DarknesS em 08/05/2005 - 14:16h:
Dual boot domina :P
Windows = jogos
Linux = vida real :P
Comentário enviado por
quak2 em 13/05/2005 - 17:15h:
Nossa cara muito bom esse que chamo de post... legal e parabens a todos...
Comentário enviado por
julianoneto em 18/05/2005 - 20:21h:
Concordo plenamente com todos, a grande vantagem do Linux é a de que num mundo globalizado precisamos de um sistema operacional robusto e que não exija um recurso de Hardware avançado, o Linux bate no custo, porque temos que pagar tão caro num sistema operacional que não atende minhas necessidades, já que não posso customiza - lo, o Linux atende todas minhas necessidades e posso customiza - lo. É necessário divulgar nosso sistema operacional nas massas de usuários, para exterminar de vez essa Janela.
Abraços à todos
Obrigado
Parabéns
Comentário enviado por
nmap em 21/05/2005 - 08:53h:
Excelente artigo!
Eu comecei com linux guarani (nao me lembro da versao) a bastante tempo atrás. Foi difícil pois na época eu nao tinha internet. Comecei aos poucos, e quando vi ja tinha instalado meu primeiro slack! :)
Fico espantado com a quantidade de reclamação das pessoas hoje, pois antigamente o acesso às informações era completamente escasso e quando tinha era em inglês, as distribuições nao eram dotadas de instaladores e particionadores amigáveis, o hard nao era tão suportado como agora e quase nao se conseguia ajuda.
Hoje em dia, temos vários sites em bom e claro português brasileiro, temos fóruns, enorme quantidade de livros e revistas especializadas, muitos live-cd e um universo inteiro de usuários dispostos a colaborar. Isso sem falar do kurumin que é muito fácil de instalar e usar e é completo pra usar em casa ou no escritorio.
Por isso eu digo: cada um tem a dificuldade que quer ter!
Tá muito simples, ta muito fácil.
Eu nao sou profissional, mas eu me viro bem, em se tratando de desktop, porque server eu ainda nao "quis" aprender.
O linux amadureceu muito e pra mim ele já ta pronto.
Viva o linux,o blackbox, o gimp (maravilhoso), amsn, licq e tantos outros softs do nosso dia a dia.
Parabéns jeffestanislau, icou ótimo teu artigo, e parabéns ao site vivaolinux.com.br simplesmente perfeito!
Abraço
Rodrigo
Comentário enviado por
brunogola em 22/05/2005 - 02:36h:
Po, a única coisa que eu sinto falta hj são softs para edição de video (after effects, premiere) e autoCAD ... alguem sabe uma boa alternativa ?
Seu artigo ta 10 ... foram esses motivos+estabilidade e o mais importante, o poder de controlar a máquina e o SO e deixa-los do seu jeito ao contrario do win, que fizeram eu sair do windows de vez e partir pro Linux...
falou
Comentário enviado por
kernel_sys em 07/10/2005 - 07:39h:
Seu artigo ta muito bom
Comentário enviado por
isabond em 07/10/2005 - 15:05h:
Sem comentarios, D+!
Comentário enviado por
andre_cerberus em 11/10/2005 - 21:22h:
Cara com certeza o Linux tem tudo e mais um pouco do que o sistema operacional proprietário da Microsoft, antigamente eram poucas as opções de diversão em cima do ambiente gráfico do Linux, porque ele foi projetado para ser usado somente em servidores e usuários avançados, mas com essa história de ambiente gráfico KDE, GNU entre outros até usuário de windows está gostando de Linux e isso está crescendo cada vez mais.... O computador popular é uma prova viva disso que eu estou falando, se o usuário ainda reclamar de linux instale a distribuição famelix para ele que com certeza ele ficará impressionado com a facilidade de uso.
Att
Comentário enviado por
Serafim em 14/10/2005 - 10:24h:
Prezado, Jefferson, execelente artigo, estou separando o mesmo. Para assim que tiver uma oportunidade entregar à direção da instituição onde trabalho, para ver se eles finalmente entendem, que o Linux se sobresai e muito com relação ao "programinha" do Bill.
Comentário enviado por
hugobcar em 18/10/2005 - 08:15h:
Com relação a servidores (arquivos, banco, web... e outros) e a questão de segurança, ninguém bate o Linux.
HugoBCar
Comentário enviado por
couver em 21/10/2005 - 02:42h:
Muito interessante seu Artigo. Na minha opinião temos que levar essas informações para as pessoas que estão em duvida sobre usar, e com esses argumentos podemos ajuda-los nessa migração para Linux.
[]´s
Comentário enviado por
emersonking em 08/11/2005 - 22:52h:
Artigo nota 10 mesmo !! parebens !!!
e Viva o LINUX :D e o S.O Livre :D
Comentário enviado por
casterman em 13/11/2005 - 10:07h:
Parabéns, artigos como esse é que portam o usuário muito bom mesmo !!!
Comentário enviado por
- [ DOUG ] - em 21/11/2005 - 10:26h:
d+++ eu estou usando linux ja faz semana hje q fui encontrar esse artigo , mas eu ja sabia q era melhor que o windows (akela merda )
o linux em questao de segurança e simplesmente magnifico hheeheh ;)
Viva o Linux - eu amo a liberdade
Comentário enviado por
marcelohscp em 24/11/2005 - 21:02h:
Linux milhões de cabeças naum podem estar erradas
viva!!
Comentário enviado por
ph4lc0n em 24/11/2005 - 23:20h:
Excelente artigo, parabens pela atitude de demostrar todos os motivos favoraveis que um ser humano tem para usar essa ferramenta chamada Linux, com isso as pessoas pelo menos terao uma opiniao diferente quanto ao que para alguns é coisa de outro mundo 'Linux'.
Vlw mesmo!
Comentário enviado por
monthiel em 01/12/2005 - 23:52h:
cara... você está de parabéns por esse artigo, muito bacana mesmo, apesar de parecer ter sido escrito muito tempo atrás, e só agora eu encontrei...grande abraço.....
Comentário enviado por
rick001_7 em 19/01/2006 - 11:30h:
uito massa mesmo, tá entre meus favoritos!!!
Comentário enviado por
cientistamaluko em 03/02/2006 - 16:06h:
Excelente artigo....com este artigo ateh cego enxerga que o linux eh superior aos outros sistemas.
Comentário enviado por
fernandoamador em 23/02/2006 - 13:52h:
Gostei...
Comentário enviado por
red_slack em 24/02/2006 - 22:33h:
Um dos melhores artigos q ja li aki no VOL se nao for o melhor. Nem precisava tudo isso pra convencer a galera a usar ou pelo menos testar o linux (e quem testa nao fica sem ele..hehehe)
como ja foi sitado acima so quero ver se vai ter algum zé ruela pra nao usar linux so se for zé ruela mesmo
Comentário enviado por
Joanna Wonka em 26/02/2006 - 16:28h:
Bem, eu não cheguei a ler todo o artigo (só a introdução), e eu não entendo nada, absolutamente NADA de linux....pra mim cada coisa que é dita aqui é completamente (ou quase) incompreendível...
Mas mesmo assim, no meu pc novo eu resolvi por linux depois de tanta propaganda que eu ouvi...e além do mais a interface é tão amistosa XD
Eu queria que alguém me ajudasse a entender melhor o funcionamento, e primeiramente o básico do linux...
É isso >}
Comentário enviado por
guidimcenter em 03/03/2006 - 00:59h:
Blz de artigo, por artigos como estes é que cada dia mais o linux cresce.
Junior
Comentário enviado por
leandrof1980 em 03/03/2006 - 14:24h:
Fui usuário de linux (slackware) por muito tempo (+ de 2 anos)
Fui, pelos seguintes motivos:
dificuldades no linux:
* leitura de cds do windows
* jogos no linux: dficuldades técnicas: leitura de cds protegidos.
Vou fazer uma pequena comparação em relação ao windows e tentar verificar os prós e contras de cada um (windows e linux):
1) Gráfico: Tanto no windows como no linux os gráficos são ótimos.
2) Som: O linux dá show: O audacity é um ótimo software de som e o formato ogg é ótimo. Ambos funcionam no Windows.
3) Office: Faz tempo que eu uso o Openoffice para trabalhar: ele é muito bom, mas o Word do office da M$ é melhor. Sou advogado e isso é essencial.
4) Messenger: O serviço de mensageiro "clone" que tem no linux faz muito bem o papel de messenger. Mas os winks não funcionam. :(
5) Vírus: No linux nem sei o que é vírus, mas no windows, o uso do firefox + anti-vírus + anti-spyware gratuitos dão conta do recado.
6) Jogos: Impossível brincar com joguinhos no linux: No cedega o número de erros e incompatibilidades é grande demais - eu sou fã de jogos de estratégia em tempo real (RTS), chavões como need for speed underground etc., funcionam bem, mas os meus joguinhos mais "obscuros", nem pensar. Jogos mesmo só se forem nativos.
7) Programas de direito: Eu uso o jurissíntese, que tem proteção de cópia no cd. O wine não consegue nem "fodendo" rodar o aplicativo novo (versão 2005). Só a versão antiga do jurissíntese (versão 2001) é suportada, que é velha demais, já que as leis brasileiras mudam muito. Lamentável.
8) Impressora: Minha impressora, uma hp 3535 funciona bem no linux, mas sua velocidade decepciona. Para se ter uma idéia, enquanto que o linux imprime 1 folha o windows imprime 10. Sou um advogado, preciso de velocidade de impressão e não posso pagar por uma impressora poscript nativa. Portanto essa é outra característica terrível.
9) Modem: Não adianta: Meu modem AMR lucent não funciona corretamente no linux, e a "culpa" é da HP: eles fazeram atualizações na BIOS do meu notebook, que a cada atualização, muda o comportamento do modem: ora ele conecta e não autentica, ora fica em "busy" - um lixo. Assim, eu sempre que preciso usar a internet acabo por ter que entrar no windows.
10) Explorer vs konqueror: O windows explorer é mais rápido, porém não tem tantos recursos como o konreror: ele monta dispositivos automaticamente, pré-visualisa ínumeros formatos de arquivos nativamente, a visualização de imagens é muito melhor, além, e na cópia de arquivos ele informa quantos MBs ainda faltam e o mais importante é dar suporte ao "resume" , na cópia de arquivos, um ótimo recurso, para quem gosta de fazer tranferência de arquivos via rede local em que um hub de repente pára. Apesar que esse problema é facilmente contornável no windows com o programa "total copy"
11) Desempenho: No linux o desempenho da máquina é sofrível quando o kernel é deixado no padrão (slackware 10.1 - 2.4). Com o kernel 2.6 recompilado com todas as opções referentes ao notebook corretamente ativadas, o linux dá um show: tudo é bem mais rápido sem qualquer tipo de lag.
12) Gravação de CDs: No linux a gravação de CDs ocorre de forma muito mais tranquila, pois o programa cdrecord dá conta do recado perfeitamente. As vezes ocorre alguma falha na decodificação de uma música, mas é bem raro.
13) Eu acho o KDE muito melhor que a área de trabalho do windows, porque aquele tem muito mais recursos importantes que este. Alguns programas nativos como o "knodes" quebram um galhão. Com o tempo, descobri que existem alguns auxiliares totalmente freeware que fazem a área de trabalho Windows dar um "olé" no KDE.
14) Players de vídeo: mplayer é demais. Sem comentários. Ainda bem que ele tem suporte para windows também.
15) Eu gosto de programar em BASH. Mas não tenho muito tempo para isso, porém o cygwin dá conta do recado.
16) Adoro o uso do modo texto: tudo no linux dá para fazer pelo modo texto, de uma forma muito legal. Muita gente acha que quem usa o modo texto são pessoas que tem um 486 com 16 MB de ram, mas sinceramente, tenho um 3000+ com 512 MB de ram e digo com toda a certeza: o modo texto é muito melhor e muito mais poderoso. Assim, o "shellzinho" que o windows oferece é uma porcaria perto do BASH.
Resumo da ópera: O linux é ótimo para quem tem tempo para ele: para quem precisa trabalhar de verdade, infelizmente, é preciso usar o windows. Para mim é muito difícil, mas é a dura realidade. Com meus conhecimentos técnicos eu consigo manter o windows "bombado". Por enquanto o linux tem alguns defeitos importantes:
1) As empresas de software não levam a sério o linux, pelo o menos em desktop doméstico. Os jogos são poucos; Os softwares possuem travas especiais "for windows".
2) As empresas de harware, fazem as coisas pensando no usuário windows. São poucas empresas que fazem drivers de seus dispositivos para linux.
3) O linux é um gigante nos servidores mas um anão no desktop. Ele tem filosofia, tem estilo, mas é igual ao filme matrix: "Bom Neo, este é o mundo real (desktop). O que nós vamos fazer agora? Imitar a matrix (windows)?"
4) Acredito seriamente que o open software é inevitável. O firefox está aí para provar isso. Mas como eu disse vai ser inevitável. Ainda não é. Eu sinceramente gostaria que fosse.
5) O linux é utilizável, mas só por entusiastas e desenvolvedores, mas eu sou um simples mortal que acha que o micro é para ser usado com eficiência. O linux está quase alcançando a eficiência completa. Eu tenho a sensação que o sistema vai estar maduro na copa do mundo de 2010. Até lá, quem sabe, as empresas de hardware mudem de idéia e encarem o linux com seriedade. Se a indústria de hardware mudar sua filosofia, teremos sim, o linux de forma concreta na nossa vida. Mas enquanto isso não ocorre, o windows será a única solução. Pelo o menos para mim.
Por enquanto o linux está assim: Com as empresas se negando a desenvolver drivers, cada vez mais pessoas da comunidade terão que fazer isso, desviando desenvolvedores competentes para um foco técnico desnecessário. Uma solução, seria desenvolver um DDK (driver development kit) for linux, fácil de usar. FÁCIL DE USAR.
Para as empresas de software, o desenvolvimento de ferramentas de desenvolvimento padronizado, tão fáceis como o visual studio, com o uso de uma biblioteca padrão, aumentaria a possibilidade de que ainda mais pessoas, (não com tanto conhecimento), possam desenvolver aplicativos for linux. O KyLIX É UMA PIADA.
Ainda na questão do software, uma base de desenvolvimento para aplicações de alto desempenho em C e C++ (jogos) ainda deve ser feita (vide directx), que seja fácil de usar, com direito ainda a algumas "engines" padrão e open source que possam servir de lastro para o desenvolvimento. EU DISSE engines PADRÃO.
O linux tende a transformar tudo em "salada de fruta": Cada "nerd" desenvolve seu padrão.
Agora, depois dessa explanação, ainda resta a dúvida: será que com todas essas facilidades ainda será possível ganhar dinheiro com software? Essa é a pergunta que o Bill Gates deve fazer todos os dias para seus funcionários. Mas pelo posicionamento atual da Microsoft, ele acha que não.
As empresas linux ainda tem muito pela frente, pois elas estão conseguindo ganhar dinheiro no ambiente de servidores, onde o volume de dinheiro investido é alto. Ou seja, são poucos que tem muita grana para investir.
Ultimamente, fiquei sabendo que o Linux perdeu a supremacia em vendas para o Windows no ambiente servidor. [url]http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/MercadoInterna.aspx?GUID=1B54E638-85CF-4F97-B4E4-054D49F8C034&ChannelID=2000002[/url]
Já o ambiente desktop é muito (muito!)mais complicado: Existem milhares de usuários com pouca capacidade de investir. E atualmente o linux precisa de investimentos para entrar de vez no mundo dos desktops. É por isso que nenhuma empresa linux pensa nesse nicho de mercado: trata-se de altos investimentos com perspectivas de lucro duvidosas. A tempos tenho prestado muita atenção na empresa "Transgaming". Ela é um termômetro natural do mundo linux no desktop. Se ela está indo bem, significa que o linux no desktop continua avançando. Agora, se as atualizações do seu "cedega" ou wine começarem a rarear, e se nenhum outro software tomar o lugar do cedega ou wine, penso que o mundo da informática ficará dividido em dois: Linux em servidores (será?) e Windows nos desktops.
A partir de agora vou ficar mais "esperto"com as tomadas de decisões da Microsoft. Se eles migrarem de vez para os desktops ou começarem uma política bem agressiva no desktop, acredito que o linux dificilmente vai conseguir invadir de vez o mundo do usuário comum de computadores. Por enquanto, a Microsoft pensa seriamente no mundo corporativo, mas acho que para eles, trata-se de um caso perdido. No mundo corporativo as percas para os linux serão bem perceptíveis nos próximos anos.
Percebo que nos próximos dois ou três anos, no máximo, as corporações que gostem do seu dinheiro, vão estar usando linux.
Mas, frente ao usuário doméstico, se as coisas continuarem do jeito que estão, a penetração do linux vai sempre ficar no campo da curiosidade.
É hora da comunidade se unir ainda mais e começar a adotar medidas eficazes (como agir frente as empresas de hardware e tomar iniciativas em relação ao desenvolvimento de base) para fazer o linux entrar no desktop. Mas daí resta uma pergunta: pra que o linux precisa dominar os desktops? Simples. O linux não quer o dinheiro do usuário. O linux quer o conhecimento do usuário. O GNU/linux é o único sistema capaz de fazer com que o conhecimento flua de forma comunitária e livre. Quanto mais pessoas integrarem essa comunidade, nem que seja como meros usuários, mais "cabeças" vão estar pensando em torno da melhora global do sistema.
É hora se provar que a microsoft está errada: O maior investimento do usuário não está no seu bolso e sim em sua cabeça.
Sinceridade. Sou muito mais usar o meu windows 2003, com o cygwin.
Esse negócio de emulação, wine etc é pra jacú.
O linux só vai virar um SO para usuários domésticos quando os jogos e as grandes empresas de softwares (incluindo-se a Microsoft) resolverem programar para ele.
Comentário enviado por
pools em 03/03/2006 - 15:30h:
leandrof,
Gostei muito do seu comentário, realmente é coerente de quem já utiliza (utilizou) Linux.
Mas permita-te apenas uma frase:
O Linux só evolui quando pessoas _acreditam_ nele.
Entendo o seu caso, cada um precisa utilizar o computador da forma que melhor produz.
Não creio que abandonando o Linux e ficar esperando que ele um dia melhore seja a melhor solução.
As grandes empresas só irão abrir os olhos quando descobrirem que existe uma demanda real. Isso não ocorre com 5%, mas e quem sabe 15 ou 20?
Posso até jogar no Windows, mas nunca vou desistir de utilizar o Cedega, o wine ou reportar os problemas que já tive, não vou descansar enquanto a EA Games não trilhar alguma coisa como a ID Software fez....
Pense nisso, e se realmente o Linux for passado para você, não deixe ao menos de ajudar a comunidade com o que melhor existe no Linux, esta propria.
Abraço!
(ps: Uso o Slackware-current)
Comentário enviado por
leandrof1980 em 03/03/2006 - 21:01h:
Caro amigo pools, você tem toda a razão.
As vezes, as pessoas (eu como exemplo) tendem a esperar mais nos resultados do que na filosofia.
E Linux não é só um SO: é uma filosofia de vida.
Acreditar nele é acreditar numa melhora, uma melhora social.
Quando escrevi minha resposta, estava com muita raiva. Raiva de não poder ajudar o linux, por falta de possiblidade e conhecimento.
Acho que entendi a lição. Valew, cara.
Comentário enviado por
agk em 06/03/2006 - 08:47h:
O GNU/Linux é muito bom sim, agora se algumas pessoas não tem tempo para aprender a deixar ele configurado da forma correta, que pena, então que paguem para alguém competente para fazê-lo. Ou querem que tudo caia do céu, que a comunidade lhes dê tudo?
Sinceramente, se não sabe fazer, pague para que alguém faça, pois é assim que a M$ faz, ela paga seus funcionários para deixar seu S.O mais fácil de usar, então você "usuário windows" que está insatisfeito com o GNU/Linux ou vive reclamando da faltas de recursos/compatibilidade, você já pensou alguma vez em pagar alguém para fazer isso para você? Afinal de contas para a M$ você paga licença, não é? Ou está utilizando software Pirata?
Infelizmente é isso que acontece, um monte de acomodados que tem não tem tempo para aprender a usar/configurar o GNU/Linux, mas tem tempo para jogos e outras coisas fúteis e ainda reclamam de boca cheia do GNU/Linux.
Gente, é hora de acordar, se vocês querem algo bom, de qualidade e cada vez melhor, vão a luta, façam a sua parte, se não tem tempo para contribuir com conhecimento/desenvolvimento, paguem para que alguém faça, pois estarão ajudando alguém que tem tempo a trabalhar no que gosta e fazer o nosso GNU/Linux cada vez mais forte na área de Desktops, pois como já disse, para a M$ muitos usuários pagam sem reclamar, porque não o fazem para o GNU/Linux também?
Comentário enviado por
zeaquinense em 06/04/2006 - 20:28h:
muito bom mesmo veio parabens
Comentário enviado por
diegohp10 em 12/04/2006 - 21:52h:
A mais nou menos 1 ano atrás eu nem pensava em aprofundar no linux, pois não tinha motivação e não encontrava nada simples e completo que tirasse minhas dúvidas. Esse artigo poderia ter vindo antes...
Comentário enviado por
raffa pradella em 21/04/2006 - 15:07h:
Daqui a uns dias,eu irei colocar o Kurumin(meu 1º).Eu estava receoso,mas eu decidi.Irei colocar
Mais uma alma salva por esse artigo!
Comentário enviado por
darkstriker em 25/04/2006 - 15:15h:
Respondendo ao Leandro:
Office: Faz tempo que eu uso o Openoffice para trabalhar: ele é muito bom, mas o Word do office da M$ é melhor. Sou advogado e isso é essencial.
-Discordo, uso o broffice(openoffice) 2.0 e dá um show de leveza e robustez, tem tudo que eu preciso do calc ao Writer, realmente to precisando saber o que tem la no office que nao tem no open. Embora respeita sua opiniao, pois conheco pessoas que so conseguem usar o office mesmo.
Messenger: O serviço de mensageiro "clone" que tem no linux faz muito bem o papel de messenger. Mas os winks não funcionam. :(
-Discordo em partes, eu uso o Gaim, que alem de ser multiprotocolo é muito rapido tanto no linux quanto no windows, ja que ele existe pra ambos os sistemas, mas se vc gosta de winks, coisinhas animadas, recomendo o MSN mesmo..questao de gosto.
Impressora: Minha impressora, uma hp 3535 funciona bem no linux, mas sua velocidade decepciona. Para se ter uma idéia, enquanto que o linux imprime 1 folha o windows imprime 10. Sou um advogado, preciso de velocidade de impressão e não posso pagar por uma impressora poscript nativa. Portanto essa é outra característica terrível.
-Nao querendo duvidar, mas tinha uma 3520, e funcionava normalmente.
Explorer vs konqueror: O windows explorer é mais rápido, porém não tem tantos recursos como o konreror: ele monta dispositivos automaticamente, pré-visualisa ínumeros formatos de arquivos nativamente, a visualização de imagens é muito melhor, além, e na cópia de arquivos ele informa quantos MBs ainda faltam e o mais importante é dar suporte ao "resume" , na cópia de arquivos, um ótimo recurso, para quem gosta de fazer tranferência de arquivos via rede local em que um hub de repente pára. Apesar que esse problema é facilmente contornável no windows com o programa "total copy"
-concordo, mas eu prefiro o Nautilus, nativo do Gnome (www.gnome.org)
Desempenho: No linux o desempenho da máquina é sofrível quando o kernel é deixado no padrão (slackware 10.1 - 2.4). Com o kernel 2.6 recompilado com todas as opções referentes ao notebook corretamente ativadas, o linux dá um show: tudo é bem mais rápido sem qualquer tipo de lag.
-Usando Ubuntu Linux Dapper a performace é a mesma que no windows com a instalacao padrao, mas atualizando o kernel e desabilitando algumas coisas que nao uso, fica em torno de 25% mais rapido que no windows (otimizado ao maximo)
Eu acho o KDE muito melhor que a área de trabalho do windows, porque aquele tem muito mais recursos importantes que este. Alguns programas nativos como o "knodes" quebram um galhão. Com o tempo, descobri que existem alguns auxiliares totalmente freeware que fazem a área de trabalho Windows dar um "olé" no KDE.
-Ai eh questao de gosto, eu já nao troco meu Gnome por nada.
O linux é um gigante nos servidores mas um anão no desktop. Ele tem filosofia, tem estilo, mas é igual ao filme matrix: "Bom Neo, este é o mundo real (desktop). O que nós vamos fazer agora? Imitar a matrix (windows)?"
-Discordo em genero, numero e grau, acho que o linux nao imita o Windows, é como dizer que o Windows imita o Mac OS. Eu acho que os sistemas buscam uma melhor integracao com o usuario, e algumas vezes vao pelo mesmo caminho, a prova disso, sao os varios mecanismos do Gnome que nao tem no Windows, prova que nao é copiando que se faz Linux.
Para as empresas de software, o desenvolvimento de ferramentas de desenvolvimento padronizado, tão fáceis como o visual studio, com o uso de uma biblioteca padrão, aumentaria a possibilidade de que ainda mais pessoas, (não com tanto conhecimento), possam desenvolver aplicativos for linux. O KyLIX É UMA PIADA.
-Para desenvolvimento nao perde em nada para o Win, conheço programadores Java que usam seus frameworks no Linux nativos, e programando em Python+GTK ou Python+WxPython nao vejo nada a dever ao Visual Studio do Windows.
Ultimamente, fiquei sabendo que o Linux perdeu a supremacia em vendas para o Windows no ambiente servidor. [url]http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/MercadoInterna.aspx?GUID=1B54E638-85CF-4F97-B4E4-054D49F8C034&ChannelID=2000002[/url]
-Se voce ler direito vai ver que o Windows Superou o UNIX, e sabe a causa?
-O Linux também registrou ganho significativo de participação no mercado de servidores em 2005, crescendo 20,8% em base anual. Mesmo assim, o sistema operacional ficou bem atrás dos concorrentes, faturando 5,7 bilhões de dólares no ano, mas, pela primeira vez, se posicionou em terceiro no mercado.
-No quarto trimestre de 2005, os servidores Windows movimentaram 4,9 bilhões de dólares, respondendo por 33,6% das vendas; os equipamentos Unix movimentaram 5 bilhões de dólares - uma queda de 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado -, e ficaram com 34,2% do mercado.
-Os servidores Linux faturaram 1,6 bilhão de dólares no período, registrando crescimento de dois dígitos pelo quarto trimestre consecutivo.
-Tradução: o Linux esta tomando tambem o mercado, por isso o Windows passou o Unix, pq a tendencia é o Linux ficar no lugar dele, a prova, é o crescimento de dois digitos pelos quarto trimestre consecutivo. Agora some Linux+Unix e veja se está atras da Microsoft ok?
(As pessoas parecem que so Leem os titulos das noticias.. rs)
A tempos tenho prestado muita atenção na empresa "Transgaming". Ela é um termômetro natural do mundo linux no desktop. Se ela está indo bem, significa que o linux no desktop continua avançando. Agora, se as atualizações do seu "cedega" ou wine começarem a rarear, e se nenhum outro software tomar o lugar do cedega ou wine, penso que o mundo da informática ficará dividido em dois: Linux em servidores (será?) e Windows nos desktops.
-leva a mal nao, mas dizer que a Transgaming eh o termometro natural do mundo linux é comparar chimpanzé com gorila, vc acha que o foco dos desenvolvedores linux é fazer programas para emular os do windows ? vc ta bem equivocado, veja quantos estao fazendo seus programas em interface nativa. Se tenho nativa pra que preciso emular? comparacao meio absurda essa hein.
Nao é querendo criticar, mas o mundo nao é preto e branco (linux nos servidores, windows nos desktops), ele é meio cinza. A microsoft ainda investe bastante no mercado corporativo se vc nao sabe, enquanto que o linux tambem se desenvolve muito no desktop, a tendencia é que sempre haja um mercado heterogeneo, a propria Microsoft diz isso, e esta com um laboratorio imenso pra testar seus produtos nos mais diferentes Linux da vida.
Sinceridade. Sou muito mais usar o meu windows 2003, com o cygwin.
Esse negócio de emulação, wine etc é pra jacú.
-Sinceridade, sou muito mais meu Ubuntu pra desktop que o XP, e sou muito mais ainda Linux+Apache que Windows+IIS, e sou muito mais BIND, SENDMAIL, PYTHON, e cia do que qualquer produto microsoft.
O linux só vai virar um SO para usuários domésticos quando os jogos e as grandes empresas de softwares (incluindo-se a Microsoft) resolverem programar para ele.
-O Linux nao precisa ser um SO de jogos para entrar no mercado, pra isso existem os videogames, mais uma vez viajou na maionese.
vou terminar com uma frase que tem por ai na net:
"O Linux é amigável, Ele apenas sabe escolher bem os amigos"
Comentário enviado por
claudiolima em 01/06/2006 - 15:25h:
O linux deixou a muito tempo de ser aquela coisa assombrosa de antes, hoje é muito fácil mexer no linux.
Bom artigo.
Flw.
Comentário enviado por
josuelinux em 10/06/2006 - 15:24h:
como iniciante no linux,apoio qualquer artigo que incentive e insplique como usa-lo.
Comentário enviado por
josuelinux em 10/06/2006 - 15:35h:
gostei muito do artigo 30 motivos para gostar do linux,eu ja gosto ,e esse artigo e mais um incentivo.
Comentário enviado por
Locdog em 06/07/2006 - 12:25h:
Muito bom o artigo, pois cada vez mais prova-se que o linux não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Parabéns pelo artigo
Comentário enviado por
Tyreon em 11/07/2006 - 18:55h:
Sem comentarios! Simplesmente perfeito! vou mostrar pos meus amigos "ignorantes"
Comentário enviado por
jonasdametto em 12/07/2006 - 22:16h:
Muito Show...
eu nem prescisei i muito atras de ver quais as diferenças do linux pro windows...
de kra jah vi q o linux eh bem melhor...
PARABÉNS PELO ARTIGO!!
Comentário enviado por
Evilrick em 18/07/2006 - 12:07h:
Muito bom mesmo.
Principalmete para gente que nem eu, que está começando e ainda se assusta com algumas coisinhas do pingüim.
Comentário enviado por
rlbm em 24/07/2006 - 19:00h:
Estava na dúvida em migrar para o Linux, mas vou tentar me adaptar, terei que seguir as tendêncisa de mercado e uma delas é o uso do linux por parte de usuários finais.
Essa matéria mostrou um pouco dos softwares disponíveis para linux.
PARABÉNS PELO ARTIGO!!
Comentário enviado por
marrento em 26/07/2006 - 22:37h:
aê, leandrof, vc é advogado mesmo ou só fazendo o papel de advogado-do-diabo? ;)
Comentário enviado por
Jcsf em 27/07/2006 - 14:10h:
Po exelente o artigo! AGora sim eu vou usar mais e mais o linux!
Comentário enviado por
philosopho em 27/07/2006 - 17:04h:
Excelente artigo... Já comecei a minha saga neste mundo desconhecido até então e posso dizer que fiquei fascinado.
É um mundo de possibilidades.
Comentário enviado por
marcieljuan em 04/08/2006 - 08:24h:
Realmente você está de parabéns, pois seu artigo é muito bom. está muito bem escrito e de fácil entendimento. Aprovado. Se todos puderem contribuir dessa forma, com certeza teremos muito mais adeptos ao linux.
Comentário enviado por
matthauss em 21/08/2006 - 11:28h:
SIMPLESMENTE DEMAIS!!
um manual completo para as pessoas que ainda temem em mudar para o linux!!!
depois de ler todo esse material, quem tinha receio perde na hora!!!
Comentário enviado por
mfgp1962 em 24/08/2006 - 15:19h:
mfgp1962:muito bom o trabalho do Jeff.Estou começando a entrar no mundo Linux e mais tarde provavelmente terei dúvidas que postarei aqui.Parabens muito bom
Comentário enviado por
gabrield em 26/08/2006 - 23:28h:
Esse artigo deu um "dead-lock" pra quem diz que linux não tem tanta funcionabiblidade quanto o (RU)Windows, quanto a n° de aplicativos como em segurança e estabilidade.
PARABÉNS PELO ARTIGO, UM DOS MELHORES ARTIGOS QUE JÁ VI!!!!!
Comentário enviado por
cleidimar em 02/09/2006 - 11:36h:
teste
Comentário enviado por
monalisa_elektra em 04/09/2006 - 08:28h:
SIMPLESMENTE PERFEITO....
muito bom esse artigo, vc só me deu mais incentivo para usar o linux...
gostei muito mesmo, e ainda li sobre varias ferramentas que utilizamos no servidor de nossa empresa e que eu sempre ficava na duvida sobre sua utilização, e que agora vou lotar vcs de perguntas qdo tiver duvidas no meu trabalho..
Valeu mesmo, vc está de parabéns!
Comentário enviado por
fabiobarby em 05/09/2006 - 23:29h:
AHUHAUHAHAU vou imprimir essa maravilha e colocar em tudo qto eh canto da faculdade, biblioteca, prefeitura, academia, barzinho da esquina!!! ja era!!!! eh novas!!!! fui! qé joga? compra um play!
Comentário enviado por
italofsa em 12/09/2006 - 20:20h:
parabens cara eu artigo ta show de bola!!!
Comentário enviado por
mestre_gaara em 23/09/2006 - 10:37h:
Concordo com os carinhas ai de cima pois o Linux or enquanto é dificil de serr invadido!.....
Aqueles que procuram aprender um novo sistema procurem achar a melhor distribuição para seu uso e dependendo da pessoa escolher o modo texto ou no modo de interface gráfica...
Espero que tbm no futuro as pessoas abortem o sistema linux para naum ter problemas no futuro!
Comentário enviado por
rychardi em 23/09/2006 - 22:54h:
Parabéns pelo artigo. Brilhantemente elaborado e indispensável.
:::... Viva o Linux ...:::
Comentário enviado por
tecnologa em 15/10/2006 - 19:17h:
Parabéns pelo seu trabalho o artigo ficou muito bom mesmo.
O que se pode dizer é que realemente Amamos a Liberdade.
/)_/)
(=':'=)
(")_(") Viva o Linux!!!
Comentário enviado por
Rafaelh4ck3r em 26/10/2006 - 17:47h:
Esse artigo demonstra claramente todas as vantagens de ser um usuário linux,chega de microsoft viva omundo livre
Comentário enviado por
ernanilos em 09/11/2006 - 23:28h:
Parabens, muito bem elaborado seu artigo.
ViVa o LiNuX
Comentário enviado por
Teixeira em 19/11/2006 - 18:09h:
Deixo bem claro que não entendo NADA de Linux, e é exatamente por isso que apreciei muito o artigo e os comentários que se seguiram.
Estamos ainda vivendo um tempo em que as pessoas ainda ficam intimidadas diante de novos desafios.
Foi a mesma coisa com os antigos computadores de 8 bits (Apple, TRS, Sinclair, etc.) e especialmente na era IBM-PC.
Naquela época estava-se migrando de um S.O. chamado CP/M que era uma espécie de Ms-DOS muito poderoso, porém um tanto complicado à primeira vista e não muito intuitivo.
O MS-DOS (assim como o PC-DOS) foi uma quase-cópia do tal CP/M, mantendo a maioria dos seus comandos, e tinha suas dificuldades tais como criar situações super embaraçosas se alguém esquecesse algum detalhe da sintaxe de algum comando.
Por exemplo, FORMAT C: simplesmente apagava o volume C: sem pedir nenhuma confirmação, ou seja, DETONAVA o HD do infeliz usuário (O HD era chamado de "Winchester").
Alguém se lembra do trabalho que dava para instalar o Windows 3.x?
Acho que somente a partir do Windows 9x a coisa ficou um pouco mais fácil para o leigo.
Mesmo assim, instalar um S.O. comercial como esses é fácil, mas fazer as afinações necessárias não é coisa para muitos...
Ocorre com o Linux o mesmo fenômeno.
Somente agora as distrôs estão mais amigáveis, e quem tem um hardware atualizado certamente não sofrerá para instalá-lo, embora quem tem máquinas mais antigas, certamente vai sofrer um bocado para fazer o pinguim funcionar.
Encontrei em lojas de departamentos, computadores que são vendidos com o Linux pré-instalado, e tudo funciona redondinho!
Mas há ainda um aspecto a ser considerado: As pessoas fazem cursos "de informática" inteiramente voltados para os produtos da MS. Dessa forma, a assim-chamada "inclusão digital" está erradamente atrelada a um só tipo de produto.
Quem usa o Word, por exemplo, simplesmente não sabe - e não quer aprender - a usar um outro editor de textos, por melhor que seja. Planilhas então, nem se fala, embora o padrão mundial tenha iniciado com um produto da Lotus, o famoso 1-2-3, hoje esquecido.
A comunidade Linux deve portanto (de uma forma ideal) concentrar-se na instalação deste S.O. em máquinas não-muito-atualizadas a serem usadas como desktop.
A solução simplista que se adota nos dias de hoje ainda é muito pobre: Para rodar editor de texto, planilha, gravar DVD e navegar na internet, "precisaremos" de suma super-máquina, simplesmente porque a distrô exige mais de 128Mb de memória? Ou porque suas imagens ISO têm mais de 500MB?
Por que não diminuir a exigência de memória, já que o Linux não vai realmente exigir tudo isso? Por que não retornar às distribuições modulares porém aumentando a amigabilidade?
A continuar como está, de nada servirá economizarmos em um software de código aberto, se nos rendermos às imposições incessantes da indústria da hardware.
Por que digo isto? Por que já em 1974, muitas das "novidades" tecnológicas de que desfrutamos hoje em dia, já funcionavam em máquinas com processadores de 8 bits e com míseros 16 a 48KB de memória RAM. (É isso mesmo!)
O que mudou, então? Somente a interface gráfica!!!
É por causa simplesmente dos recursos gráficos atualmente exigidos e impostos pela indústria que pagamos um preço muito alto para desfrutar de um computador em casa ou no escritório.
Mas este caminho já não tem volta.
O desafio tem mesmo é que ser enfrentado e vencido.
Parabéns!
Comentário enviado por
GilsonDeElt em 09/12/2006 - 21:18h:
Gostei muito do artigo "30 motivos para usar o Linux", pois ele dá uma visão do mundo Linux atual.
Realmente, o Linux atende tanto ao usuário leigo quanto ao profissional.
Artigos como este reforçam a principal base da GNU/Linux: SUA COMUNIDADE!
Para os radicais como o qualquerum vai um recado: SE VOCÊ ACHA O LINUX UMA MERDA, ENTÃO PROVE, DÊ EXEMPLOS. MAS, ANTES, FAÇA UMA PESQUISA SOBRE APLICATIVOS MULTIMÍDIA PARA LINUX, E DEPOIS DÊ SUA OPINIÃO.
Comentário enviado por
LucianoFR em 30/12/2006 - 16:09h:
-----------------------------------------------------------------------------------
Comentário enviado por mnoveli em 05/05/2005 - 18:31h:
Vou dar mais motivos aqui turma pq usar LINUX e não Ruindows.
* Linux é estável, não "congela" o seu computador.
* Seguro, não é infestado por virus como outros sistemas operacionais.
* Poderoso, voce executa tarefas que normalmente...
-----------------------------------------------------------------------------------
Desculpa meu rapaz, mais Linux congela tela sim, talvez não atualmente, mais quando eu usei o Mandriva Linux 2006 Powerpack eu conheci o "PIOR OS" de todos q ja tinha visto. A bagaça alem de dar muitos erros ela travava quando entrava na net...congelava tudo!
Claro, vendo que essa distro tem KDE 3.4.2 e kernel mais antigo, hoje o KDE mais atual ja num tem quase bug nenhum e estou usando o OPENSuse 10.2 e confirmo o q falam, o Suse realmente é o mais estavel de todos os Linuxes, NÃO TRAVA MESMO!
**********************
Pensando bem ... Linux!
**********************
Comentário enviado por
O Cientifico em 21/01/2007 - 18:57h:
Muito boa a explanação.
Linux realmente é muito bom.Além de ser um sistem completo (em quase todos os sentidos), é ótimos para servidores (Slackware, Red Hat).Tenho três distribuições no meu pc.
Artigo muito bom, vou indicar no meu blog.
Parabéns!
Comentário enviado por
lucas.allan em 28/01/2007 - 18:29h:
Excelente artigo ;]
Parabens
Comentário enviado por
shadowfox em 01/03/2007 - 13:59h:
Artigo Interessante... Contudo, é muito repetitivo como todas as outras na internet... Acho que devemos realmente ensinar coisas que não tem material na internet.... Gerar conhecimento e não ficar reproduzindo... É tão mais fácil colocar 5 links que falam isso tudo do que gastar tempo escrevendo...
Mas ficou bom este...
Comentário enviado por
willemarf em 04/03/2007 - 20:32h:
Otimo artigo.. so falta fala um programa da hora pra compilar c++ :/ que eu quero HEAOIHEAOHea
Comentário enviado por
d1060 em 04/03/2007 - 23:30h:
Eu so precisei de um motivo para usar Linux : NÃO É "Micro$ofre Ruindows".
E um recado pros caras que tao dando de pau no linux, caras ninguém eh obrigado a tomar o comprimido verde, mas se tem uma coisa de que nao abro mao e da minha liberdade e autonomia sobre meu pc... tem um jargao muito interesante que sigo a risca: SOU LIVRE POR NECESSIDADE, E LINUX POR OPÇÃO!
Quer saber se voce eh um desses caras que nunca nem tentaram usar o Linux de verdade e ficam queimado, - se voce nao tem a grana do Bill Gays (sem qrer ofender a galera GLS pelo 'Gays') pra montar uma super-hiper-maquina pra tentar rodar o Ruindows Vista - Te racha!
Comentário enviado por
d1060 em 04/03/2007 - 23:36h:
ah e ja ia esquecendo, meu irmao tu eh doido eh nunk vi o linux travar, acho que quem tava travado era tu num era nao?
Comentário enviado por
irismmaccabi em 14/03/2007 - 16:15h:
ola. sou nova no ramo e fiquei deslumbrada com o que ouvi acerca do linux. nao e um comentario mas uma questao. Das varias distribuicoes conhecidas qual e que oferece maior nivel de seguranca. e quais as ferramentas que a distribuicao possui para o efeito.
Iris
Comentário enviado por
thiago_s em 30/03/2007 - 16:58h:
Se todas as pessoas tivessem acesso a uns artigos desses concerteza o linux dominaria o mundo!
Comentário enviado por
cleverlinux em 11/04/2007 - 08:30h:
My God
se algem naum se convecer em usar o linux, nem aumenos pra testa eh um tanso
parabens ai pelo artigo
Comentário enviado por
mateus01 em 25/04/2007 - 10:51h:
parabens pelo artigo!!
Comentário enviado por
froesdigo em 25/04/2007 - 22:18h:
O linux sem comentario eo melhor sistema e pronto , use linux
Comentário enviado por
osvaldosbu em 17/05/2007 - 09:00h:
Eu achei muito legal o Blackbox. um estilo irado.
Comentário enviado por
alexandreromeu em 31/05/2007 - 18:50h:
Realmente um ótimo artigo, indicarei a leitura para todos que me dizem :
"ahh mas o linux ainda tem que evoluir muito pra chega no nivel do windows né... tem coisa que você nao consegue fazer no linux..."
e sempre que eu pergunto "o que por exemplo?" e eles começam a gaguejar hahah e dizem "tem msn no linux? tem jogo? tem photoshop?"
Parabén pelo artigo!!
Realmente abre os olhos de quem nunca se aventurou no GNU/Linux por ter "medo".
Comentário enviado por
skyx em 12/07/2007 - 10:23h:
Gostei muito do seu artigo, parabéns!
Após muitas tentativas sem sucesso de alguém me convencer a migrar definitivamente para o Linux...
Bem... o Windows tem programas como o Flash - Photoshop - Posso usar fórmulas PROCV no excel, escrever partituras facilmente etc...
Mas devo sobreviver sem isso até aprender a usar...
Ah! esqueci do poderoso Delphi... aplicações rápidas, quase prontas...
Abraço!
Comentário enviado por
diegospeed em 31/07/2007 - 23:21h:
Muito bom, parabéns pelo artigo!
Comentário enviado por
tony130666 em 03/08/2007 - 12:54h:
Say here!!!
Eu uma pessoa comum 41 anos (acreditem) nunca estudei em escola algo sobre computação... Trabalhei até em fazendas... Então acredito, que é algo assim. Muitos vão ver o que é o Linux... para mim o Linux veio ver quem era eu.
Saí pesquisando (é no google mesmo ) revistas tb... hoje sou administrador de redes em uma empresa que mistura cabeamento e sistema wireless, sistema de banco de dados, impressão, quotas etc... Advinha quem REINA aqui "The GNU/LINUX".... Não estou fazendo apologia ao sistema livre... O windows bem configurado trabalha muito bem... Mas, em um país que reina a piratarira, faz bem ao EGO estar fora da criminidade.... E saber é claro que com um pouco de esforço, podemos sim fazer o LINUX desempenhar o papel para que ele está sendo proposto.... É só ver o que ele já fez em tão pouco tempo em questão de Desktop... Paciência e sabedoria andam juntas...
Eu precisaria escrever um livro para dizer o que o LINUX já fez por mim, por que eu quis desistir logo no inicio. O difícil agora é sair dele (seria possível???) não, claro que não...
Abraços a todos, não desistam sem ao menos tentar, mas tentar mesmo..... {*_*}
Comentário enviado por
zastani em 22/08/2007 - 15:48h:
Excelente artigo... Parabéns!!!
Comentário enviado por
ul1sses em 31/08/2007 - 04:46h:
Me desculpe não estar tão empolgado como vocês, mas no momento o linux ainda não está preparado para competir "pau-a-pau" com outros sistemas (*cof* windows *cof*) no mercado de Desktops. Por que ? Falta de programas fundamentais que não possuem similares nativos linux.
No meu caso, só não migrei completamente para linux por falta de jogos bons e não quero perder perfomance usando "emuladores" que nem sempre rodam o que você quer.
Comentário enviado por
oyagawa em 03/09/2007 - 00:46h:
Ótimo artigo
nota 10
Comentário enviado por
galmeida07 em 12/09/2007 - 10:35h:
Muito bom artigo, parabéns. Abraços.
Comentário enviado por
kron_afns em 12/09/2007 - 22:40h:
Parabens pelo artigo Senhores pois é de muito boa qualidade e merece o nosso respeito, aproveito e parabenizo o usuario tony130666 pelo seu comentario e faço votos de que siga em frente sendo usuario de software livre para que um dia possamos nos ver livre da pirataria e da corrupção que são duas terriveis doenças que estão destruindo a nação brasileira!
Comentário enviado por
pardalz em 18/09/2007 - 21:29h:
Quero deixar claro que neste artigo tento demonstrar que o mundo Linux está bem diversificado e que do usuário mais leigo "que só quer se divertir" ao profissional "que necessita da máquina para trabalhar", pode se sentir tranqüilo, pois o Linux possui toda a estrutura para confortar o seu desejo de utilização deste magnífico sistema, que tem como seu símbolo uma criatura de sangue gelado "o pingüim", mais que agrega uma comunidade afetiva e pronta a ajudar um futuro amigo que está prestes a iniciar nesta fantástica caminhada de conhecimento tecnológico.
--
o final toco meu coração.. kkk perfeito man..
Comentário enviado por
Teixeira em 08/11/2007 - 11:08h:
Muito bom o seu artigo!
Claro, lógico, bem ilustrado, e não-partidarista.
Aprecio as comparações com os programas desenvolvidos para o "outro"
SO, porque a maioria de nós tem receio de "perder alguma coisa" na transição.
Por isso geralmente o usuário tem medo de mudar.
As explicações quanto aos procedimentos necessários estão perfeitas, fazendo com que o candidato_a_usuário_linux se sinta mais à vontade.
Parabéns!
Comentário enviado por
soros em 04/12/2007 - 14:32h:
Fantástico!! Parabens...
Comentário enviado por
robsonmaicon em 08/12/2007 - 16:12h:
okkkkkk
blzzzaaaa
Comentário enviado por
robsonmaicon em 08/12/2007 - 16:14h:
pessoal!!!!!
quero mudar meu SO para linux mas estou na dúvida, peço opiniões para amigos, o que acham? ???
Comentário enviado por
gars em 28/12/2007 - 10:11h:
Em desenvolvimento também podemos usar:
- PostgreSQL, o melhor SGBD-OR livre
- Eclipse, como framework para diversas linguagens
- Python, em diversos frameworks
- QtDesigner para quem desenvolve em C/C++...
... e por aí vai.
Comentário enviado por
jurmir em 23/01/2008 - 12:02h:
o Gnu/Linux deveria ser uma das maravilhas da humanidade.... sem mais comments
Comentário enviado por
azeitona em 16/02/2008 - 17:22h:
legal gostei muito show
Comentário enviado por
fabulozox em 19/02/2008 - 11:39h:
Muito bom artigo ! ! ! e Viva o Linux
Comentário enviado por
barkent em 04/03/2008 - 21:39h:
rapa. . .mtu interessante esse artigo . . .gostei mtu . . .
e temos q divulgar msm o Linux. . .chega de windows por ae . . vamos mostrar ao mundo como a internet e mtas otras coisas são melhores do q no window
Comentário enviado por
lopeston em 22/04/2008 - 20:20h:
Muito bom o artigo cara, parabéns !!
Comentário enviado por
eldon689 em 04/05/2008 - 05:46h:
É realmente o Linux tem muita variedde de programas para substituir o Ruindows, mas quanto ao Desenvolvimento eu não concordo com o uso do Kilix ser uma boa opção pq eu fiz alguns testes com ele e quando a Distro está com o Kernel superior a 2.4.X.X ele mostra instabilidade e causa muitos erros. descartando assim a possibilidade de ser usado em Distros mais recentes, fora isso está tudo de acordo.
Comentário enviado por
iago@kz em 06/05/2008 - 08:43h:
E muito bom artigo,o linux realmente e muito melhor do q o windows,hehehehe apesar de eu ter começado agora...
Mas eu acho q o linux e bem melhor para um servidor de grandes lojas...meu trabalhou com todos servidores de linux nas loja da cidade aqui....mas parabens kra ficou bem legal o artigo...rsrsrsrs t++ galera.
Comentário enviado por
k33p em 09/05/2008 - 07:11h:
Bem.. se quiser migrar problema seu..
Se não.. td bem
Linux = Servidor (OK) :D
Linux Desktop = ECA!ECA! (Não recomendo) hahaha
Usar Wine para rodar jogos? pra que fazer isso? se vc pode usar o Windows e rodar eles perfeitamente! acorda né..
Usar Linux virou moda! de uns tempos pra ká..
Rodar Linux em um 486 com 16mb/32mb? hahaha
É possível sim! entretanto ... terminal = puro / twm / fluxbox ( Não espere por um desempenho incrível.. ) "Rodar programas recentes? nem pensar.."
Recompilar o kernel seria uma boa atitude nesse caso..
Todo Criticam a Microsoft porem todos usam seus programas(Proprietário) e vem falar de liberdade e bla bla bla!
Segurança é relativa ! um usuário newbie! pode acabar com ela em segundos.. então.. é indiferente...
Realmente LICQ é fantástico pelo menos era...
AMSN é um clone muito bom. Pena ter ficado incrivelmente pesado!
Comentário enviado por
CORSARIO_REDFLAG em 21/05/2008 - 20:21h:
...Vale a opinião de um novo usuário "Linux"?
...O Mundo não respira na linguagem da política suja da globalização?
...Então, façamos valer a FORÇA DO USUÁRIO LINUX...
...Em nome do pogresso, em nome da liberdade de poder escolher, em nome da difusão da informação...Eu digo sim, eu voto no LINUX...
Comentário enviado por
loucos88 em 26/05/2008 - 10:12h:
Otimo artigo
Comentário enviado por
CORSARIO_REDFLAG em 26/05/2008 - 13:14h:
)))...MSG para os USUÁRIOS DO LINUX...EXCLUSIVAMENTE....A história ao longo dos séculos comprova: que jamais vai haver um império que seja eterno, não podemos ir contra a força da natureza. Como pode haver avanço, progresso com um pequeno grupo que tenta deter novos avanços, novas alternativas de tecnologia? Aqui no Brasil, segundo informes, ,muitas Estatais têm optado pelo uso do linux; A União Eurpéia tem demontrado muita insatisfação para com a Microsoft. Particularmente, nada tenho contra, apenas não concordo com a política exercida. Cavalheiros e Damas, o progresso é eterno e dinâmico e tudo aquilo que tenhamos obtido de conhecimentos, precisamos compartilhar. Não nos esqueçamos que todos "OS HOMEMS NOTÁVEIS" (cientistas, inventores e descobridores), que prestaram de alguma forma uma contribuição para com a humanidade, nada cobraram. Então sejamos justos...((((
Comentário enviado por
69611816 em 01/06/2008 - 14:00h:
Tenho o windows no meu pc, quero instalar o linux, como faço?
Comentário enviado por
CORSARIO_REDFLAG em 01/06/2008 - 19:33h:
Aí...Eu tb to aprendendo.
Faça como eu, inscreva-se no site:
http://www.linuxbrasil.org.br para se informar melhor, para obter um curso básico, pois irá precisar. Obtenha o Kurumin, particione teu HD em duas partes, caso queira ter instalado o Linux e Windows. E aí é vai aprendendo, não vai ter dificuldades. Espero ter ajudado!!
Comentário enviado por
Vitor Mangra em 22/07/2008 - 22:06h:
Honestamente...
Aquele que disser que e mais fácil digitar apt-get install a clicar no intalar.exe, é louco!
Eu até diria que a ÙNICA coisa que o Linux supera o Windows é a seguinte: o Linux é à prova de vírus.
Eu uso Windows Vista e Linux Ubuntu. As distros mais novas dos dois fabricantes, MS e Cannonical.
Tudo bem, o Linux é de graça... O Windows também é! Eu baixei esse ISO do Vista (e do Office 2007) no mininova.org. Sem gastar um só centavo. Está autenticado, ativado e faz todas as atualizações. Sei que é ilegal, mas quem liga pra legalidade? Aposto que mais da metade dos usuários de Linux fuma maconha! Portanto, não venham querer discutir legalidade. Eu acho muito menos pior baixar um ISO pirata a financiar o tráfico de drogas.
O Linux não é mais rápido. Eu estou com os dois SO recém instalados. E o Vista demora MUITO menos pra carregar e/ou pra rodar algum programa qualquer. Eu até concordo que em poucos meses meu Vista vai estar uma carroça, lento como só, mas isso tem uma resposta: o usuário "root" do Windows tá deixando ele ficar assim. Se você não instala nenhum lixo no seu PC, não tem a menor graça. E no Linux acontece a mesma coisa. Quanto mais lixo, mais lento. Quer você instale como root ou não.
Como muitos outros já mencionaram: Suporte! No Linux, a gente tem que fazer uma pesquisa que pode levar horas, até dias pra fazer uma bendita webcam funcionar. E eu, não consigo fazer a minha funcionar. No Windows, é plug & play. (Pode dizer que a culpa é da Creative - mas se os programadores em Linux, que tanto pregam o uso do Linux, não fizerem algo a respeito, o Linux nunca vai sair do "buraco". Se querem clientes, têm que dar bom suporte).
Os dois são muito bonitos. Eu uso o Gnome, como devem ter percebido. Mas vocês hão de convir que o Vista também é show!
Resumindo, eu penso o seguinte:
- Enquanto o Linux não desenvolver um sistema que seja igual ou semelhante ao double-click no .exe, não haverá sucesso;
- Enquanto os desenvolvedores do Linux não desenvolverem melhor suporte à tudo, não haverá sucesso;
- Enquanto as empresas que desenvolvem as distros não pressionarem com mais força (até usando o princípio da injustiça e do monopólio) os fabricantes de softwares (Adobe, Corel, Games e etc), não haverá sucesso.
Eu não seria louco de dizer que é fácil. Mas é possível. Eu sei que é preciso dinheiro para fazer tudo isso... A solução mais rápida pra levantar a grana? Vender o Linux bem baratinho. Tipo 10 contos. Eu compraria, com toda a certeza. E, com dinheiro, o financiamento de planos mais "mirabolantes" fica muito, mas muito mais fácil.
Eu sinceramente DUVIDO que haja alguém neste mundo que seja capaz de argumentar LOGICAMENTE quanto à este assunto.
Viva o GPL!!!
Comentário enviado por
jeanlandim em 25/07/2008 - 23:25h:
Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaassa!
Comentário enviado por
leandrojf em 03/08/2008 - 16:22h:
parabéns pelo artigo...tu mando muito bem mesmo...tenho uma duvida aqui...eu uso mandriva e instalo os programas por rpmi...o apt-get nao da certo aqui...eu tenho q fazer algo para funcionar aqui? obrigado e mais uma vez parabéns pelo artigo.
Comentário enviado por
alexandreromeu em 04/08/2008 - 09:05h:
Bom dia!
leandrojf:
O apt-get baixa os pacotes do repositório do Debian, já preparados para o Debian (ou distribuições derivadas do mesmo) com o final do nome ".deb".
Nos sites dos projetos, normalmente eles pode ser baixados já compilado para algumas distribuições, e deve ter pacotes já em "rpm", "deb" e outros formatos, além do código fonte (tar.gz ou tar.bz2 normalmente).
Portanto, é só baixar direto do site do projeto do programa o pacote em rpm ou então, baixar o código fonte e compilar.
Qualquer dúvida, estamos aqui.
Abraço!
Comentário enviado por
alexandreromeu em 04/08/2008 - 09:06h:
Desculpem os erros de português no post anterior (alguns plurais e outras coisas), rs
Comentário enviado por
jeffestanislau em 05/08/2008 - 13:40h:
Alexandreromeu,
Blz!!! O importante foi a intenção de ajudar.
Leandrojf,
Cara, você que tem ver se o source-list dele está apontando para o repositório correto dele, pois a mandriva/conectiva tem repositórios específicos que não são os mesmos usados pelo debian.
Veja se tem alguma documentação dentro do próprio sistema da mandriva.
[]´s
Comentário enviado por
lukeduke em 13/08/2008 - 12:43h:
vituzzo, eu nunca vi tanta besteira junta! Estude um pouco sobre linux antes de falar tanta asneira
=======================================
[vituzzo]O Windows também é! Eu baixei esse ISO do Vista (e do Office 2007) no mininova.org. Sem gastar um só centavo. Está autenticado, ativado e faz todas as atualizações. Sei que é ilegal, mas quem liga pra legalidade? Aposto que mais da metade dos usuários de Linux fuma maconha! Portanto, não venham querer discutir legalidade. Eu acho muito menos pior baixar um ISO pirata a financiar o tráfico de drogas.[vituzzo]
=======================================
Meu Deus! Eu não acredito que eu estou lendo issso. A sua falta de conhecimento em linux e a sua ignorância é algo inacreditável!
=======================================
[vituzzo]O Linux não é mais rápido. Eu estou com os dois SO recém instalados. E o Vista demora MUITO menos pra carregar e/ou pra rodar algum programa qualquer. Eu até concordo que em poucos meses meu Vista vai estar uma carroça, lento como só, mas isso tem uma resposta: o usuário "root" do Windows tá deixando ele ficar assim. Se você não instala nenhum lixo no seu PC, não tem a menor graça. E no Linux acontece a mesma coisa. Quanto mais lixo, mais lento. Quer você instale como root ou não.[vituzzo]
=======================================
Criança, existem dezenas de distros com caracteristicas diferentes, algumas mais leves e outras mais pesadas. Mesmo uma distro um pouco mais pesada é facilmente configurada pra consumir men